Especial

Evento inspira jovens da rede pública a ingressarem no ensino superior

A importância de definir uma área de atuação para seu futuro profissional e pessoal faz com que os últimos anos escolares sejam mais intimidadores para os jovens. Para aqueles que...

Formatura

A importância de definir uma área de atuação para seu futuro profissional e pessoal faz com que os últimos anos escolares sejam mais intimidadores para os jovens. Para aqueles que vivem o Ensino Médio no contexto da rede pública, a escolha ganha mais obstáculos com a falta de acesso à informação e a dificuldade de ingresso no Ensino Superior. Buscando reverter essa realidade, a produtora Araucária Agência Cultural, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), realiza o Universidade Por Um Dia #EmCasa (UPUD).

Após três edições presenciais no Rio de Janeiro, este ano o evento acontecerá de forma online entre os dias 21 e 25 de setembro, permitindo a participação de estudantes de todo o país.  Com o apoio das universidades Estácio de Sá, Universidade Veiga de Almeida – UVA e do Centro Universitário IBMR, o projeto é idealizado pela psicóloga Chloé d’Archemont e vai além de uma feira de profissões convencional, a começar pelas “Experiências” (14/09 a 18/08), um programa de lives nas redes sociais que preparará o participante para o UPUD #EmCasa por meio do incentivo ao autoconhecimento e abordará três temas principais: saúde mental, saúde física e saúde organizacional.

O projeto tradicionalmente conta com participações voluntárias de figuras ilustres, como a do ex-técnico e medalhista olímpico Bernardinho e a do jornalista Alex Escobar. A 4ª edição terá o comediante Fábio Porchat na mediação do Trocando Ideia, uma série de conversas ao vivo que aborda temas inerentes à realidade desses estudantes e que impactam a sua decisão de alguma forma. A abertura será uma conversa sobre “Racismo estrutural e acesso à universidade” entre a filósofa Djamila Ribeiro e a campeã do BBB 20 e médica, Thelma Assis.

Toda a programação poderá ser acessada através do site do projeto, por onde os jovens poderão completar também o Desafio Por Um Dia (25/09, 14h às 18h) e concorrer a prêmios como cursos, notebook, tablet e livros. Para isso, eles deverão percorrer diferentes ambientes virtuais para realizar o teste vocacional, participar da feira de carreiras, informar-se sobre os programas de acesso ao ensino superior e conhecer as universidades parceiras. Em cada uma das etapas, será desbloqueada uma palavra-chave e, ao fim do percurso, eles terão de escrever uma frase criativa de até 400 caracteres utilizando todas elas.

O Desafio é uma forma descontraída de apresentar a feira de profissões onde serão contemplados 29 cursos de nível superior em 24 stands virtuais. Em seguida, os participantes ainda poderão tirar dúvidas com representantes de entidades parceiras sobre o Enem, ProUni, SiSU, FiES, entre outros e acessar portais exclusivos das universidades Estácio de Sá, Universidade Veiga de Almeida – UVA e do Centro Universitário IBMR.

Serviço

Universidade Por Um Dia – www.universidadeporumdia.com.br
Experiências – 14/09 a 18/09
Trocando Ideia – 21/09 a 25/09
Desafio Por Um Dia – 25/09

Mais Notícias
Especial

Brasília recebe treinamento imersivo de vendas com André Nunes

Especial

Ex-Casseta Maria Paula estreia programa sobre empreendedorismo

EspecialGratuito

Colégio Objetivo promove feira com o "Mundo em Transformação"

Especial

Complexo Cultural do Choro oferece programação diversa para toda família