A programação do CCBB Educativo traz ao público uma série de ações explorando temáticas diversas, em novembro. A edição oferece aos pequenos muita experimentação, inventividade e ludismo no segmento Lugar de Criação, como sugerem os criativos nomes das atividades: Rede de Brasis, Pé de Valsa, Pescando Memórias e Mandalas de Lã. Há também opções para o público em geral, com contorno especial para conteúdos de interesse a educadores e estudantes. Destaque para o Laboratório de Crítica, com o artista, crítico de arte e curador independente Divino Sobral; curso Transversalidades, explorando a mostra de cinema “Assim Vivemos”, a partir dos conhecimentos da atriz e especialista em audiodescrição Graciela Pozzobon, e a vivência Múltiplo Ancestral, com performance poética, textos e canções do livro “Dona dos Ventos”, de Cristiane Sobral. Em comemoração ao Dia Nacional da Alfabetização, Maria Madalena Torres comandará Atividade Extra, levando o público a refletir sobre seu experimento de alfabetização de jovens, adultos e idosos, em Ceilândia, utilizando o cinema.
Confira a programação:
Lugar de criação
Dias 2 e 3 | 9 e 10 | 15, 16 e 17 | 23 e 24 | 30
Das 10h às 12h e das 15h às 17h
02 e 03/11- Como nasce uma obra de arte? Rede de Brasis
Costurado à exposição Vaivém, o Programa CCBB Educativo convida a pensar junto aos públicos as tessituras das diferentes identidades brasileiras, construindo uma rede coletiva que perpassa a identidade brasileira.
09 e 10/11 – Desde Pequeno: Pé de valsa
O CCBB Educativo convida a todos para uma grande dança coletiva. Será que os movimentos são dança? Como se registra um corpo dançante? Quais cores tem a dança interior? A ideia é, coletivamente, criar uma obra de arte feita a partir dos passos de dança que a música inspira nas pessoas, compondo uma linda melodia corporal.
15, 16 e 17/11 – Trocação de Histórias: Pescando Memórias
“Enredar” significa “colher na rede”. O que é uma rede de pescar? O que se colhe nela? Nesse final de semana, o CCBB os convida para enredar memórias alheias. Através da confecção de garrafas de memórias que serão jogadas ao “mar”, o público será convidado a pescar memórias de outros participantes, a fim de ressignificá-las para criar enredos.
23 e 24/11 – Eu Faço Meu Brinquedo: Mandalas de lã
Nessa atividade, a geometria vai se encontrar com as mais variadas cores em forma de novelos de lã. Serão confeccionadas mandalas “desenovelando” e enrolando o comprido dessas linhas macias para que elas criem formas vibrantes que irão enfeitar os lugares favoritos de cada um.
30/11 – Desde Pequeno: Pé de valsa
O CCBB Educativo convida a todos para uma grande dança coletiva. Será que os movimentos são dança? Como se registra um corpo dançante? Quais cores tem a dança interior? A ideia é, coletivamente, criar uma obra de arte feita a partir dos passos de dança que a música inspira nas pessoas, compondo uma linda melodia corporal.
Laboratório de Crítica, com Divino Sobral
07/11- das 17h às 21h
Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com
Sinopse desta edição: O laboratório será uma experiência destinada a pensar as relações da arte com a história e com a memória. A partir da análise direta de obras dos artistas brasileiros José Rufino, Dalton Paula, Paulo Bruscky e Talles Lopes, pretende a produção coletiva de textos críticos que investiguem diferentes procedimentos formais e nuances poéticas presentes em um ou mais artistas.
Atividade Extra – Dia Nacional da Alfabetização, com professora Maria Madalena Torres
14/11- às 19h
Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com
Sinopse: Reflexão sobre experiência de cinema na alfabetização de jovens, adultos e idosos na cidade de Ceilândia – DF, ocorrida a partir de pesquisas, ensaios e artigos, em destaque para o Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização com o título: “Luzes, Câmera Educação – O filme como intervenção pedagógica em sala de aula” (2002). Em seguida, o projeto Cine Popular – Conhecimento e audiovisual, que muito contribuiu para a elaboração da dissertação de mestrado “O cinema – a língua escrita da realidade – na alfabetização de jovens e adultos” (2005). E, finalmente, a publicação da obra “O cinema como linguagem na Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos trabalhadores” (2018).
Transversalidades, com Graciela Pozzobon (LIBRAS)
21/11- das 19h às 21h
Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com
Sinopse desta edição: Serão abordadas as técnicas da produção de recursos de acessibilidade comunicacional como a audiodescrição, a interpretação em LIBRAS e as Legendas LSE em eventos culturais, peças de teatro, exposições e grandes eventos e de que forma os usuários se beneficiam dessas técnicas. Serão exibidos vídeos de curta duração com exemplos de aplicação dos recursos de acessibilidade e opiniões dos usuários. Após os vídeos os participantes poderão fazer perguntas, formular colocações e relatar experiências.
Múltiplo Ancestral, com Cristiane Sobral
24/11, às 17h
Sinopse: Performance poética com textos e canções do livro Dona dos Ventos e outras poéticas de Cristiane Sobral. Com poesias e canções, este espetáculo pretende produzir afetos e atravessamentos estéticos no espectador com uma linguagem poética e personagens que desafiam ficções e apresentam outros modelos de subjetividades negras e femininas, mesclando crítica e suavidade. São tecidos cênicos recheados de expressividade, “radiância”, agudeza e entrega.
Visitas educativas agendadas
Ter, Qua, Qui, Sex
Duração: 1h30
Ter a sex: 9h30, 10h30, 14h, 14h30 e 15h30
Qua e qui: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 15h30 e 19h
E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com
No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.
Visitas mediadas
Ter, de 12h às 13h | 17h às 18h | 18h às 19h
Qua a sex, de 12h às 13h | 18h às 19h
Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h
Domingos e feriados, de 12h às 13h | 18h às 19h
Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.
O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.
Visitas ao acervo do Museu do Banco do Brasil ou à exposição “VAIVÉM”, em cartaz até 10/11.
Visitas mediadas em libras
Ter, às 18h, sex às 19h e sáb às 17h
Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.
O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.
Visita realizada em Libras com tradução em português ao acervo do Museu do Banco do Brasil ou à exposição “VAIVÉM”, em cartaz até 10/11.