A reexibição inesperada de “Tieta” despertou uma nova dinâmica do ato de assistir telenovelas.
Exibida originalmente entre 1989 e 1990, “Tieta”, novela de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn baseada no romance de Jorge Amado, tem feito telespectadores acessarem à versão ao vivo, transmitida no fim da tarde no “Vale a pena ver de novo” e a versão original para que haja uma comparação do que foi cortado, reeditado, suprimido ou modificado para o horário da reprise.
Nas redes, é possível perceber que há 4 públicos diferentes que acompanham a novela:
1º O público que já assistiu, tem conhecimento de causa e que voltou a ligar a TV unicamente para ver a reexibição;
2º O público que já acompanha as reprises verpertinas, independente da novela que esteja em transmissão;
3º O público jovem que comenta tudo que é diferente para os padrões televisivos dos anos 2020. É este o público que quer saber quem é a mulher de Branco, se Tieta fica com o sobrinho Ricardo ou não, se Carmosina e Gladstone ficarão juntos…
4º O público de verdadeiros especialistas da novela. São aqueles que entram no app do Globoplay para saber qual capítulo da reprise é equivalente ao original, se os ganchos de encerramento de capítulo são os mesmos, quais minutos foram aproveitados ou cortados e quanto de audiência a novela tem dado. É quase uma análise de ibope independente e feita pelos próprios telespectadores-investigadores. Isso gera engajamento e conteúdo diáriamente, principalmente no X e no Instagram.

No X, o noveleiro jornalista Fael https://x.com/boydriiguete presta esse serviço de balanço de capítulos da novela. Em sua última postagem assegurou que o capítulo 65 da reprise é equivalente ao capítulo 116 da versão original, exibido em 26 de dezembro de 1989 com 46 minutos de arte. Claro que vale considerar que, por não haver exibição da abertura da novela, do encerramento e das cenas do próximo capítulo, praticamente 4 minutos originais são sempre descontados desta conta.
Já Brenno Moura é o observador dos números de audiência e faz balanços do que “Tieta” recebe da “Sessão da Tarde” e qual pontuação ela entrega à inédita “Garota do Momento”, exibida às 18h20.
Filomena Ferreto – no X https://x.com/leocastromj1 (perfim que homenageia a personagem de Aracy Balabanian na novela “A Próxima Vítima”) também tem pílulas diárias sobre a novela, sempre com doses ácidas de bom humor, gerando assunto sobre o “Vale a pena” durante a semana.
No Instagram, os vídeos que os artistas Josuel Junior (https://www.instagram.com/josueljunior1/) e Arthur Scovino (https://www.instagram.com/arthurscovino/) fizeram com trilhas sonoras, trechos, vídeos comentando sobre a novela e o livro de Jorge Amado ultrapassam 100 mil visualizações nos dois perfis, estimulando os seguidores a comprarem no Mercado Livre as edições da obra.
“Tieta” surpreendentemente está na moda. Virou fantasia de carnaval, conteúdo de redes sociais, tema de podcasts e segue alcançando picos de audiência que deixam até os mais otimistas sem argumento. Ganha o público, ganham os artistas que participaram e ganha a própria arte brasileira, ressignificada décadas após décadas.