Especial

Evento cientifico debate o papel do cerimonial dentro de uma nova realidade

Devido ao novo cenário imposto pela pandemia da Covid-19, o encontro mais importante de cerimonial e protocolo do nosso país ganhará um novo formato em 2020, uma versão totalmente online....

Devido ao novo cenário imposto pela pandemia da Covid-19, o encontro mais importante de cerimonial e protocolo do nosso país ganhará um novo formato em 2020, uma versão totalmente online. O XXIV Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo terá como temática principal: “Cerimonial: de posturas convencionais a ações prospectivas”, e ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro.

Numa programação com 15 horas de carga horária, transmitida ao vivo em plataforma digital, contará com 24 palestrantes nacionais e internacionais de notório conhecimento, com temáticas que contribuirão para o nível de conhecimento dos participantes, além de abordagens voltadas para a questão da retomada. O congresso reunirá cerimonialistas, mestres de cerimônias, celebrantes, organizadores de eventos, outros profissionais do segmento e áreas afins, além de autoridades, estudantes e pessoas interessadas no assunto.

Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP Brasil junto à Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo – ABCP, instituições que estudam cerimonial de forma sistematizada, obtendo o conhecimento via observação, identificação, pesquisa, explicação de fenômenos e fatos, formulados de forma metódica e racionalmente, prepararam uma programação de alto conteúdo científico. Para a presidente do CNCP Brasil, Raab Simões, “O congresso é uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento profissional e preparação para a retomada, pois o setor de eventos foi um dos mais afetados pela pandemia.”

PROGRAMAÇÃO:

28 DE OUTUBRO DE 2020 – QUARTA-FEIRA

15h – 16h // REUNIÃO DO COLEGIADO

(Participantes: membros do colegiado adimplentes)

20h – 21h // SOLENIDADE DE ABERTURA

(Participantes: autoridades e congressistas)

MC: Athayde Alves (MS)

29 DE OUTUBRO DE 2020 – QUINTA-FEIRA

19h – 19h50 // CONFERÊNCIA: O cerimonial na visão da autoridade.

Luiz Henrique Mandetta – Médico e político brasileiro

MC: Djair Souza (SP)

19h50 – 20h50 // MESA REDONDA: Gestão contemporânea de eventos.

Pedro Amorim (RJ) – Consultor em gestão estratégica. Rebeca Montanheiro (PR) – Chefe da divisão de relações públicas e cerimonial da empresa Itaipu Binacional. Paulo Henrique Soares (MG) – Diretor de comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM.

Moderador: Eric dos Santos Teixeira (MA) – Diretor da empresa Eric Teixeira Gestão de Eventos e Consultor em Cerimonial à OAB/MA. MC: Djair Souza (SP)

20h50 – 21h50 // PAINEL: Conhecimento técnico e credibilidade profissional.

Gilda Fleury (SP) – Empresária, escritora, diretora do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da comunicação, capacitação profissional e empresarial – IBRADEP e professora de cerimonial e protocolo. Katia Albuquerque (DF) – Empresária, escritora, coach, diretora executiva da K A Gestão e Negócios e professora de cerimonial, protocolo e etiqueta. Coordenadora: Camila Hermana Andrade (DF) – Chefe do cerimonial CAIXA. MC: Djair Souza (SP)

21h50 – 22h10 // BRINDE VIRTUAL

Cerimônia comemorativa ao Dia Nacional do Cerimonialista.

Participantes: Autoridades e Congressistas

MC: Djair Souza (SP)

30 DE OUTUBRO DE 2020 – SEXTA-FEIRA

19h – 20h // MESA REDONDA: Cerimonial e protocolo em três continentes – diferenças e semelhanças.

Amílcar Mário Quinta, (África) – Presidente da Associação de profissionais de cerimonial e protocolo de Angola – APCPA. Thomas Sladko (Oriente Médio) – Diretor do Institute of protocol, Soft and Corporate Diplomacy (ISPD) – Brussels. Marina Fernandez (Europa) – Directora de Comunicación y RRII de la Escuela Internacional de Protocolo e Secretaria General de la OICP.

Moderadora: Eliane Ubillús (SP) – Vice-presidente da Organización Internacional de Ceremonial e Protocolo – OICP. MC: Cecília de Arruda (SP)

20h – 20h35 POSTAGEM VERBAL: A virtualidade nos ambientes acadêmico e judiciário.

