O Projeto Mulheres Porderosas (@mulherespoderosasdf) começou em 2016 com o apoio da ONG Visão Mundial com objetivo de incentivar a emancipação financeira de mulheres do Setor Santa Luzia, localizado na Comunidade Estrutural.
O Mulheres Poderosas promove palestras, rodas de conversa e oficinas de artesanato para as habitantes da região, sempre incentivando a autonomia financeira das participantes. Os objetos produzidos nas oficinas, por exemplo, são vendidos em feiras e o valor é dividido entre todas – uma parte é guardada todo mês para ser resgatada no final do ano e ser investida em algo que gere mais renda. No atual momento, as oficinas estão paradas devido à pandemia do coronavírus.
Mas nem tudo está parado: em meio ao isolamento social, visando dar ainda mais autonomia às participantes, um grupo de mulheres de Brasília formou uma rede denominada Amigos da Visão Mundial, com intuito de criar a primeira padaria comunitária de Santa Luzia – A Casa do Pão.
O valor do projeto é de R$8 mil, e o grupo já arrecadou R$3 mil. Quem quiser ajudar, basta enviar um e-mail para wellinton88@gmail.com ou mensagem para o whatsapp (61) 98324-1818 – quanto mais rápido for conseguida a verba, mais cedo ficará pronta a padaria. O primeiro passo será a reforma de uma pequena casa, onde serão iniciadas as atividades.
O grupo conta com o apoio de amigos e colaboradores para seguir com a ideia, que é inédita na região e trará grandes resultados. A Casa do Pão visa emancipar financeiramente as mulheres de Santa Luzia, por meio do trabalho, e beneficiar a comunidade como um todo, com pães a preços populares. “Assim que acabar a reforma, as mulheres começarão o treinamento. O SEBRAE dará a assessoria do plano de negócios e o treinamento específico de como fazer o pão será dado por voluntários”, explica a empresária Flávia Oliveira, uma das mulheres à frente do projeto.