Shows

Roda de Choro embala Almoço Musical do Terraço Shopping em fevereiro

O projeto Roda de Choro no Almoço Musical do Terraço Shopping segue com programação diversificada dedicada ao choro, um ritmo ícone da cultura e da música brasileira. As apresentações musicais são realizadas todos os domingos do ano, na Praça Central, às 13h, em parceria com a Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello (Clube do Choro de Brasília) e produção da Tato Comunicação.

A instituição trabalha com professores especialistas no estilo formando músicos para manter vivo e divulgar o legado de mestres como Pixinguinha, Garoto, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e Pernambuco do Pandeiro, entre outros. Na programação de janeiro, quatro grupos que representam toda a musicalidade desses talentos brasileiros.

No dia 2 de fevereiro, a Roda de Choro apresenta o grupo Choro Raiz. Fundado em junho de 2018, o grupo de amigos une-se para tocar e exaltar o estilo brasileiro choro, buscando sempre as tradições. Na formação, Lucas Parente no Cavaquinho, João Vitor no Violão, Felipe Nunes no bandolim e Mateus Timponi no pandeiro. A musicalidade junta referências de outros estilos brasileiros, como forró, baião, maxixe, samba, valsa e até jazz.

No dia 9 de fevereiro, a dupla Tiago Tunes e Juçara Dantas apresenta repertório para bandolim e violão recheado de experimentações sonoras. A dupla, que já passou por palcos de Brasília, Belém e Genebra, onde participaram do 9º Festival Plein Air à Voltaire, também a interação com texturas musicais diferentes, baseando-se em compositores como Astor Piazzolla e Radamés Gnattali. Atualmente trabalham em um novo repertório e se preparam para registrar em estúdio seu primeiro trabalho juntos.

Dia 16 de fevereiro, quem sobe ao palco do Terraço Shopping é o grupo Choro Ludita, formado pelo bandolinista Tiago Tunes, considerado uma das grandes revelações do bandolim brasiliense; a violinista Juçara Dantas, formada na cidade de Belém, e atua em diversos grupos de Choro de Brasília, além de ser professora da Escola de Choro Raphael Rabello; a flautista Gabriela Tunes,  formada nas rodas de choro da cidade, tendo tocado por 6 anos e o pandeirista Gabriel Tomé, experiente instrumentista que participa atualmente também dos grupos Forró do B e Choro da Resistência.  

No dia 23 de fevereiro, o choro é protagonizado por elas. O grupo Fulanitas, composto por mulheres atuantes no protagonismo feminino do cenário musical da cidade. Criado em 2018 o regional tem sua raiz no choro, mas navega também por outras sonoridades genuinamente brasileiras como, baião, maxixe e samba. O grupo conta com Amanda Alves, no cavaquinho, Luciana Lins, no violão de 7 cordas, Suelen Almeida, na flauta transversal e Vani Veloso, no pandeiro. O repertório é composto por clássicos do choro, baiões e maxixes. Indo desde Pixinguinha, Jacob do bandolim e Waldir Azevedo, passando por Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth até Luiz Gonzaga.

Todos os domingos, às 13h, na Praça Central do Terraço Shopping.

Acesso livre.

Classificação Livre

Share

Recent Posts

Setembro contará com oficinas artísticas de graça no DF

Projeto oferece oficinas artísticas gratuitas ao público. Nelas, a arte da capoeira, do samba de…

2 semanas ago

Cerrado Jazz 2024 traz grandes nomes da música e atrações gratuitas a Brasília

Nos dias 23 e 24 de agosto, Brasília será palco da 5ª edição do Cerrado…

3 semanas ago

Recanto das Emas terá nova edição do Festival Nacional de Teatro de Bolso

O FNTB - Festival Nacional de Teatro de Bolso chega à sua quarta edição com…

1 mês ago

Parada de Quinta: Anexo BZ inicia projeto musical com roda de samba e pagode

O Anexo BZ, um novo espaço cultural em Brasília, está promovendo o projeto "Parada de…

1 mês ago

Brasília recebe Corrida da Cidadania; saiba detalhes

As inscrições do 2º lote abrem nesta quinta-feira (7/8) no site Brasil Corrid

1 mês ago

Confira os melhores restaurantes em Brasília para celebrar o Dia dos Pais

Em 11 de agosto, diversas opções gastronômicas aguardam as famílias de Brasília para celebrar o…

1 mês ago