Roda de Choro embala Almoço Musical do Terraço Shopping em fevereiro

O projeto Roda de Choro no Almoço Musical do Terraço Shopping segue com programação diversificada dedicada ao choro, um ritmo ícone da cultura e da música brasileira. As apresentações musicais são realizadas todos os domingos do ano, na Praça Central, às 13h, em parceria com a Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello (Clube do Choro de Brasília) e produção da Tato Comunicação.

A instituição trabalha com professores especialistas no estilo formando músicos para manter vivo e divulgar o legado de mestres como Pixinguinha, Garoto, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e Pernambuco do Pandeiro, entre outros. Na programação de janeiro, quatro grupos que representam toda a musicalidade desses talentos brasileiros.

No dia 2 de fevereiro, a Roda de Choro apresenta o grupo Choro Raiz. Fundado em junho de 2018, o grupo de amigos une-se para tocar e exaltar o estilo brasileiro choro, buscando sempre as tradições. Na formação, Lucas Parente no Cavaquinho, João Vitor no Violão, Felipe Nunes no bandolim e Mateus Timponi no pandeiro. A musicalidade junta referências de outros estilos brasileiros, como forró, baião, maxixe, samba, valsa e até jazz.

No dia 9 de fevereiro, a dupla Tiago Tunes e Juçara Dantas apresenta repertório para bandolim e violão recheado de experimentações sonoras. A dupla, que já passou por palcos de Brasília, Belém e Genebra, onde participaram do 9º Festival Plein Air à Voltaire, também a interação com texturas musicais diferentes, baseando-se em compositores como Astor Piazzolla e Radamés Gnattali. Atualmente trabalham em um novo repertório e se preparam para registrar em estúdio seu primeiro trabalho juntos.

Dia 16 de fevereiro, quem sobe ao palco do Terraço Shopping é o grupo Choro Ludita, formado pelo bandolinista Tiago Tunes, considerado uma das grandes revelações do bandolim brasiliense; a violinista Juçara Dantas, formada na cidade de Belém, e atua em diversos grupos de Choro de Brasília, além de ser professora da Escola de Choro Raphael Rabello; a flautista Gabriela Tunes,  formada nas rodas de choro da cidade, tendo tocado por 6 anos e o pandeirista Gabriel Tomé, experiente instrumentista que participa atualmente também dos grupos Forró do B e Choro da Resistência.  

No dia 23 de fevereiro, o choro é protagonizado por elas. O grupo Fulanitas, composto por mulheres atuantes no protagonismo feminino do cenário musical da cidade. Criado em 2018 o regional tem sua raiz no choro, mas navega também por outras sonoridades genuinamente brasileiras como, baião, maxixe e samba. O grupo conta com Amanda Alves, no cavaquinho, Luciana Lins, no violão de 7 cordas, Suelen Almeida, na flauta transversal e Vani Veloso, no pandeiro. O repertório é composto por clássicos do choro, baiões e maxixes. Indo desde Pixinguinha, Jacob do bandolim e Waldir Azevedo, passando por Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth até Luiz Gonzaga.

Todos os domingos, às 13h, na Praça Central do Terraço Shopping.

Acesso livre.

Classificação Livre