Especial

Taça das Favelas Brasília 2022 estreia com jogos da 1ª fase. Saiba como foi o primeiro fim de semana do torneio

Está aberta mais uma Taça das Favelas Brasília! Os trabalhos da 5ª edição do campeonato de futebol começaram nesse sábado (03/09), com a realização do congresso técnico, no Teatro Paulo Gracindo, no Sesc Gama. Já o domingo (04/09), dia da abertura oficial do torneio, teve nove partidas da 1ª fase, sendo quatro femininas e cinco masculinas. A 1ª fase, vale destacar, já funciona em caráter eliminatório, com sistema de ida e volta, ou seja, dois times adversários se enfrentam duas vezes. Os jogos foram realizados no campo sintético da quadra 38 do Guará 2, onde ocorrerão até a semifinal.
 

A edição de 2022 do campeonato tem 48 times na disputa, com 32 masculinos e 16 femininos, cada um representando um bairro ou região administrativa de regiões periféricas do DF e entorno. Neste fim de semana, entre os times femininos, o destaque vai para o Recanto das Emas, que derrotou a Estrutural por 5 x 0. O Varjão marcou 4 gols contra 0 do Guará, enquanto o time de Ceilândia Norte fez 3 x 0 contra o Sol Nascente. O jogo de ida de Ceilândia Sul e Samambaia, por sua vez, teve placar de 3 x 1, respectivamente.
 

Os resultados foram mais apertados entre os jogos de ida da categoria masculina, com exceção do time de Samambaia Norte, que pontuou 5 gols contra 1 do time Vila Cauhy. A partida entre Guará e Pôr do Sol ficou em 3 x 2, enquanto o placar de Candangolândia contra o Incra foi de 2 x 3. Riacho Fundo 1 venceu o Sol Nascente por 1 x 0, enquanto Recanto das Emas e Varjão empataram com 1 x 1.
 

Os times de ambas categorias voltam a se enfrentar nos jogos de volta da 1ª fase, entre os fins de semana dos dias 10 a 18 de setembro. A partir daí, a categoria masculina competirá nas oitavas de final, quartas de final e semifinal. Os times femininos, devido à menor quantidade, partirão da 1ª fase já para as quartas de final. A final será no dia 8 de outubro, no estádio Defelê, com transmissão ao vivo na TV Globo Brasília. Durante os jogos, é possível acompanhar todas as atualizações em tempo real por meio do aplicativo iFut.
 

Congresso técnico
 

Tradicionalmente, o congresso técnico antecede a abertura da Taça das Favelas Brasília. Nele, a organização do campeonato apresenta as regras e a programação dos jogos da primeira fase para os líderes dos times. Nesse sábado (03/09), os participantes entenderam as mudanças da edição 2022 em relação ao ano passado. Além disso, o evento contou com participação especial do Lúcio, ex-zagueiro da Seleção Brasileira, que deu uma palavra de incentivo e falou um pouco sobre sua trajetória.
 

“Sem dúvidas, este primeiro fim de semana foi um grande sucesso”, comenta Bruno Kesseler, presidente da Central Única das Favelas do Distrito Federal, organização idealizadora do torneio. “Já podemos perceber que teremos uma edição muito disputada. Nos primeiros jogos deste domingo, tivemos grandes confrontos, com destaque já para a primeira partida da categoria masculina, com Guará x Por do Sol. Os donos da casa ganharam de virada por 3 x 2, foi um grande jogo!”
 

Taça das Favelas Brasília 2022

A Taça das Favelas começou no Rio de Janeiro, há 10 anos, e já existe em 18 estados atualmente, cada um com seu formato. Alguns estados contam somente com times masculinos, enquanto outros também incluem times femininos. Considerado o maior campeonato de futebol de favelas do mundo, o projeto busca incentivar a prática esportiva nas comunidades periféricas e trazer oportunidade para jovens atletas. Neste ano, o grande diferencial é a edição nacional, com disputa entre times dos estados participantes no dia 19 de novembro, transmitida pela TV Globo
 

No Distrito Federal, o torneio existe desde 2016, quando teve o nome de Taça das Quebradas, com idealização da Central Única das Favelas do Distrito Federal (Cufa-DF). Em 2017, passou a se chamar Taça das Favelas. A terceira edição foi realizada em 2019 e a quarta e última, em 2021, com o prêmio da categoria masculina para o time de Samambaia Sul e o da feminina para Ceilândia Norte. Na edição 2022, a realização do campeonato é do Projeto SA, em parceria Cufa-DF e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF, que fomenta a iniciativa.
 

Cronograma:
03/09 – sábado – Congresso técnico
04/09 – domingo – Abertura e início dos jogos da 1ª fase
10/09 – sábado – Jogos da 1ª fase
11/09 – domingo – Jogos da 1ª fase
17/09 – sábado – Jogos da 1ª fase
18/09 – domingo – Jogos da 1ª fase
24/09 – sábado – Oitavas de final da categoria masculina
25/09 – domingo – Quartas de final das categorias masculina e feminina
01/10 – sábado – Semifinal masculina e feminina
08/10 – sábado – Final masculina e feminina DF
19/11 – sábado – Final nacional

Related posts
EspecialGratuito

Show gospel e projeção visual: confira a programação cultural no fim de semana em Brasília pós feriado

Especial

Birosca promove baile esquenta para a 3ª edição do Festival PLURAL - Música e Diversidade

Especial

Brasília Brew Fest volta ao Parque da Cidade e realiza nova edição da Corrida da Cerveja em setembro

Especial

Copa do Mundo: febre do álbum de figurinhas em todas as idades invade Brasília