Teatro

Jogo de Cena e Tubo de Ensaios serão reverenciados nesta semana

No Rastro dos que Vieram Antes de Nós” é uma série de lives que busca divulgar alguns festivais, eventos e encontros que dialogam com a estética da cena curta e que marcam a história artistas e arte locais do DF.

O festival ¼ de cena traz um pequeno recorte dessas produções através do diálogo com produtores e artistas que sustentaram locais de troca e difusão das artes da cena em Brasília. Após uma semana de exibição de cenas curtas pela internet, agora é a vez das lives com artistas responsáveis por projetos que dialogam, direta ou indiretamente, com a proposta.

TUBO DE ENSAIOS

No dia 13, segunda-feira, a pauta é o projeto Tubo de Ensaios. Uma ação experimental de arte e performance que realizou sua primeira edição no ano de 1999 em Brasília/ DF. Marcou a capital com suas intervenções poéticas em áreas públicas através de uma avalanche de ações performáticas, dialogando com uma proposta temática a cada edição. É um projeto transdisciplinar que reúne música, teatro, dança, circo e performance numa mesma e efusiva experiência artística. A disseminação do trabalho de artistas de diferentes áreas, assim como a abertura de um local de experimentação de linguagens marcou toda uma geração do DF.

O ¼ de Cena Festival de Cenas Curtas do DF convida Magno Assis que é o idealizador e realizador na Diretoria de Diversidade DAC/UnB junto a convidados que demarcaram transições e a história do Tubo de Ensaios.

JOGO DE CENA

No dia 15, quarta-feira, será a vez de reverenciar o Jogo de cena. O tradicional evento foi criado em 1985 e divulgou durante seus 33 anos de existência o trabalho de diversos artistas das mais variadas linguagens da cena.

Incorporou a arte da cena curta como um programa dinâmico, disseminando para os mais variados públicos os artistas da cena local. Descentralizou a cena teatral do DF através de ações que contemplavam regiões administrativas fora do plano piloto. Foi um local de experiência para os artistas da cena amadores e profissionais, que puderam divulgar seus trabalhos e traçar parcerias através do encontro e do reconhecimento de outros agentes culturais.

O ¼ de Cena Festival de Cenas Curtas do DF convida o agente cultural e artista (diretor de teatro, dramaturgo, produtor cultural e iluminador cênico), James Fensterseifer para contar essa história.

SERVIÇO

13/12/2021 – segunda-feira, às 19h30: Falas sobre o Tubo de Ensaios

15/12/21 – quarta feira, às19h30: Falas sobre o Jogo de Cena

Se inscreva no canal e fortaleça essa rede @umquartodecena

A transmissão será exclusivamente pelo nosso canal fo Youtube. Acesse pela bio do projeto no Insta.

Related posts
Teatro

Espetáculo "Casais Felizes Emagrecem Juntos" entra em suas últimas semanas

EspecialTeatro

Daniel Calvet chega ao DF com Performance e Dança

GratuitoTeatro

Conic recebe espetáculo gratuito Um Teto Todo Seu, comédia feminista

EspecialTeatro

Cutucart estreia seu novo espetáculo em abril: Vladimir