Gratuito

Oficinas e shows gratuitos agitam programação do Salão do Artesanato

O artesanato no Brasil é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de várias famílias e comunidades. Além disso, esse tipo de arte consegue dialogar com diferentes matérias primas, técnicas, estilos. Para aprender um pouco mais sobre essa identidade cultural do nosso país, o Salão do Artesanato oferece oficinas gratuitas com mestres artesões de vários Estados. Além disso, quem participar o evento pode conferir shows com artistas dos quatro cantos do país. As apresentações são gratuitas e acontecem a partir de dia 9 de maio. O evento acontece até o dia 12 de maio, no Pátio Brasil Shopping e tem entrada gratuita.

As oficinas acontecem de quarta a sábado, em três horários distintos: de 11h às 12h; de 15h às 16h e das 16h às 17h. Cada oficina comportará até 20 pessoas e não serão feitas inscrições prévias. A inscrição será no local, por ordem de chegada.

Um dos estados que será representando é Minas Gerais, através da arte de nas áreas de bordado do Douro Preto, grupo que produz peças desenhadas e bordadas à mão utilizando apenas fibras naturais. As tradicionais tapeçarias de Pernambuco não poderiam ficar de fora. A responsável por ministrar essa oficina é Maria José Lemos, que aprendeu a arte da tapeçaria ainda criança, fazendo e hoje, suas peças encontram em exposição perene na Associação das Tapeceiras de Lagoa do Carro, em Pernambuco.

O Distrito Federal também vai ser representando na programação por meio dos mosaicos, arte bem conhecida e presente em vários monumentos da cidade. A responsável por ministrar as aulas é Fátima Fernandes, membro do grupo Ciranda do Mosaico e responsável pela criação de diversos painéis coletivo, como a Biblioteca Demonstrativa de Brasília e a estação de Metrô da 202 Sul.

Para completar a programação, três grandes nomes do estado de Goiás vão estar presentes para demostrar trabalhos em fibra e biojoias:  Juão da Fibra, reconhecido como Mestre Artesão de Referência Cultural; a artesã Fatinha Bastos, que encontrou na palha de milho e nas fibras da bananeira a melhor expressão para sua arte e  a presidente da associação dos artesãos do Novo Gama, Tânia de Lima Sá, vai demostrar técnicas com folhas do cerrado, desidratação de folhas para a fabricação de produtos como bolsas e vasos para decoração.

Shows e apresentações de dança – O Salão do Artesanato promoverá apresentações diárias do espetáculo Nosso Brasil, do Grupo de Dança Nova Bréscia, do Rio Grande do Sul. Sempre em dois horários, às 13h e às 18h, o público poderá conferir um balé formado por 75 bailarinos de diversas idades que tem em um seu repertório inclui samba, samba de gafieira, sertanejo, xaxado, gaúcho, candomblé, coco, maracatu, dentre outras danças.

A partir de quinta (9), a programação conta com um show sempre às 19h. Dentre os artistas convidados, Roberto Corrêa, um mestre da viola caipira no Brasil, o pesquisador e também violeiro Cacai Nunes, o sanfoneiro forrozeiro Felippe Rodrigues e a Orquestra Alada Trovão da Mata, com sua mistura de maracatu e samba pisado. Um grande mosaico do Brasil, através da arte do artesão brasileiro e de alguns de seus artistas mais originais.

Confira a programação completa

Oficinas

08 de maio  (quarta- feira)

11h às 12h – Biojoias (brinco), com Juão da Fibra

15h às 16h – Flores de Palha de Milho, com Fatinha Bastos

16h às 17h – Colar de malha, com Tânia Lima

09 de maio (quinta-feira)

11h às 12h – Porta-joias de material reciclado, com Tânia Lima

15h às 16h – Tapeçaria de Lagoa do Carro/PE, com Maria José Lemos

16h às 17h – Tapeçarias do Carmo, com Bordados de Minas – DOuroPreto

10 de maio (sexta-feira)

11h às 12h – Biojoias (colar), com Juão da Fibra

15h às 16h – Anjos de Palha de Milho, com Fatinha Bastos

16h às 17h – Tapeçarias do Carmo, com Bordados de Minas – DOuroPreto

17h às 19h – Mosaico, com Fátima Fernandes

11 de maio (sábado)

11h às 12h – Tapeçaria de Lago do Carro/PE, com Maria de Fátima

15h às 16h – Colar de malha, com Tânia Lima

16h às 17h – Tapeçarias do Carmo, com Bordados de Minas – DOuroPreto

17h às 19h – Mosaico, com Fátima Fernandes

Shows

De 8 A 12 de maio – às 13h e às 18h

Grupo de Dança Nova Bréscia

09 de maio (quinta-feira) – 19h

Felippe Rodrigues

10 de maio (sextafeira) – 19h

Roberto Corrêa

11 de maio (sábado) – 19h

Cacai Nunes

12 de maio (domingo) – 19h

Orquestra Alada Trovão da Mata

Serviço
Salão do Artesanato 2019
Raízes Brasileiras – Conheça o Brasil feito à mão
Quando? De 8 a 12 de maio, das 10h às 22h
Onde? Térreo do Pátio Brasil Shopping
Quanto? Entrada Franca

Related posts
CausasCinemaGratuito

Documentário sobre movimento LGBTQIA+ na ditadura estreia no Cine Brasília

GratuitoShopping

Pier 21 abre temporada de Natal no domingo (13). Confira a programação

Gratuito

Em Brasília, Sesc promove oficina literária entre 7 e 10 de novembro

Gratuito

Em novembro, CCBB Educativo promove visitas mediadas para bebês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *