Teatro

Companhia do RJ se apresenta no Teatro SESC Newton Rossi

“Bichos Dançantes”, novo espetáculo infantil da Focus Cia de Dança (RJ), ganha duas apresentações no Teatro SESC Newton Rossi – Ceilândia.

Sobre o espetáculo 

A criação de um espetáculo direcionado ao público infantil era desejo antigo de Alex Neoral, diretor artístico e coreógrafo da Focus Cia de Dança. E assim, através da Chamada Petrobras Cultural de Artes Cênicas para Crianças, como mais um desafio  cumprido com excelência pela companhia, nasceu “Bichos Dançantes”, com o intuito  de reforçar o comprometimento com a comunicação e um maior acesso de todos à arte. 

Este trabalho é um convite ao entretenimento para crianças de todas as idades, de 0 a 100 anos, e é também uma oportunidade de compartilharem um momento lúdico e de  aprendizado através da arte e da dança. 

O espetáculo é uma aventura onde oito bichos se deparam com um desejo em comum e recebem um desafio de Elisa, uma jabuti que completa 100 anos e quer fazer dessa data tão especial algo inusitado. A partir disso, os 14 personagens desenham uma jornada cheia de mensagens e pensamentos que serão absorvidas tanto por crianças quanto por adultos.  

O texto é de autoria do próprio Neoral e virou livro pela editora Cobogó. As vozes dos personagens aparecem em off dubladas por grandes artistas brasileiros. São eles: Lucinha Lins (Elisa, a jabuti aniversariante), Reynaldo Gianecchini (Lauro, o  coelho sabichão), José Loreto (Dalton, o cavalo destemido), Mateus Solano (Felício, o  macaco astuto), Juliana Alves (Shirley, a bailarina cisne), Fernanda Abreu (Vitória, a  água-viva descolada), Gabriel Leone (Paixão, o peixe apaixonado), Evelyn Castro (Janair,  a barata carente), Tânia Alves (Suely, a coruja protetora), Bianca Byington (Esperança, a  inocente esperança), Vilma Melo (Cordélia, a galinha maternal), Jefferson Schroeder (Alberto, o cão inquieto), Paula Raia (Tuim, o passarinho cantante) e Pedro Lima (Vento,  o poderoso vento). Essas potentes vozes são interpretadas pelos corpos dos bailarinos  da Focus Cia de Dança, que dão vida a esses personagens, formado por Carolina de Sá,  Cosme Gregory, José Villaça, Marina Teixeira, Monise Marques, Roberta Bussoni,Vitor  Hamamoto e Wesley Tavares. 

As músicas são compostas pela dupla TUIM, Felipe Habib e Paula Raia, com letras e arranjos todos originais, criados especialmente para o projeto. As canções e a trilha incidental complementam a narrativa, que mistura humor, alegria, questionamentos e muita diversão. 

Sobre os figurinos e visagismo, Alex Neoral explica: “Buscamos nos figurinos e no visagismo algo que siga a linha das obras da Cia, mesmo entrando nesse universo infantil. Não queria algo óbvio e caricato. A busca foi algo mesmo que direto e identificável, ter uma leitura contemporânea e sofisticada. Conseguimos! Através do olhar da figurinista Ursula Félix e do visagista Daniel Reggio, as crianças e adultos  conseguem ler os animais no palco, porém sem ser primário na concepção e sim abusando da criatividade e da beleza visual. Surpreendente!” 

Uma oportunidade para avivar nossas crianças interiores e constatar que o desafio de  Elisa – que na verdade todos nós procuramos – está mais perto do que imaginamos.

Compromisso com a Educação 

A Cia irá se apresentar em mais de 10 cidades do país com a consciência da importância  e relevância da educação e da cultura para a formação das crianças. Sendo assim, parte importante do planejamento será constituído de oficinas e apresentações em escolas públicas em algumas cidades por onde o espetáculo. As apresentações são uma maneira de proporcionar atividades lúdicas através da dança para crianças, permitindo uma nova leitura do espetáculo. 

Equipe

Direção Artística, concepção, coreografia e texto: Alex Neoral 

Dançado e criado por: Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marina Teixeira, Monise Marques, Roberta Bussoni, Vitor Hamamoto e Wesley Tavares 

Direção de Produção e Gestão: Tatiana Garcias 

Coordenação de Projeto: Buenos Dias Projetos e Produções Culturais

Produção Local: Aline Cardoso 

Assistente de Direção e Ensaiado: Luisa Vilar 

Direção dos atores: Alex Neoral e Felipe Habib

Trilha original: Tuim | Felipe Habib e Paula Raia 

Iluminação: Renato Machado 

Figurinos: Ursula Felix 

Cenário: Natália Lana 

Visagismo: Daniel Reggio 

Adereços: Orlando Sergio 

Efeitos Especiais: Fernando Soares 

Programação Visual: Barbara Lana 

Ilustração: Eléonore Guisnet 

Assessoria de Imprensa: Renato Acha 

Fotos: Dantas Jr., Manu Tasca, Sabrina da Paz 

Atores | vozes em off:  

Lucinha Lins, Reynaldo Gianecchini, Mateus Solano, Tânia Alves, José Loreto, Bianca  Byington, Vilma Melo, Juliana Alves, Evelyn Castro, Fernanda Abreu, Gabriel Leone,  Jefferson Schroeder, Pedro Lima, Felipe Habib e Paula Raia 

Serviço: Bichos Dançantes – Focus Cia de Dança 

Datas: 12 e 13 de março (sábado e domingo)

Horário: 16 horas 

Local: Teatro SESC Newton Rossi (Centro de Atividades SESC Ceilândia – QNN 27 – Área Especial – Lote B)

Duração: 70 minutos 

Classificação: Livre 

Ingressos: Gratuito 

Retirada: www.sympla.com.br a partir de 07 de março 

Related posts
Teatro

Espetáculo "Casais Felizes Emagrecem Juntos" entra em suas últimas semanas

EspecialTeatro

Daniel Calvet chega ao DF com Performance e Dança

GratuitoTeatro

Conic recebe espetáculo gratuito Um Teto Todo Seu, comédia feminista

EspecialTeatro

Cutucart estreia seu novo espetáculo em abril: Vladimir