Teatro

Tríade Brinquedo convida estudantes de artes para projeto artístico

Reunindo teatro, arte-educação e artes gráficas em ações que atendem estudantes da rede pública do Ensino Fundamental 1 (crianças de 6 a 10 anos de idade) e de Licenciatura em Artes, o projeto “Expedição Brinquedo de Ler” conta com apresentações mediadas do espetáculo autoral da Tríade Brinquedo, “Brasília, Brinquedo de Ler”, além de rodas de conversas sobre as investigações contínuas do coletivo sobre a relação entre artes, infâncias e cidadania, oficinas e vivências. Ao final, os registros gráficos, fotográficos e audiovisuais irão originar uma publicação literária e um documentário em curta-metragem. Todas as ações serão realizadas ainda em 2022.

O MAPA DA EXPEDIÇÃO

Utilizando a poética da expedição, que vai da preparação até a imersão em uma aventura, três trilhas contemplarão o público convidado:

Trilha da Experienciação – Nesta fase será realizado o Seminário Criança-Corpo-Cidade, que convida os participantes às reflexões sobre dramaturgias e estéticas para infâncias a partir da obra “Brasília, Brinquedo de Ler” em oficina e rodas de conversa mediadas pela Tríade Brinquedo. O seminário terá carga horária de 8 horas, divididas em 2 encontros de 4 horas. O encontro acontecerá no IDA – Instituto de Artes da UnB, e será dedicado ao público de estudantes de licenciatura em artes da universidade.

A oficina “Brinquedos de Ler a Cidade” será ministrada para 30 pessoas inscritas, com duração de 4 horas e abrirá o Seminário Criança-Corpo-Cidade, que também contará com a apresentação do espetáculo “Brasília, Brinquedo de Ler”, da Tríade Brinquedo, em sua programação. A partir do seminário, o projeto, que é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, irá selecionar quatro estudantes para monitoria remunerada durante as demais etapas de inserção nas escolas. Essa é uma ação de caráter profissionalizante, que parte do desejo de proporcionar aos estudantes de licenciatura uma experiência prática em arte-educação e uma introdução à cadeia produtiva da cultura do DF.

Trilha da Fruição – A fruição aqui refere-se ao ato de desfrutar, de ter prazer de uma apreciação significativa sobre as artes em suas multilinguagens. É aqui que se dá uma investigação, já desdobrada pela Tríade Brinquedo, sobre as estratégias de encantamento do público, sempre convidado a confiar (fiar juntos) nas poéticas estruturantes da Expedição. Nesta etapa o projeto contará com apresentações mediadas do espetáculo autoral da Tríade, “Brasília, Brinquedo de Ler”, que traz em sua dramaturgia um jogo de imaginações sobre a criação de uma cidade, inspirada pela relação entre Lúcio Costa, urbanista que projetou Brasília, e sua esposa, Julieta Guimarães.

Será realizada, ainda, uma apresentação destinada ao público de estudantes de Licenciatura em Artes da Universidade de Brasília e pessoas convidadas, que acontecerá entre rodas de conversa que compõem o Seminário “Criança-Corpo-Cidade”.

As outras apresentações acontecerão em escolas públicas que atendem o Ensino Fundamental 1 das regiões administrativas do Guará e de Taguatinga.

Por fim, a Trilha da Materialização – Este caminho indica as materialidades produzidas durante toda a expedição. Tudo que se pode registrar, guardar e tocar, enquanto matéria, se dá neste espaço. Nesta fase haverá a criação de um produto audiovisual em curta metragem, bem como mapas afetivos, obras criadas coletivamente com as crianças durante as oficinas e imersões nas escolas. Esses mapas serão uma expressão em artes gráficas dos olhares dos estudantes sobre as escolas que moram na escola: uma síntese imagética lúdica da pluralidade dos afetos das crianças sobre esses territórios públicos de educação.

OS GUIAS DA TRILHA

O projeto “Expedição Brinquedo de Ler” é desenvolvido pela Tríade Brinquedo, uma parceria entre as artistas Ana Flávia Garcia, Elisa Carneiro e Gabriel Guirá, que criaram o coletivo a partir do encontro de suas investigações e interseções em diferentes linguagens, pelas quais compartilham desde 2016.

Ana Flávia Garcia é artista cênica, jogadora-criadora-criatura em palhaçaria, atuação, direção, encenação, dramaturgia e produção. Ativista de longa data em arte-educação, formada em Licenciatura em Artes Cênicas pela UnB, é pesquisadora e desenvolvedora de projetos, ações, mediações e metodologias na tríade arte/política/filosofia com olhos muito atentos às complexidades sociais para compor ações multilinguagem.

Elisa Carneiro é atriz e palhaça natural de Brasília, formada em Bacharelado em Artes Cênicas pela UnB. É uma pesquisadora inquieta, apaixonada e incansável das linguagens e possibilidades da comicidade, buscando desvendar os caminhos da fisicalidade para causar o riso e tocar o coração das pessoas. É uma fera da mímica corporal dramática e suas derivações. Uma das tantas características potentes de seu trabalho é a multiplicidade e versatilidade, transitando entre diversos coletivos e mergulhando em diferentes linguagens, sendo o humor o grande fio condutor dessa trajetória.

Gabriel Guirá é artista gráfico, cênico e literário de Sobradinho, Distrito Federal. Seu trabalho autoral é comumente movido pelas poéticas dos sonhos, memórias e infâncias. De suas criações, destaca-se, pela Tríade Brinquedo, o espetáculo “Brasília, Brinquedo de Ler”, com dramaturgia de sua autoria; obra estreada em 2018 por meio de uma ocupação do Centro Cultural Três Poderes, e selecionada para eventos e publicações, como o Catálogo Dramática Iberoamericana para Infância e Juventude, da Argentina, o 1º Festival de Teatro e Arte-Educação do DF e o 20º Assitej World Congress, em Tokyo.

Trilha 1 – SEMINÁRIO CRIANÇA-CORPO-CIDADE

26 de agosto, sexta, das 8h às 12h, na sala B1-16

27 de agosto, sábado, das 14h às 18h, sala BSS 59

No IDA – Instituto de Artes da Universidade de Brasília/ Link para Inscrição: https://linktr.ee/triadebrinquedo

FICHA TÉCNICA

Coordenadora artístico-pedagógica, atriz e arte-educadora: Ana Flavia Garcia/ Atriz e arte-educadora: Elisa Carneiro/ Diretor, dramaturgo, artista gráfico, gestor de mídias e arte-educador: Gabriel Guirá/ Produtora: Ana Paula Martins/ Gestor: Pedro Caroca/ Fotógrafa e cinegrafista: Nath Britto/ Assessor de imprensa: Josuel Junior/ Trilha sonora: Satanique Sambra Trio/ Operador de som: Fernando Franq/ Artistas convidados: Anna Menezes, Guilherme Bitencourt e José Regino

Related posts
Teatro

Espetáculo "A Bela e a Fera – On Ice" faz estreia nacional em Brasília

Teatro

Artigos raros do acervo de Dulcina de Moraes começam a ser revelados

Teatro

Brasília recebe musical A Pequena Sereia In Concert

Teatro

Teatro de graça para estudantes do Campo com a Cia. Burlesca