Projeto do DF oferece oficinas artísticas gratuitas ao público. Em setembro, Julia Henning e Maíra Moraes ficarão a cargo da oficina na Casa da Árvore da 813 Sul. As inscrições serão por meio de formulário on-line.
“Corpo Reza: O Circo na Encruzilhada” prevê a montagem e apresentação do primeiro espetáculo solo cênico-circense de Bruna Luiza, artista que vem se consolidando nos últimos anos como agente cultural independente na cena artística do Distrito Federal.
Durante o projeto, quatro oficinas cênicas serão realizadas em quatro RA’s do DF com diferentes nomes das artes, como Mestre Olavo, Julia Henning, Maíra Moraes, Israel Augusto, Bruna Luiza e Daniel Lacourt. Todas as ações do Projeto serão gratuitas e realizadas em sete espaços culturais independentes. A ação conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Nos dias 28 e 29 de setembro, Jullia Henning e Maíra Moraes estarão responsáveis pela oficina “Experimentando Dramaturgia do Circo”, que terá 8h de duração no Espaço Casa da Árvore (813 – Asa Sul).
A oficina tem como objetivo propor uma capacitação experimental em dramaturgia do circo, gerando reflexão sobre a prática e prática da reflexão por meio da elaboração de um projeto dramatúrgico e da criação de uma forma curta para a cena.
Julia Henning é artista circense e de tudo um tanto no coletivo Instrumento de Ver. Quando não está em cena, pendurada ou caminhando em garrafas, está dirigindo, produzindo, pesquisando, captando, escrevendo ou pensando sobre circo. Nos últimos anos vem se dedicando ao estudo e prática das relações entre corpo e texto na poética cênica. Mestre em Artes Cênicas na Universidade de Brasília onde investigou a Intermedialidade em poéticas circenses contemporâneas. Foi para terras distantes realizar a formação em Dramaturgia Circense pelas escolas ESAC (Bélgica) e CNAC (França). É especialista em Gestão Cultural pelo SENAC. Também é psicóloga formada pela Universidade de Brasília e psicanalista em formação continuada.
Maíra Moraes é artista circense e produtora cultural. É gestora e artista integrante do Coletivo Instrumento de Ver, onde vem desenvolvendo, há mais de 20 anos, uma pesquisa artística com olhar para a dramaturgia do movimento e a dramaturgia circense. É licenciada em Dança no Instituto Federal de Brasília.
A oficina é direcionada para artistas de circo que tenham feito no mínimo uma apresentação
Experimentando Dramaturgia do Circo com Julia Henning e Maíra Moraes
Dia: 28 e 29/09/2024 / Carga Horária: 8h / Horário: 08:30 às 12:30h / Local: Casa da Árvore – 813 Sul – Asa Sul
Inscrição: https://forms.gle/tV4z9mc4NY9zZ5po8