A ópera “Os Sete Pecados Capitais” teve sessões lotadas em circulação pelo Gama e Vila Telebrasília. Agora é a hora de fechar a temporada com chave de ouro no Teatro da Universidade Católica, em Taguatinga.
“Os 7 Pecados Capitais dos Pequenos Burgueses”, ou “Die sieben Todsünden”, foi composto por Kurt Weill para um libreto alemão de Bertolt Brecht em 1933. Foi a última grande colaboração entre Weill e Brecht. Quase 1500 anos depois de São Gregório listar os Pecados Capitais, eles são praticados cada vez mais rotineiramente pelas pessoas sem que elas tenham o menor complexo de culpa. Há quem diga que alguns pecados viram até virtudes. A ópera alemã foi adaptada para o português e tem no enredo um contexto que passeia por cidades do DF e de Goiás.
Esta obra, em específico, traduz as facetas de uma personagem, que a pedido de sua família viaja para seis cidades diferentes com o objetivo de ganhar dinheiro para construir uma pequena casa às margens de um rio. Para tal, foram reunidos profissionais do DF, Espanha e Alemanha, valorizando um caráter educativo e inclusivo de forma que desconstrua qualquer tipo de preconceito com o novo, com o diferente.
Reproduzir a ópera num contexto brasiliense, democratizando o tema e relacionando os pecados com as cidades brasileiras faz com que a proposta chegue mais fortemente ao novo público consumidor de ópera.
O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e apoio da Universidade Católica de Brasília.
ÚLTIMO FINAL DE SEMANA NO DF
Apresentações de “Os 7 Pecados Capitais dos Pequenos Burgueses”
04/12 – Teatro da Universidade Católica (Taguatinga) – Sessões Gratuitas às 18h e às 20h
Professores da rede pública podem solicitar ingressos pelo instagram @os7pecadoscapitaisbsb
Classificação: 16 anos