Kids

Última semana da exposição para crianças “De ver cidade”

A obra reinventa os espaços da cidade em caixas lúdicas e móveis, formando uma espécie de maquete criada gigante que pode ser manipulada pelas crianças. Por meio de uma topografia sensível, a obra abre espaço para o protagonismo da criança na composição de narrativas com a cidade de Brasília. Nessa interação artística, as crianças poderão vivenciar experiências sobre as escalas da cidade patrimônio. A abertura será no mês do aniversário de Brasília e durante duas semanas contará com uma programação diversificada com trocas de saberes, mediações para escolas e atividades artísticas. A ação artística-educativa é realizada pelo Coletivo ENTREVAZIOS e conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e parceria do Espaço Cultural Renato Russo.

Em duas semanas de exposição gratuita, o público espontâneo e crianças de escolas públicas puderam (e podem ainda) participar das atividades educativas e artísticas.

Para a criação do conceito de DE VER CIDADE – Brasília numa caixa de brincar foram pesquisadas referências estéticas das escalas da cidade patrimônio: monumental, gregária, residencial e bucólica.

Tomando as relações das escalas como ponto de partida do projeto, o Coletivo ENTREVAZIOS criou essa obra que potencializa as relações entre o corpo-criança e a cidade, a partir de dispositivos lúdicos e interativos. Nessa interação com a obra, a criança poderá criar e explorar novas formas de
reinventar os territórios da cidade, criando a partir da brincadeira novas relações com a cidade. A obra ocupará a Praça Central do Espaço Cultural Renato Russo, diminuindo as fronteiras entre a arte e o público, oportunizando ao transeunte novas possibilidades de fruir a arte.

O Coletivo ENTREVAZIOS é um grupo de multi-artistas sediado em Brasília. Atrizes, atores, performers, artistas plásticxs, maquiadores cenógrafxs, engenheiro e produtoras contribuem com seus trabalhos, ocupando as fronteiras entre as artes cênicas e visuais, com artistagens e intervenções que colocam o corpo em diálogo e co-criação com as poéticas da cidade. Atualmente, o grupo é formado por Luênia Guedes, Roberto Dagô, Maysa Carvalho, Gabriel Tomé e Thay Limeira.

Assista ao vídeo do projeto:
https://youtu.be/WaUIR6oD_V4

DE VER CIDADE – Brasília, numa caixa de brincar
A obra permanecerá aberta ao público de 28/04 a 12/05 na Praça Central do Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul. Entrada Franca.

Terça a sábado (10h às 20h) e domingo (10h às 19h)

Além da visitação pública, há também a programação de atividades específicas. Confira a agenda da última semana:  

Domingo, 05/05

15h às 17h – Troca de Saberes: Construindo territórios de troca entre adultos e crianças. Mediado por Luciana Hartmann (UnB)

Quarta, 08/05
15h às 17h – Troca de Saberes: Transdisciplinaridade na arte com Sônia Paiva – Laboratório Transdisciplinar de cenografia – UnB

Sábado, 11/05
10h às 12h – Fruindo a obra com Coletivo ENTREVAZIOS – (agendamento antecipado)
15h às 17h – Desmontagem criativa da obra (agendamento antecipado)

Related posts
Kids

Palhágico Chochou anima o Hora Animada no Boulevard Shopping em setembro

Kids

Brasil Center Shopping oferece programação gratuita para crianças

Kids

Boulevard Shopping promove mais uma edição do CineMaterna

EspecialKids

CCBB Educativo oferece atividades especiais para as férias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *