O festival será realizado entre 14 e 20 de novembro, porém, as inscrições para grupos e artistas que farão parte da programação estarão abertas de 30 de agosto a 15 de setembro de 2022.
O Festival Cena Universitária Nacional de Brasília é um dos maiores encontros de teatro universitário do país. Ao longo das edições anteriores, estiveram presentes representantes das artes cênicas das maiores instituições federais, aproximando as produções artísticas dos estudantes e contemplando as cinco regiões do Brasil.
O evento oferece, 10 espetáculos universitários, 2 espetáculos profissionais, 8 oficinas formativas, palestras, lançamento de livros e exposições, além do ponto de encontro com música e gastronomia. Em suas duas ultimas edições, envolveu mais de quatro mil pessoas, entre público e artistas. O festival tem parceria com o festival estudantil FESTA e com o Cena contemporânea, criando assim uma ponte onde um espetáculo do Ensino Médio participa do Festival Universitário e um espetáculo universitário participa do Cena Contemporânea.
Nesta terceira edição, o Festival será ampliado para outras regiões administrativas além do Plano Piloto, possibilitando maior acesso e envolvimento dos estudantes e da comunidade. Para isso, será criada a Mostra CéU nas Escolas, levando 3 que circularão pelas regiões administrativas Gama, Ceilândia e Sobradinho. Dentre os 10 espetáculos selecionados, via edital, serão reservadas, no mínimo, 3 vagas para espetáculos universitários do DF, visando a participação das principais instituições de ensino superior em teatro, locais e 1 vaga para um espetáculo estudantil oriundo do escolas do ensino médio.
O Festival Cena Universitária Nacional de Brasília nasceu em 2017 com apoio do FAC e da FUNARTE e já é um dos mais importantes eventos de ensino, pesquisa e extensão do calendário do Distrito Federal e do Brasil. Em sua primeira edição contou com a inscrição de 88 projetos de todo o Brasil, envolvendo mais de 850 artistas-pesquisadores. Deste total, foram selecionados, via edital, 104 artistas de 8 diferentes instituições universitárias públicas do Brasil. No âmbito local, envolveu as principais instituições de ensino em artes cênicas: UnB, Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, IESB e IFB, além de importantes artistas e pesquisadores.
As apresentações dos espetáculos estão vinculadas a debates e análises, que por seu elevado nível didático pedagógico, graças ao corpo de professores-artistas, cumpre papel decisivo no estímulo à criação e à indução de novas experiências cênicas por meio de uma crítica fortemente reflexiva de caráter eminentemente construtivo. O Festival terá tradução em libras de todos os espetáculos participantes, assim como na primeira edição, uma vez que a inclusão social é um dos princípios que regem o projeto.
“Optamos aguardar para realizar o festival de forma presencial, e depois de tanta espera estamos com muita vontade de encontrar as pessoas, fazer o Brasil se encontrar aqui em Brasília, ver os artistas do norte no palco, olhar nos olhos dos artistas do nordeste e sudeste, ver o suor dos artistas do sul e centro-oeste escorrer na nossa frente. O teatro é a arte da presença!”, comenta o idealizador Diego Borges.
Poderão participar artistas e grupos veiculados às universidades de Artes Cênicas do país. As inscrições serão feitas por meio do site www.cenauniversitaria.com.br.
3º O Festival Cena Universitária Nacional de Brasília – CÉU
Saiba mais em @cenauniversitaria