Causas

Especialistas alertam para cuidados com a prática de atividade física durante o inverno

Hidratação, uso de roupas mais leves e a diminuição no ritmo dos exercícios são algumas das dicasO inverno chegou e com ele os dias mais frios e secos do ano....

Esteira

Hidratação, uso de roupas mais leves e a diminuição no ritmo dos exercícios são algumas das dicasO inverno chegou e com ele os dias mais frios e secos do ano. É nessa época que a umidade relativa do ar também cai, chegando a menos de 20%. O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, é que esse índice esteja entre 60 e 80%. Por isso, é imprescindível manter alguns cuidados com a saúde, ainda mais em tempos de pandemia, com a retomada das academias e parques públicos e a utilização das máscaras de proteção.

O médico pneumologista do Hospital Anchieta de Brasília, Daniel Boczar, ressalta que com o clima seco e a queda da umidade relativa do ar, o corpo humano pode apresentar dificuldades de adaptação, principalmente nos extremos de idade – crianças e idosos. “Estas dificuldades são relacionadas à hidratação e ao aumento da prevalência das doenças respiratórias como a rinite e a asma brônquica”, afirma.

Ele aponta que com a diminuição da hidratação a pele, os olhos (irritação ocular, inchaço, lacrimejamento) e até ressecamento intestinal com o aumento do aproveitamento da água pelo intestino, podem ocorrer. “As mães que amamentam devem tomar um pouco mais de cuidado, pois a hidratação do bebê até seis meses depende do leite materno”, alerta o especialista.

Movimente-se
Boczar destaca que não existe contraindicação à prática das atividades físicas no clima mais seco. O profissional de educação física, da Evolve Gymbox, Vinícius Galvão complementa que é necessário procurar ambientes com uma boa climatização e ter muito cuidado com a prática em ambientes abertos e em horários em que a umidade esteja muito baixa.

Ele reforça que é preciso utilizar roupas mais leves e confortáveis; evitar horários entre as 10h e 16h; aumentar a ingestão de água durante o dia, principalmente antes, durante e após a atividade; diminuir a intensidade e duração de atividades como: caminhadas, corridas de rua e ciclismo e redobrar a atenção com os sinais do corpo e cessar a atividade diante de qualquer mal estar. “Já sabemos que a prática de exercícios físicos proporciona inúmeros benefícios para a saúde física e mental, mas nesta época do ano, com a umidade de Brasília próximo a 20% essa prática pode não ser tão boa assim”, afirma.

Segundo Galvão, a recomendação é de que o praticante procure sempre a orientação de um Profissional de Educação Física para que ele possa elaborar um programa de treinamento seguro e eficaz. ” A prática mal orientada pode causar um processo de desidratação e problemas respiratórios, mesmo para aqueles indivíduos mais preparados fisicamente”, acrescenta.

“É de extrema importância que busquemos nos mantermos ativos nessa época seca, observando todos os cuidados e recomendações para tal prática”, finaliza.

Mais Notícias
CausasShopping

ParkShopping anuncia última edição de 2023 da feira de adoção de pets

CausasGratuito

Colégio Objetivo DF oferece bolsas de estudo para 2024 com inscrições gratuitas

Causas

CEUB oferece acompanhamento psicológico de baixo custo à comunidade

CausasGastronomia

Starbucks resgata o Pride Frappuccino em apoio ao mês do orgulho LGBTQIAP+