A pandemia do Covid-19 mudou a rotina dos brasilienses. Empresas aderiram ao home office, o comércio não essencial fechou as portas e aos poucos vem retornando suas atividades, além da suspensão de eventos públicos. Tudo para conter a disseminação do novo coronavírus. O decreto nº 40.509, do Governo do Distrito Federal, estabeleceu, entre outras medidas, a suspensão das aulas nas redes pública e privada.
Pensando em oferecer preparação de qualidade para todos os estudantes do DF, a Associação Luta Pela Vida, uma instituição civil sem fins lucrativos, está lançando o Projeto AprovAção, com o apoio do Instituto Bora Vencer (IBV). Uma plataforma de educação que oferecerá aulas preparatórias para o ENEM, conduzidas por alguns dos melhores professores do Distrito Federal e transmitidas pela TV aberta e pela internet, ficando acessível a toda a população do DF e entorno.
Para tentar compensar a perda das aulas, as escolas públicas e particulares adotaram o ensino a distância pela internet. Entretanto, cerca de 50% dos alunos da rede pública não possuem computador ou têm acesso à internet de qualidade que permita assistir a vídeos on-line. Consequentemente, esses alunos terão perda de qualidade e queda de desempenho escolar.
A situação se agrava no caso dos estudantes que estão se preparando para o Enem, principal forma de acesso às universidades públicas do país. Em 2019, foram mais de 5 milhões de inscritos para a prova. No Distrito Federal, 95,8 mil prestaram o exame no ano passado.
Método
De segunda a sexta-feira, serão duas horas de aulas inéditas por dia exibidas em dois horários, manhã e tarde. Aos sábados, os estudantes vão acompanhar os tradicionais aulões, com três horas de duração. Assim, o AprovAção oferecerá 20 semanas de programas, um total de 260 horas de conteúdo, com início previsto para junho de 2020.
O projeto ainda contará com um extenso material de apoio. Acessando o site, os estudantes poderão complementar o aprendizado com exercícios de fixação, material didático para download, simulados, além de poder assistir ou fazer o download das aulas já exibidas. Aqueles que não tiverem condições de acessar o conteúdo pela internet terão apostilas gratuitas, que serão retiradas em locais estratégicos.
O AprovAção será viabilizado por meio de patrocínios de empresas públicas e privadas, além de doações. “Dada a urgência do assunto, estamos iniciando o projeto com doações de empresários da cidade, enquanto captamos recursos com empresas e parlamentares que acreditem na importância do tema”, esclarece o presidente da Associação Luta Pela Vida, Romulo Sulz.
Os interessados em colaborar com o projeto devem entrar em contato pelo e-mail contato@programaaprovacao.com.br. O objetivo é expandir o programa para várias cidades do Brasil, atingindo o maior número de estudantes. “Uma vez que tivermos garantido o recurso que viabilize a produção das mais de 200 horas de videoaulas, iremos ampliar o projeto, chegando a outras cidades do Brasil. Já estamos conversando com emissoras em Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro”, afirma Sulz.