EspecialTeatro

Projeto Performer Lab dialoga com as redes sociais

rojeto Performer Lab, que une teatro, performance, fotografia e audiovisual. No dia 14 de novembro, três novos vídeos serão disponibilizados para o público.

Visagem” é o novo trabalho de Gustavo Araújo e faz parte do projeto Performer Lab, que une teatro, performance, fotografia e audiovisual. No dia 14 de novembro, três novos vídeos serão disponibilizados para o público.

Na próxima etapa do Projeto “Performer Lab”, a proposta da direção trabalha com as memórias e os rastros que certas coisas deixam como marca de sua presença. O rastro contém em si as noções cicatrizes de filiação, de aliança, de poder da palavra e da necessidade de narração. Através de vídeos curtos, o público poderá conhecer o processo de preparação de um ator para a cena e versões cênicas feitas para o palco de um teatro e, também, para ambiente externo.

Nesta fase da ação, três vídeos serão disponibilizados ao púbico: Rastros, memórias e processo criativo, A Moça Caetana – A Morte Sertaneja e A Morte – O Sol do Terrível. Além disso, o público poderá conferir fotosperformances que complementam o projeto no instagram @performerlab. É nas redes sociais que são revelados os bastidores do processo de construção cênica, além de provocações artísticas por meio de imagens e vídeos.

A provocação presente no trabalho foi no sentido de revisitar a memória corporal e as lembranças do espetáculo “Presépio de Hilaridades Humanas”, que completa, neste ano, 20 anos de estreia.

“Presépio de Hilaridades Humanas” nasceu 2001 na Universidade de Brasília, fruto da disciplina de Introdução à Direção do curso de Artes Cênicas. O texto é uma adaptação do último ato da peça “A Pena e a Lei” e mais 5 sonetos, todos do Ariano Suassuna. A montagem foi concebida pelas diretoras Bárbara Tavares e Caísa Tibúrcio, com texto de Marcus Vinícius e trilha sonora de Daniel Santiago. A adaptação narra a saga de sete personagens típicos de Suassuna que se descobrem mortos diante do julgamento de Deus e da Morte.

A PROPOSTA

“Performer Lab” é um laboratório de experimentos cênicos e performativos solos  registrados por uma câmera, baseado em uma dramaturgia ou não, sob uma direção de artistas convidados e um roteiro criado de forma colaborativa, em determinado tempo e locação. Dessa interação de elementos, surgem os processos criativos que abrangem narrativas documentais, bem como narrativas ficcionais fruto de diálogos estabelecidos entre linguagens: audiovisual, fotografia, performance e teatro.

O grande trunfo do projeto é revelar ao público como são construídas as cenas, desde o processo preparatório ao produto final em si. No caso da etapa “Visagem”, serão disponibilizados três vídeos que complementam a narrativa, revisitando a obra de Ariano Suassuna. A cada nova etapa, novos vídeos e fotos serão abertos ao público.

O CRIADOR

Gustavo Araújo é artista e agente cultural atuante criativamente em diversos segmentos, principalmente no audiovisual e nas artes cênicas. Ao longo dos anos exerceu funções de ator, performer, produtor, roteirista e conteudista para diversos formatos.

Em 2020, em plena pandemia, após um hiato de alguns anos, retoma sua pesquisa e jornada artística com intuito de explorar diálogos poéticos e, também, o hibridismo entre as linguagens do audiovisual, da fotografia, da performance e do teatro. Os filmes frutos dessas narrativas estão sendo e exibidos desde setembro de 2021, em comemoração do Dia Nacional do Teatro, no Canal do PERFORMER LAB (YouTube e Instagram).

SERVIÇO

Visagem – Projeto Performer Lab

Onde assistir: Youtube. No dia 14/11, a partir das 20h, os vídeos serão disponibilizados na seguinte ordem:

Rastros, memórias e processo criativo

A Moça Caetana – A Morte Sertaneja

A Morte – O Sol do Terrível

Classificação: Livre/ Acesso Gratuito

Conheça também os perfis de Instagram:

@performerlab / @ogustavoaraujo

Mais Notícias
Teatro

Comédia dramática "O Pássaro da Noite" chega ao Espaço Renato Russo

Teatro

Com Nizo Neto, comédia dramática "Nunca Desista de Seus Sonhos" chega a Brasília

Especial

Brasília recebe treinamento imersivo de vendas com André Nunes

Especial

Ex-Casseta Maria Paula estreia programa sobre empreendedorismo