Sábado, das 17h às 20h, acontecerá o encerramento da “Caravana Junina” em Samambaia. No primeiro momento, o evento contará com apresentações de nomes do movimento junino do DF. Em seguida, será exibido também um filme que mostrará o que foi feito durante a caravana, com imagens dos bastidores, trechos de aulas e palestras. Ao final da exibição, os professores participantes vão falar sobre o projeto, que terá seu encerramento com a entrega oficial de certificados e um “quadrilhão” com todos.O projeto circulou por quatro cidades do DF e RIDE mostrando o passo a passo para a criação e manutenção de uma agrupação junina.
Idealizado pelo artista popular e produtor cultural Gutemberg Lopes, atual coordenador da Quadrilha Eita Bagaceira, de Ceilândia, o projeto nasceu com a missão de Estimular, Ensinar e Contextualizar a nova geração de dançarinos de quadrilhas juninas por meio das Oficilestras (Oficinas e Palestras). A proposta visa conquistar dançarinos de todas as quadrilhas juninas do Distrito Federal e RIDE e entusiastas do gênero.
“A Caravana é importante para levar o conhecimento sobre o universo junino para dançarinos e simpatizantes do movimento. O que percebi é que realmente é importante ter a preparação física, o conhecimento teórico e noções básicas e intermediárias de criações coreográficas. É uma necessidade que existe de aperfeiçoamento. Essa troca de conhecimentos foi muito importante, tanto para quem recebe a oficina e para quem a ministra. Foi possível perceber a parte política e sociocultural do movimento junino. Sem ela, não seria possível a mobilização popular. Estamos felizes com o resultado final.”, comenta Gutemberg Lopes.
Para a equipe de produção, realizar a Caravana Junina é devolver ao DF e cidades próximas toda a receptividade oferecida às muitas gerações de dançarinos de quadrilha junina que passaram, que passam e que passarão pelos arraiais que animam o público e artistas.
A Confraternização Artística que marcará o fim do projeto, contando com os participantes das quatro cidades atendidas: Ceilândia, Samambaia, Planaltina de Goiás e Paranoá. Todos os participantes receberão certificação de conclusão de curso e a ação só foi possível por meio de recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Confraternização Artística do projeto “Oficilestras – Uma Caravana Junina”
Complexo Cultural Samambaia – Centro Urbano da QS 301 – Das 17h às 20h – Entrada Franca