EspecialTeatro

Ópera irá circular por três cidades do DF

Adaptar espetáculos clássicos para o contexto brasileiro é algo comum no universo das artes. Porém, adaptar uma ópera alemã ao contexto do Distrito Federal é algo novo. Assim será o espetáculo “Os 7 Pecados Capitais dos Pequenos Burgueses”, que circulará pelas regiões do Plano Piloto, Gama e Taguatinga.

“Os 7 Pecados Capitais dos Pequenos Burgueses”, ou “Die sieben Todsünden”, foi composto por Kurt Weill para um libreto alemão de Bertolt Brecht em 1933. Foi a última grande colaboração entre Weill e Brecht. Quase 1,5 mil anos depois de São Gregório listar os Pecados Capitais, eles são praticados cada vez mais rotineiramente pelas pessoas sem que elas tenham ao menos complexo de culpa. Há quem diga que alguns pecados viram até virtudes.

Esta obra, em específico, traduz as facetas de uma personagem que, a pedido de sua família, viaja para seis cidades americanas diferentes com o objetivo de ganhar dinheiro para construir uma pequena casa às margens do Mississippi. A proposta cênica desta obra, acentua um caráter brasileiro, visto que as cidades americanas serão representadas por cidades brasileiras e os pecados representados pelas moléstias sociais que o nosso povo enfrenta. O espetáculo levantará essas discussões sociais para o público.

Para tal, foram reunidos profissionais do DF, da Espanha e da Alemanha, valorizando um caráter educativo e inclusivo, de forma que desconstrua qualquer tipo de preconceito com o novo, com o diferente.

A ópera é protagonizada por Anna I (quem canta) e Anna II (quem dança), traduzindo duas facetas de uma personalidade, onde a “principal” é representada pela Anna boazinha e ingênua (a dançarina), que é quem aparentemente cai nos diversos pecados de cada movimento/cidade/dança. Já a outra Anna (cantora), seu álter ego, é sarcástica e devotada ao seu papel: instigar sua outra personalidade, da forma que for necessária, a prover dinheiro para a família pensando em seu objetivo: construir uma pequena casinha às margens do rio.

A proposta é de fazer uma associação as mazelas sociais que a realidade do brasileiro enfrenta, propondo temas que sejam objeto de reflexão. O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e será apresentado para os públicos do Plano Piloto, Taguatinga e Gama entre novembro de dezembro.

FICHA TÉCNICA

Uma ópera de Kurt Weill para um libreto alemão de Bertolt Brecht

Direção Cênica: Carlos Laredo/ Direção Musical: Rafael Ribeiro

Elenco:

Aida Kellen, Anna I /Aline Araújo, Anna II/ Gustavo Rocha, Mãe/ Daniel Menezes, Tenor I/ Rafael Luiz, Tenor II/ Marlon Maia, Barítono/ Iluminação: Manu Castelo Branco/ Figurino: Márcio Perreti/ Designer e Fotografia: Karol Kanashiro Coordenação de Produção: Mônica Simões/Assistência de Produção e Assessoria de Imprensa: Josuel Junior

SERVIÇO

Apresentações de “Os 7 Pecados Capitais dos Pequenos Burgueses”

Datas:

20/11 – Espaço Lábios da Lua (Gama) – Sessões Gratuitas às 18h e às 20h

27/11 – Espaço Pé Direito (Plano Piloto) – Sessões a R$10* (meia) às 18h e às 20h

04/12 – Teatro da Universidade Católica (Taguatinga) – Sessões Gratuitas às 18h e às 20h

Classificação: 16 anos

*Para as sessões do Plano Piloto, basta acessar o link do Sympla para reservas de ingressos: https://www.sympla.com.br/os-7-pecados-capitais-dos-pequenos-burgueses__1408066

Related posts
Teatro

Espetáculo "Casais Felizes Emagrecem Juntos" entra em suas últimas semanas

Especial

Próxima edição do Casamento Comunitário corre em abril

EspecialTeatro

Daniel Calvet chega ao DF com Performance e Dança

Especial

Feira Livre do Riacho Fundo II recebe show de forró