Projeto oferece oficinas artísticas gratuitas ao público. Nelas, a arte da capoeira, do samba de roda e do circo serão apresentadas por Mestre Olavo, Julia Henning e Maíra Moraes. As inscrições serão por meio de formulário on-line.
“Corpo Reza: O Circo na Encruzilhada” prevê a montagem e apresentação do primeiro espetáculo solo cênico-circense de Bruna Luiza, artista que vem se consolidando nos últimos anos como agente cultural independente na cena artística do Distrito Federal.
Recentemente, ela esteve no bem-sucedido projeto “Quem Canta Um Ponto Inventa Um Conto”, curta metragem gravado no DF que utiliza a linguagem do circo e do teatro popular, auxiliando a propagar histórias inspiradas na ancestralidade do povo brasileiro.
Co-Criadora da Cia Rosarianas, Bruna Luiza é mulher, mãe e cidadã periférica que teve inúmeras dificuldades para se fazer artista. Atualmente, tem sentido a necessidade de dar mais um passo em sua trajetória, conquistando novos espaços e novos palcos, seja no teatro, na rua ou na estrada. Essa força da artista reafirma seu espaço e identidade enquanto criadora solo. A ideia do projeto é seguir misturando as linguagens que formam a artista: o Circo, o Teatro de Terreiro e as brincadeiras populares.
O espetáculo que está sendo desenvolvido pela equipe propõe uma junção das linguagens do Teatro de Terreiro e Teatro de Bonecos com o Circo, na abertura de uma roda de brincadeira e encantaria em forma de obra feita para a rua. E assim o público poderá conhecer o espetáculo cênico-circense que será apresentado em 10 sessões distribuídas em cinco cidades do DF. Naturalmente, a equipe está em processo de construção cênica e agendamento dos locais onde será apresentado, visto que as mudanças climáticas do Brasil estão sendo percebidas pela produção, que quer proporcionar ao público um espaço de segurança, acolhimento e diversão no ato das apresentações.
Além do espetáculo, que terá sua agenda divulgada em breve, o projeto prevê também a realização de quatro oficinas cênicas em quatro RA’s do DF com diferentes nomes das artes, como Mestre Olavo, Julia Henning, Maira Moraes, Israel Augusto, Bruna Luiza e Daniel Lacourt, pesquisador, construtor e artista que também assina a direção artística do espetáculo. Todas as ações do Projeto serão gratuitas e realizadas em sete espaços culturais independentes. A ação conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
“Muitas vezes, a cultura popular e o circo são marginalizados dentro do contexto cultural – que já é um segmento marginalizado dentro do contexto político do país. Então fomentar esse projeto é criar brechas para que a cultura popular resista e siga existindo, se reinventando, se propagando e multiplicando. É uma possibilidade de encantar nossa cidade, transformando-a num lugar que cultiva sonhos, culturas, tradições e brincadeiras, mas que, sobretudo, cuida e ampara quem sonha, quem faz cultura, quem mantém as tradições e as brincadeiras vivas”, comenta Bruna Luiza.
CONFIRA AS OFICINAS DE SETEMBRO
OFICINA 1 – Capoeira Angola e Samba de Roda com Mestre Olavo
Dia: 01/09/2024 | Carga Horária: 06h | Horário: 15h às 21h | Local: Circo Inventado – Vila Cobra Coral 813 Sul – Asa Sul | Inscrição: Formulário na bio do instagram @ciarosarianas
OFICINA 2 – Experimentando Dramaturgia do Circo com Julia Henning e Maíra Moraes
Dia: 28 e 29/09/2024 | Carga Horária: 8h | Horário: 08:30 às 12:30h | Local: Casa da Árvore – 813 Sul – Asa Sul | Inscrição: https://forms.gle/tV4z9mc4NY9zZ5po8