Kids

Alimentação saudável ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança

O incentivo a bons hábitos alimentares desde a infância reflete diretamente em uma vida saudável. Além da família, a escola também desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nutrição adequada....

O incentivo a bons hábitos alimentares desde a infância reflete diretamente em uma vida saudável. Além da família, a escola também desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nutrição adequada. No entanto, cerca de 65% do que é consumido em cantinas escolares possui baixo valor nutricional, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Nutrebem.

Os dados revelam que há uma forte relação entre a quantidade de produtos nutritivos disponibilizados e consumidos em uma escola. Ou seja, a ingestão de comidas saudáveis é maior onde há mais oferta deles. Nesse sentido, a rede pública de ensino conta com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnea), que proporciona o consumo de alimentos saudáveis no contexto de aprendizagem.

Programas com foco na alimentação escolar surgem para conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de desenvolver uma nutrição adequada durante a infância. Por isso, também colégios particulares desenvolvem ações no intuito de colaborar na criação de novos hábitos, é o caso do Healthy Food, focado em incentivar os estudantes a comerem mais frutas no dia a dia.

O projeto consiste em proporcionar hábitos saudáveis, de modo que em um dia da semana, o aluno específico deverá trazer a fruta preferida para ser compartilhada com os colegas. Além do alimento, o estudante deverá levar uma pesquisa sobre os nutrientes, receitas saudáveis e sucos da fruta.

Karoline Cardeal, gerente de projetos do Colégio Objetivo DF, explica que a alimentação saudável é parte da metodologia de aprendizagem escolar. “Nesse processo, a escola proporciona um conjunto de meios e oportunidades para um crescimento saudável em todos os aspectos”.

Aliadas ao processo educacional, proporcionar tais transformação na nutrição infantil são determinantes para o aprendizado, além de mostrar a importância de estabelecer hábitos positivos.

Benefícios da boa alimentação

Uma nutrição adequada fornece energia, bem-estar, contribui para um bom desenvolvimento físico e, principalmente, colabora no desenvolvimento da capacidade cognitiva das crianças, afetando diretamente no processo de aprendizagem em sala de aula.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de cinco porções de frutas, hortaliças e legumes. Adotar o cardápio balanceado desde cedo garante um melhor funcionamento do organismo, melhora a disposição e, inclusive, diminui o risco de morte precoce.

“A infância é o período muito importante na formação do indivíduo. É quando ele constrói os principais instrumentos interiores de que se servirá por toda vida. Não seria diferente com a alimentação, além de fornecer os nutrientes para o crescimento e o desenvolvimento das crianças, a alimentação adequada previne doenças”, finalizou a gerente de projetos do Colégio Objetivo DF.

Mais Notícias
Kids

Nesta quinta: Últimas sessões de "O Amigo Imaginário" em Ceilândia

Kids

Espaço Cultural Renato Russo abre cursos gratuitos para crianças

Kids

Show de Palhágica tem mais sessões no Teatro Brasília Shopping

Kids

"O Violinista Mosca Morta" circulará por escolas do campo do DF

Deixe um comentário