Adriana El’daher (Universidade Federal) (MS) – Consultora em relações públicas, executiva de planejamento, gestão de eventos e ações estratégicas. Francismar Petinni (Tribunal de Justiça) (MT) – Assessor de Relações Públicas e Cerimonial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso – TJMT. MC: Cecília de Arruda (SP)

20h35 – 21h35 MESA REDONDA // Quando os poderes se encontram.

Telma Moura – Poder Executivo (MA) – Chefe do Cerimonial do Governo do Estado do Maranhão. Alessandra Aragão – Poder Legislativo (CE) – Coordenadora de Cerimonial e Eventos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Lina Grasiela – Poder Judiciário (AC) – Assessora de Cerimonial do Poder Judiciário do Acre. Moderador: Astrogildo Lima Franco (DF) – Diretor Financeiro do CNCP Brasil. MC: Cecília de Arruda (SP)

21h35 – 22h20 // PAINEL: Segurança de dignitários e executivos

Cel. Roberto Alves do Santos (SP) – Especialista em segurança, consultor em direito e psicologia. Francisco Garonce (DF) – Diretor do Observatório Nacional de Segurança Viária. Coordenador: Cel. PM Francklin Bezerra Santos (PE) – Coordenador do Cerimonial da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. MC: Cecília de Arruda (SP)

31 DE OUTUBRO DE 2020 – SÁBADO

14h – 16h ASSEMBLEIA GERAL DO CNCP BRASIL

(Participantes: membros filiados ao Comitê adimplentes)

18h – 18h55 // PAINEL: A complexidade das precedências.

Embaixador Manuel Innocencio (DF) – Diplomata de carreira, professor de cerimonial e protocolo no Instituto Rio Branco de 1991 a 1995. Hugo de Faria Almeida (DF) – Professor, fundador e presidente do CNCP Brasil 2000 – 2002.

Coordenador: Silvio Lobo Filho (MS) – Advogado, cerimonialista, presidente do CNCP Brasil 2018-2019. MC: Jardele Carcará (CE).

18h55 – 19h30 POSTAGENS VERBAIS: Posse e transmissão de cargo em novos tempos.

Cecília Arruda (SP) – Especialista em Cerimonial Público e Corporativo e Chefe do Cerimonial da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e obras de São Paulo- SIURB.Djair de Souza (SP) – Cerimonialista, consultor e instrutor em cerimonial. MC: Jardele Carcará (CE).

19h30 – 20h30 // PAINEL: Realizando Sonhos – Celebrante, mestre de cerimônias e juiz de paz.

Liandra Zanette (ES) – Celebrante de casamentos, jornalista e administradora, especialista em Gestão em Assessoria de Comunicação. Anderson Amaury (SP) – Jornalista, Mestre de Cerimônias, Celebrante, Ceo e Co-fundador do Novo Cerimonial. Joyce Albuquerque (DF) – Juíza de Paz, cerimonialista, celebrante Social, mestre de Cerimônias, diretora de eventos da Rede Internacional de Excelência Jurídica do DF. Coordenador: Silas da Costa e Silva (PE) – Chefe do Cerimonial do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Jardele Carcará (CE).

20h30 – 21h20 // CONFERÊNCIA: Cerimonial e eventos – O hoje e o amanhã.

Marisa Canton (SP) – Primeira Doutora em Eventos no Brasil, em tese apresentada em 2001 na ECA/USP. Docente e coordenadora de cursos de eventos em várias universidades do Brasil. Docente na Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas de SP por 21 anos – 1997 a 2018.

Jardele Carcará (CE).

21h20 – 22h20 // CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO: Premiação

Participantes: Autoridades e Congressistas. MC: Cecília de Arruda (SP)

SERVIÇO

XXIV Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo

Quando? De 28 a 31 de outubro

Mais informações: www.cncp.org.br/concep

Realização: CNCP Brasil

Apoio: Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo – OICP, Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo – ABCP, Associação de profissionais de cerimonial e protocolo de Angola – APCPA.

Mais Notícias
Especial

Brasília recebe treinamento imersivo de vendas com André Nunes

Especial

Ex-Casseta Maria Paula estreia programa sobre empreendedorismo

EspecialGratuito

Colégio Objetivo promove feira com o "Mundo em Transformação"

Especial

Complexo Cultural do Choro oferece programação diversa para toda família