Variedades

Em Maio, Ceilândia recebe o 3º Festival Operárias das Artes

O público de Ceilândia e regiões poderá conferir atrações musicais, de palhaçaria e performances teatrais na 3ª edição do projeto “Operárias das Artes”, que valoriza a força feminina e a cadeia cultural do DF.

O público de Ceilândia e regiões poderá conferir atrações musicais, de palhaçaria e performances teatrais na 3ª edição do projeto “Operárias das Artes”, que valoriza a força feminina e a cadeia cultural do DF.

Idealizado e realizado pela cantora e instrumentista Nanci Araújo, o Festival “Operárias das Artes” é um projeto cênico, poético musical protagonizado por artistas mulheres cis (indivíduo que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer) e trans (indivíduo que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído no nascimento) locais e nacionais, com apresentações de linguagens artísticas ricas e diversas.

O Festival defende, promove e coloca em cena as mulheres artistas do Distrito Federal, conferindo-lhes reconhecimento como profissionais e trabalhadoras da arte. Vai ser realizado nos dias 6 e 7 de maio na Casa do Cantador, em Ceilândia, com shows de música, performances cênicas, de palhaçaria e de poesia. A ação também promove ações sociais voltadas a sua comunidade e pede como ingresso a doação de pacotes de absorventes que, posteriormente, serão doados para escolas e instituições que os distribuem gratuitamente, a fim de colaborar com a diminuição da pobreza e constrangimento menstrual de adultas e adolescentes.

O projeto, que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, também realiza uma grande e diversificada Feira de Cultura da Economia Criativa, com venda e exposição de alimentos, roupas, acessórios, artesanatos e muito mais. Entre os itens que farão parte das bancas, artesanatos, turbantes, tatuagens rápidas, brechós, bijuterias, plantas, comida nordestina, quadros e telas produzidos pela comunidade.

A 1ª edição do festival ocorreu em plena pandemia, justamente no momento que a maioria dos lares brasileiros, liderados por mulheres e mães solo estavam desempregadas e com a necessidade de continuar a manter seus lares. Muitas dessas mulheres são artistas e sofreram ainda mais pela falta total de possibilidades de trabalho e a renda do projeto surgiu como um esteio à essas profissionais. A 2ª edição, já fora do auge pandêmico e agora endêmico, teve sua plateia presente pela primeira vez atingindo público físico de 2.000 pessoas e provocando público virtual de mais de 4.000 visualizações, comprovando a importância e alcance do projeto.

A proponente do projeto, Nanci Araújo é grande liderança à frente de políticas culturais e feministas de Ceilândia e integra os grupos Fuzuê Candango e Taleta de Bambu. Agora, com a 3ª edição do festival, pretende levar mais longe a produção artística a diferentes públicos.

“A inserção de mulheres trans e demais pertencentes ao grupo LGBTQIA+, seja no mercado de trabalho formal, social ou político, ainda é tabu a ser vencido com muita luta, entendimento e respeito. Já no mundo artístico, por este ser mais assertivo, abrangente e liberto, essa comunidade sempre foi integrante, porém sem um mecanismo que as enxerguem e respeitem em suas especificidades. A importância social do projeto OPERÁRIAS DAS ARTES é grande, pois cultura é um direito fundamental garantido na constituição brasileira. Minha atuação social, política, cultural e humana sempre foi e continuará sendo de grande importância para o crescimento, manutenção e reconhecimento da identidade cultural de minha cidade”, defende a idealizadora.

PROGRAMAÇÃO POR DIA:

06 DE MAIO DE 2023

Feira com produtos da região

16h – Lina Rehem (Música MPB/ Cancioneiro Popular) / 16h50 – Margô Oliveira – Poesias do Silêncio / 17h20 – Grupo Fuzuê Candango – Musica – Forró, ciranda, cultura popular / 18h10 – Gleide Firmino com trecho com monólogo “Pele” – Teatro / 18h40 – Jirlene Pascoal em “Mulheres que Falam com a Alma” – Performance poética teatral / 19h10 – Ana Flavia Garcia em “A incrível mulher que virou jarro (A origem)” – Palhaçaria / 20h00 – Flor Furacão – Trio de forro jazz

07 DE MAIO DE 2023

Feira com produtos da região

16h – Margô Oliveira – Poesias do Silêncio / 16h30 – Grupo Fuzuê Candango – Musica – Forró, ciranda, cultura popular / 17h20 – Débora Zimmer e Dani da Silva – Demolidoras (Música – MPB autoral) / 18h10 – Maria Eugenia no Solo Performático “Desamadas” – Teatro / 18h50 – Anna Moura – Slam-se! Performance de Poesia Falada / 19h20 – Ramona Jucá, participação especial KDQ Onijá – Coco com Rap / 20h10 – Maboh & Os Jazzies – Musica – Capoeira, soul, afoxé, jazz

SERVIÇO

Projeto Operárias das Artes 3ª Edição / Dias: 6 e 7 de maio / Local: Casa do Cantador – QNN 32 Área Especial G, Ceilândia-DF / Horário: das 15h às 21h

Ingresso: 1 pacote de absorvente feminino / Classificação: Livre

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral, Curadoria e Direção Artística: Nanci Araújo /Produção Cultural: Suene Karim, Nanci Araújo e Gabriel Mayê / Assistente de Produção Cultural: Filipe Lopes / Assistente de Palco: Ian Soares / Designer Gráfica: Valéria amorim/ Candia Produções / Social Mídia: William Cappadócia / Assessor de Imprensa: Josuel Junior / Fotografia/Vídeo: Yago Kielling /Este projeto conta com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Mais Notícias
Variedades

Tailândia Podcast é um novo espaço para que artistas independentes do DF tenham local para gravações

Variedades

Final de semana com diversas atrações em Ceilândia

Variedades

Confira do Documentário da Expedição Brinquedo de Ler

Variedades

Fim de Semana com lançamento de livros no Espaço Cultural Renato Russo