Causas

Projeto AprovAção levará à TV aberta aulas preparatórias para o Enem

A pandemia do Covid-19 mudou a rotina dos brasilienses. Empresas aderiram ao home office, o comércio não essencial fechou as portas e aos poucos vem retornando suas atividades, além da suspensão...

Estudante

A pandemia do Covid-19 mudou a rotina dos brasilienses. Empresas aderiram ao home office, o comércio não essencial fechou as portas e aos poucos vem retornando suas atividades, além da suspensão de eventos públicos. Tudo para conter a disseminação do novo coronavírus. O decreto nº 40.509, do Governo do Distrito Federal, estabeleceu, entre outras medidas, a suspensão das aulas nas redes pública e privada.

Pensando em oferecer preparação de qualidade para todos os estudantes do DF, a Associação Luta Pela Vida, uma instituição civil sem fins lucrativos, está lançando o Projeto AprovAção, com o apoio do Instituto Bora Vencer (IBV). Uma plataforma de educação que oferecerá aulas preparatórias para o ENEM, conduzidas por alguns dos melhores professores do Distrito Federal e transmitidas pela TV aberta e pela internet, ficando acessível a toda a população do DF e entorno.

Para tentar compensar a perda das aulas, as escolas públicas e particulares adotaram o ensino a distância pela internet. Entretanto, cerca de 50% dos alunos da rede pública não possuem computador ou têm acesso à internet de qualidade que permita assistir a vídeos on-line. Consequentemente, esses alunos terão perda de qualidade e queda de desempenho escolar.

A situação se agrava no caso dos estudantes que estão se preparando para o Enem, principal forma de acesso às universidades públicas do país. Em 2019, foram mais de 5 milhões de inscritos para a prova. No Distrito Federal, 95,8 mil prestaram o exame no ano passado.

Método

De segunda a sexta-feira, serão duas horas de aulas inéditas por dia exibidas em dois horários, manhã e tarde. Aos sábados, os estudantes vão acompanhar os tradicionais aulões, com três horas de duração. Assim, o AprovAção oferecerá 20 semanas de programas, um total de 260 horas de conteúdo, com início previsto para junho de 2020.

O projeto ainda contará com um extenso material de apoio. Acessando o site, os estudantes poderão complementar o aprendizado com exercícios de fixação, material didático para download, simulados, além de poder assistir ou fazer o download das aulas já exibidas. Aqueles que não tiverem condições de acessar o conteúdo pela internet terão apostilas gratuitas, que serão retiradas em locais estratégicos.

O AprovAção será viabilizado por meio de patrocínios de empresas públicas e privadas, além de doações. “Dada a urgência do assunto, estamos iniciando o projeto com doações de empresários da cidade, enquanto captamos recursos com empresas e parlamentares que acreditem na importância do tema”, esclarece o presidente da Associação Luta Pela Vida, Romulo Sulz.

Os interessados em colaborar com o projeto devem entrar em contato pelo e-mail contato@programaaprovacao.com.br. O objetivo é expandir o programa para várias cidades do Brasil, atingindo o maior número de estudantes. “Uma vez que tivermos garantido o recurso que viabilize a produção das mais de 200 horas de videoaulas, iremos ampliar o projeto, chegando a outras cidades do Brasil. Já estamos conversando com emissoras em Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro”, afirma Sulz.

Mais Notícias
CausasShopping

ParkShopping anuncia última edição de 2023 da feira de adoção de pets

CausasGratuito

Colégio Objetivo DF oferece bolsas de estudo para 2024 com inscrições gratuitas

Causas

CEUB oferece acompanhamento psicológico de baixo custo à comunidade

CausasGastronomia

Starbucks resgata o Pride Frappuccino em apoio ao mês do orgulho LGBTQIAP+