Este sábado, 20 de março, marca o início do outono. Nessa época, em que ocorre a transição do período chuvoso para o seco, a umidade do ar e a temperatura começam a diminuir e, com isso, aumenta a concentração de poluentes na atmosfera. Isso favorece o aparecimento de doenças respiratórias, como explica Jefferson Pitelli, otorrinolaringologista do Hospital Anchieta de Brasília.
“A grande concentração de poluentes na atmosfera, bem como a concentração de pessoas em locais pouco ventilados, predispõe ao aparecimento de doenças respiratórias, estando entre as mais comuns: gripes, resfriados, bronquite, asma, rinites e sinusites”, pontua o médico. Pitelli chama a atenção para a semelhança dos sintomas dessas doenças e da covid-19. “Como estamos enfrentando a pandemia, sempre que houver dúvidas, procure um especialista para realizar o diagnóstico correto”, aconselha.
Para evitar problemas futuros, ele lista algumas medidas simples que ajudam a prevenir os problemas respiratórios comuns dessa época, bem como a covid-19. São eles:
Manter-se hidratado;
Lavar as mãos e utilizar álcool gel sempre;
Utilizar máscaras de proteção
Manter o ambiente arejado
Evitar locais com aglomerações
Manter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e sono adequado.