EspecialTeatro

Cutucart estreia seu novo espetáculo em abril: Vladimir

Abril começa com espetáculo inédito na Cidade Estrutural. “Vladimir” tem dramaturgia de Iury Persan e estreia em 2022 com apoio do FAC-DF e produção da Cutucart. O trabalho foi desenvolvido a partir da comicidade física para falar sobre a vida de um azarão que mora em um barraco improvisado e cercado de remendos. É nesse lugar, em meio à esperança de mudar de vida, que Vladimir é surpreendido pela chegada de uma ladra.

Os dois personagens da trama surgem como caricaturas, que através da gestualidade dos dois atores, desenham no palco situações tragicômicas repletas de simbologias. O espetáculo apresenta elementos técnicos e estéticos em sua encenação que se aproximam da realidade vivida por populações pobres de qualquer parte do Brasil e da luta diária pela sobrevivência em uma sociedade desigual e repleta de contradições. Com base no princípio da palhaçaria, onde rir de si mesmo e de suas mazelas torna-se conteúdo, criou-se um ambiente propício para transgredir o imaginário social que estigmatiza essas personas tão presentes no cotidiano do nosso país.

A esperança de Vladimir se resume a um bilhete de loteria, onde diariamente deposita suas expectativas de sair daquela situação e vivenciar os prazeres e o luxo que o dinheiro tem a oferecer. O prêmio seria capaz de mudar a vida de “Vlad” por completo? Ou irá permitir que o público e os personagens reflitam sobre as suas próprias ganâncias e ilusões? A performance propõe ao espectador adentrar nas entrelinhas de uma dramaturgia provocativa que apresenta um indivíduo em confronto com suas próprias ambições e adversidades, a fim de descobrir os mistérios mais simples da felicidade.

Levar o espetáculo para a comunidade da Estrutural é uma oportunidade de construir uma política cultural efetiva na cidade, além de promover seus artistas locais. A cidade sempre foi atrelada ao antigo “Lixão”, maior aterro sanitário da América Latina em funcionamento desde 1950 (e que recentemente foi desativado). O projeto visa ainda descontruir o estigma do local através da arte teatral, fazendo com que esse termo pejorativo seja substituído cada vez mais por exaltações às manifestações artísticas de seus moradores, além de proporcionar, através da linguagem teatral, o acesso da comunidade periférica à produção e criação artística, que buscará, assim, desenvolver caminhos para a formação de um público local e o estímulo ao pensamento crítico.

Lucas Isaksson, produtor do espetáculo.

“A Cidade Estrutural tem visto, nos últimos anos, uma interessante movimentação de eventos culturais e artísticos, seja com batalhas de rap, as Ballrooms do movimento LGBTQ+, espetáculos teatrais, iniciativas como SUBÚRBIA – primeira mostra de arte e cultura da Estrutural que aconteceu em formato on-line durante a pandemia, todas essas manifestações surgem para celebrar o fazer artístico e apresentar os artistas da região”, explica Lucas Isacksson, um dos produtores da Cutucart.

A Cutucart se estabelece como produtora cultural, proporcionando iniciativas de entretenimento ao vivo como festivais e mostras culturais, além de estimular oficinas formativas de cunho social em regiões administrativas de Brasília. Por meio dessas atividades, visa promover eventos que fomentem o movimento artístico brasiliense, impulsionando novas criações e estimulando o fortalecimento criativo da cidade e da sua identidade cultural. Entre os eventos produzidos pela produtora, destaque para Subúrbia, Corpoesia e Teatro Estrutural.

TEMPORADA DE “VLADIMIR”

Datas: 01, 02 e 03 de Abril / Sexta e Sábado: 20h / Domingo: 19h / Endereço: Centro Cultural CREAS | Agência do Trabalhador Área Especial Nº 9 – Praça Central – Cidade Estrutural / Classificação Indicativa: 12 anos / Entrada Franca

FICHA TÉCNICA

Realização: CUTUCART / Dramaturgia: Iury Persan / Direção Geral: Getulio Cruz / Direção de Atores: Ana Vaz / Assessoria de Comicidade: Ana Vaz / Elenco: Iury Persan e Analu Rangel / Composição de Temas Musicais: Glauco Maciel / Sonoplastia: Glauco Maciel / Cenografia: Roustang Carrilho / Figurino: Willy Costa Maquiagem: Willy Costa / Assessoria de Imprensa: Josuel Junior / Designer Gráfico: Stela Cavalcante / Fotografia: Humberto Araújo / Direção de Comunicação: Bia Oligar e Lucas Isacksson / Direção de Produção: Bia Oligar, Izabella Beatriz, Lucas Isacksson e Wanderson de Sousa / Coordenação Administrativa: C1 Produções / Apoio: Administração Regional SCIA / Agradecimento: CEMIC / Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Acompanhe mais informações através do Instagram: @cutucart

Related posts
Teatro

Espetáculo "Casais Felizes Emagrecem Juntos" entra em suas últimas semanas

Especial

Próxima edição do Casamento Comunitário corre em abril

EspecialTeatro

Daniel Calvet chega ao DF com Performance e Dança

Especial

Feira Livre do Riacho Fundo II recebe show de forró