A noite desta sexta-feira, dia 2 de setembro, na Birosca, será para aquecer corpos e mentes para os cinco dias consecutivos de festival, entre 14 e 18 de setembro, no Eixo Cultural Ibero Americano. Além de shows musicais, o PLURAL realiza mostra de artes visuais, palestras, feira de arte e cultura LGBTQIAPN+, oficina artística e batalhas de rimas.
Para este Baile PLURAL, desembarca em Brasília, diretamente do Rio de Janeiro, o Bonde das Maravilhas. Vindas de São Gonçalo e Niterói, as funkeiras ficaram conhecidas em 2011 quando lançaram o Aquecimento das Maravilhas, que virou febre ao apresentarem para o Brasil o famoso ‘quadradinho de 8’, passo de dança inventado por elas.
Brasilienses que sobem ao palco da Birosca para este Baile são Caleba Brasil, cantora, atriz e performer, Caleba é bruxaria que corre nossas veias das periferias do DF. De suas vivências, saíram EPs que já foram parar nas plataformas digitais como Quarentena e Enjauladas. Outra atração da noite são as DJs Úrsula Zion e CXXJU e o DJ Nícolas Magalhães.
Para essa estreia presencial de PLURAL – Música e Diversidade, uma vez que as duas primeiras edições foram em formato on-line respeitando as restrições impostas pela Pandemia de Covid-19,a curadoria privilegiou atrações musicais locais. Mas também convidou artistas com trajetória nacional já consolidada como Alice Caymmi (RJ), Linn da Quebrada (SP), e Majur (BA), além de Potyguara Bardo (RN), e Getúlio Abelha (CE), nomes que vêm conquistando destaque, e das promessas Mascucetas (MG), e Mulamba (SP).
Do Distrito Federal, que sobem ao palco montado na área externa do Eixo Cultural Ibero Americano dias 17 e 18 de setembro, estão Fernanda Jacob, Letícia Fialho, Thabata Lorena, Puta Romântica, Flor Furacão, Saraní, Trio Cerrado Jazz, Aurora Vênus e Medro Mesquita. Os ingressos para os shows, a partir de R$ 10, já estão à venda no Furando Fila.
Baile PLURA, esquenta do Festival PLURAL – Música e Diversidade
Local: Birosca, do CONIC
Endereço: SDS Sul, Edifício Venâncio IV-V
Dia e horário: sexta-feira, 2 de setembro, das 22h às 6h
Ingressos: a partir de R$ 30, à venda em SHOTGUN
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 18 anos