Teatro

Teatro de graça para estudantes do Campo com a Cia. Burlesca

Serão realizadas ainda pelo grupo oficinas de Jogos Teatrais como ferramenta pedagógica para os educadores em cada escola.

Entre agosto e setembro, a Cia Burlesca levará gratuitamente quatro espetáculos para quatro escolas rurais diferentes de Planaltina, Paranoá, Brazlândia e Ceilândia, contemplando estudantes de todas as idades, desde o ensino infantil até o ensino de jovens e adultos. Serão realizadas ainda pelo grupo oficinas de Jogos Teatrais como ferramenta pedagógica para os educadores em cada escola.

O repertório formado pelos espetáculos “Bendita Dica”, “O Violinista Mosca Morta”, “O Longe” e “A Legítima História Verdadeira” transita por diversos temas e linguagens. É um recorte da produção do grupo que desde 2008 vem atuando pela popularização do teatro,  transformando todo chão que pisa em palco, seja na rua, na praça ou no pátio das escolas. 

“Bendita Dica” traz bonecos de luva, técnica do bunraku, músicas autorais e narrativas para contar uma história biográfica. Em “O Violinista Mosca Morta” palhaçada com teatro físico e música é garantia de boas risadas. “O Longe” lança mão de projeções e atuação épica para adaptar um conto. E o mais novo espetáculo do grupo, “A Legítima História Verdadeira”, experimenta o teatro documental, com músicas compostas pelo próprio elenco e texto baseado em relatos reais.

A Cia Burlesca sempre tem atuado junto aos povos do campo e os caminhos entre estes e os integrantes do grupo, que vivem em área urbana, faz crescer cada vez mais nosso desejo de dialogar e aprender sobre como contribuir para a construção de sociedade mais saudável, harmônica e justa. O grupo atua de acordo com uma de suas principais missões:  contribuir com a democratização do acesso à cultura por meio de políticas públicas responsáveis e eficientes. Vale destacar também que a proposta representa uma valiosa troca de conhecimento entre moradores do campo e da cidade que pode proporcionar a construção de um olhar mais amplo e humano sobre si e sobre o mundo.

O caminho traçado nos intensos anos de trabalho revelou na prática que o teatro, quando conectado com a realidade e a diversidade, passa a ser um fio condutor de uma outra narrativa, que tem como protagonista o desejo de um mundo melhor para todos.

TRAJETÓRIA LEVADA A SÉRIO

Com 14 anos de trabalho no DF a Cia Burlesca já realizou 20 projetos, entre montagens, circulações, ocupações e temporadas, executados tanto com recursos do Fundo de Apoio à Cultura como de forma independente, somando 09 espetáculos, mais de 18 contações de histórias, 65 oficinas de teatro e tantas outras atividades culturais realizadas em praticamente todas as regiões administrativas do DF e outras unidades federativas.

PARA CADA GRUPO DE DISPAROS SERÁ UM DEPOIMENTO DIFERENTE

“Esse projeto reaproxima atores e espectadores, o que move a Burlesca como um todo. Foram longos 2 anos sem poder ter esse contato e troca com o público, e vemos o quão foi difícil pra educação e cultura essa distância”, comenta Pedro Henrick, integrante da Cia.

CONFIRA O CRONOGRAMA DA PRIMEIRA SEMANA DO PROJETO:

SEMEADURA BURLESCA  •semear arte para colher luta•

CED INCRA 9 – CEILÂNDIA

Dia 15 de agosto (Segunda)

17h – Espetáculo “O Violinista Mosca Morta” – (6º ao 9º ano)

O espetáculo traz à cena o palhaço Seu Cocó, um músico excêntrico que apresentará seu primeiro concerto solo de violino com um repertório preparado especialmente para o público infantil, porém uma mosca inconveniente aparece no palco para atrapalhar o andamento do recital.

19h30 – Espetáculo “O Longe” – (EJA)

“O Longe” parte do conto “Safári Definitivo” de Nadine Gordimer, escritora sul-africana. Nele a parte sobrevivente de uma família moçambicana tem sua fuga para um campo de refugiados narrada pela perspectiva de uma menina. Somando-se a isso o nosso olhar criativo sobre os muitos refúgios a que estamos sujeitos. A história é contada a partir de múltiplas linguagens e de forma não linear sendo o espectador responsável por sua leitura.

Mais Notícias
Teatro

Comédia dramática "O Pássaro da Noite" chega ao Espaço Renato Russo

Teatro

Com Nizo Neto, comédia dramática "Nunca Desista de Seus Sonhos" chega a Brasília

ShoppingTeatro

Boulevard Shopping anuncia teatro infantil gratuito com Alice no País das Maravilhas e mais

Teatro

Espetáculo infantojuvenil "Azul" chega ao CCBB Brasília em setembro