Teatro

Formação em Teatro e Palhaçaria com Marcelo Nenevê

Brasília recebe pela primeira vez a formação em teatro e palhaçaria TEATRO/MÁSCARA - Shakespeare.

Brasília recebe pela primeira vez a formação em teatro e palhaçaria TEATRO/MÁSCARA – Shakespeare. Com 9 meses de duração, a atividade tem uma metodologia própria, que combina fundamentos do teatro popular e a obra do dramaturgo inglês William Shakespeare. A condução fica por conta do palhaço, ator, diretor, preparador de elenco e educador Marcelo Nenevê, do Circo sem Lona. As aulas e as apresentações acontecem no Espaço Cultural Casa da Árvore, na 813 Sul.

“A formação é a junção de muitas das minhas paixões. O teatro popular, com suas máscaras, danças; a brincadeira, o jogo com as palavras, a figura do palhaço.Tudo isso está na obra de Shakespeare. Mas, muitas vezes, ele é visto por um olhar distanciado, erudito. Com essa formação quero aproximar os estudantes por essas mesmas características presentes nas peças de Shakespeare. Dando uma visão contemporânea de sua obra”, explica o professor.

Além do dramaturgo inglês, a formação traz como diferencial uma metodologia de confecção e utilização de máscaras. Essa maneira de ensinar é comum em escolas ao redor do mundo, como na França e na Argentina, mas é ainda pouco utilizada no Distrito Federal. “Eu sou palhaço. Minha formação se deu pela máscara. As máscaras são instrumentos pedagógicos, que, ao contrário do imaginário coletivo, revelam mais do que escondem”, destaca Nenevê.

O processo conta ainda com 3 apresentações em formatos distintos: intervenção urbana, show de variedades (varieté) e montagem de espetáculo. Tudo isso para que os estudantes construam suas próprias produções e tenham um maior contato com o público. Devido à pandemia, as vagas serão limitadas a 12 pessoas. As matrículas estão abertas até o dia 14 de março.

Sobre o professor:

Marcelo Nenevê é brasiliense, mestre pela Universidade de Brasília (UnB) e membro do Núcleo Experimental em Movimento (NEM/UnB), além de membro do grupo de cultura popular Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Foi aluno de importantes mascareiros do Brasil e  do mundo, como Tiche Vianna, do Barracão Teatro, de Campinas; a canadense Sue Morrison e Hajo Schüler, do grupo alemão Familie Flöez. Dirigiu o programa de TV Grande Circular e as peças Bistrô, Os Porcos e Lá – Viver em Quadrados, premiada no Festival de Teatro do Amazonas (FESTA) – e menção honrosa no Festival Internacional de Teatro de Setúbal, em Portugal. Colaborou com a criação da metodologia Nem eu, nem o mundo, do NúcleoExperimental em Movimento (NEM/UnB),que circulou por Brasil, Chile, Angola, Cabo Verde, Portugal e China.

Serviço
Formação em teatro e palhaçaria (TEATRO/MÁSCARA – Shakespeare)

16 de março a 2 de dezembro

Quartas e Sextas, das 19h às 22h
Espaço Cultural Casa da Árvore (813 Sul)
Mensalidade: R$ 180,00. 
Para bolsa social, consulte condições especiais.

Informações: (61) 98184-2193  Para possibilitar a inclusão de bolsas sociais, a mensalidade varia entre 120 e 180 reais


Mais Notícias
Teatro

Comédia dramática "O Pássaro da Noite" chega ao Espaço Renato Russo

Teatro

Com Nizo Neto, comédia dramática "Nunca Desista de Seus Sonhos" chega a Brasília

ShoppingTeatro

Boulevard Shopping anuncia teatro infantil gratuito com Alice no País das Maravilhas e mais

Teatro

Espetáculo infantojuvenil "Azul" chega ao CCBB Brasília em setembro