Dialogando com as artes cênicas, o circo, o empreendedorismo, a formação social e a arte-educação, a trupe tem dado uma verdadeira aula de gestão cultural para quem também tem interesse de embarcar no ramo. Em 2017, um projeto das Desempregas circulou por cidades do DF e selecionou moradoras locais para participaram dos bastidores de uma ação artística. Essas moradores se transformaram em monitoras, recebendo por esse serviço e trabalhando em várias ações e desdobramentos da trupe. Olhando rapidamente, parece algo simples, mas quando colocamos uma lente de aumento sobre essa ideia, percebemos a magnitude de capacitar pessoas para que possam trabalhar diretamente com a arte, fugindo um pouco da regra de que arte não gera emprego.
Obviamente, trabalhar com arte e cultura exige criatividade e jogo de cintura para que boas ideias não morram numa única temporada. Somente em 2019, As Desempregadas já aplicaram oficinas artísticas por escolas do Plano Piloto, além de apresentarem seus números e esquetes para estudantes e público em geral. Até um sarau com o que de melhor rolou nas salas de ensaio com os novos aprendizes aconteceu. E não para por aí…
Os estudantes que têm contato com os projetos das Desempregadas, passam a vivenciar a arte do teatro e do circo e, pouco a pouco, expressam, também, seus talentos e particularidades. Essa troca e intercâmbio regional gera tudo o que todo grande ou pequeno produtor cultural tanto almeja: a formação de público e a formação de novos artistas.
A trupe segue sendo exemplo para o DF, promovendo, através do contato com a arte, a formação de estudantes que, quem sabe, um dia serão, também, seus colegas de profissão.SARAU – O PODEROSO CIRCO DAS DESEMPREGADAS13/04
Local – IFB São Sebastião14h às 17 – Entrada Franca
Add a comment