Última semana da exposição para crianças “De ver cidade”

A obra reinventa os espaços da cidade em caixas lúdicas e móveis, formando uma espécie de maquete criada gigante que pode ser manipulada pelas crianças. Por meio de uma topografia sensível, a obra abre espaço para o protagonismo da criança na composição de narrativas com a cidade de Brasília. Nessa interação artística, as crianças poderão vivenciar experiências sobre as escalas da cidade patrimônio. A abertura será no mês do aniversário de Brasília e durante duas semanas contará com uma programação diversificada com trocas de saberes, mediações para escolas e atividades artísticas. A ação artística-educativa é realizada pelo Coletivo ENTREVAZIOS e conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e parceria do Espaço Cultural Renato Russo.

Em duas semanas de exposição gratuita, o público espontâneo e crianças de escolas públicas puderam (e podem ainda) participar das atividades educativas e artísticas.

Para a criação do conceito de DE VER CIDADE – Brasília numa caixa de brincar foram pesquisadas referências estéticas das escalas da cidade patrimônio: monumental, gregária, residencial e bucólica.

Tomando as relações das escalas como ponto de partida do projeto, o Coletivo ENTREVAZIOS criou essa obra que potencializa as relações entre o corpo-criança e a cidade, a partir de dispositivos lúdicos e interativos. Nessa interação com a obra, a criança poderá criar e explorar novas formas de
reinventar os territórios da cidade, criando a partir da brincadeira novas relações com a cidade. A obra ocupará a Praça Central do Espaço Cultural Renato Russo, diminuindo as fronteiras entre a arte e o público, oportunizando ao transeunte novas possibilidades de fruir a arte.

O Coletivo ENTREVAZIOS é um grupo de multi-artistas sediado em Brasília. Atrizes, atores, performers, artistas plásticxs, maquiadores cenógrafxs, engenheiro e produtoras contribuem com seus trabalhos, ocupando as fronteiras entre as artes cênicas e visuais, com artistagens e intervenções que colocam o corpo em diálogo e co-criação com as poéticas da cidade. Atualmente, o grupo é formado por Luênia Guedes, Roberto Dagô, Maysa Carvalho, Gabriel Tomé e Thay Limeira.

Assista ao vídeo do projeto:
https://youtu.be/WaUIR6oD_V4

DE VER CIDADE – Brasília, numa caixa de brincar
A obra permanecerá aberta ao público de 28/04 a 12/05 na Praça Central do Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul. Entrada Franca.

Terça a sábado (10h às 20h) e domingo (10h às 19h)

Além da visitação pública, há também a programação de atividades específicas. Confira a agenda da última semana:  

Domingo, 05/05

15h às 17h – Troca de Saberes: Construindo territórios de troca entre adultos e crianças. Mediado por Luciana Hartmann (UnB)

Quarta, 08/05
15h às 17h – Troca de Saberes: Transdisciplinaridade na arte com Sônia Paiva – Laboratório Transdisciplinar de cenografia – UnB

Sábado, 11/05
10h às 12h – Fruindo a obra com Coletivo ENTREVAZIOS – (agendamento antecipado)
15h às 17h – Desmontagem criativa da obra (agendamento antecipado)

Add a comment

Deixe um comentário