O CCBB Educativo propõe uma atividade especial em razão da semana em que se comemora o Dia dos Povos Originários e o 63° aniversário de Brasília. No dia 21/04, indígenas, professores, estudantes, pesquisadores e o público em geral são convidados para uma visita mediada pela exposição Fotógrafos Italianos – no florescer da fotografia brasileira, seguido de uma conversa com a antropóloga Bruna Martins*, que irá instigar os participantes a assumirem um olhar crítico e reflexivo sobre os povos originários brasileiros, sobre a representação indígena nos espaços culturais e a necessidade de descolonizar esses espaços artísticos.
A partir de visita mediada à exposição Fotógrafos Italianos – no florescer da fotografia brasileira – mostra que conta com mais de 90 fotografias, registros de monumentos históricos desde a vida urbana até as profundezas da Amazônia, feitos entre o fim do século XIX e início do XX por grandes fotógrafos italianos – a antropóloga Bruna Martins vai conduzir um debate em que pretende despertar reflexões sobre o anonimato dos fotografados e o sensacionalismo da imagem no século XIX. Segundo a antropóloga, apesar da validade histórica dessas fotos, que é inegável, percebe-se uma forma bastante colonialista de retrato do outro, nesse caso, os indígenas e brasileiros daquele século.
Ainda sobre reflexões sobre os povos originários, no dia 21, o Cine CCBB exibirá o filme Iracema, uma Transa Amazônica (classificação indicativa 16 anos – 91 min; dir.Jorge Bodanzky, Orlando Senna; Brasil), com interpretação em libras, seguido de uma conversa com a professora Mariana Souto. O filme faz parte da mostra El Camino – Cinema de Viagem da América do Sul.
O Programa CCBB Educativo oferece ações com arte e educação de maneira multidisciplinar provocando reflexão, diálogo e troca significativa entre público, artista e sociedade. E durante o mês de abril, teremos duas atividades especiais sobre inclusão, sendo uma no dia 20, Protagonismo da Pessoa Neurodiversa, e outra no dia 28, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. A programação completa, ingressos gratuitos e mais informações podem ser encontradas no telefone (61) 3222-0341 e no https://programaccbbeducativo.com.br/ ou https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/
*Sobre a antropóloga Bruna Martins
Bruna Martins é Bacharel em Antropologia pela Universidade de Brasília. Colabora nas Pesquisas e nas ações de intervenção do Instituto Promundo e do Centro de Trabalho Indigenista. Foi estagiária do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília entre 2019 e 2020 atuando como Arte Educadora. Atuou como estagiária de Antropologia no projeto Culturas Vivas sob coordenação do Centro de Trabalho Indigenista, visando a pesquisa de acervo etnográfico e dinamização do Memorial dos Povos Indígenas. Pesquisa a relação entre Antropologia, Museus e Arte. Tem interesse nas áreas de Antropologia, Museus, Gênero e Educação, com ênfase em cultura material e etnomuseologia.
Programação:
Dia dos povos originários
Data: 21 de abril
Horário: 15h30
Local: Galeria 4
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita, mediante emissão de ingresso em bb.com.br/cultura ou na bilheteria física.
Capacidade: 45 pessoas
Roda de conversa- Protagonismo da pessoa neurodiversa
Data: 20 de abril
Horário: 19h
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita, mediante emissão de ingresso em bb.com.br/cultura ou na bilheteria física.
Capacidade: 45 pessoas
Convidados:
Gabriela Argañaraz – modelo, dançarina e atriz, pessoa com síndrome de Dandy Walker.
Laura Garcia – atriz e bailarina, pessoa com Transtorno Global do Desenvolvimento.
Vittória Mesquita – estudante, digital influencer, pessoa com síndrome de down (a confirmar).
Laura Rodriguez Queiroz – psicóloga do Instituto Ninar, especializado em estimulação terapêutica intensiva, baseada na Análise do Comportamento Aplicada, a partir da interseção entre as áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física, pedagogia e música.
Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
Data: 28 de abril
Horário: 14h
Local: Jardim
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita, mediante emissão de ingresso em bb.com.br/cultura ou na bilheteria física.
Capacidade: 45 pessoas
Serviço:
Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil – Distrito Federal
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Espacial Sul – Brasília – DF – Tel: (61) 3108 7600
Consulte a programação em www.bb.com.br/cultura https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/
CCBB Brasília
Aberto de terça a domingo, das 09h às 21h.
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Espacial Sul – Brasília – DF – Tel: (61) 3108 7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Site/ bb.com.br/cultura
Facebook/ccbb.brasilia
Twitter/ @ccbb_df
Instagram/ccbbbrasilia
Youtube/ Bancodobrasil
Informações para Imprensa
Tato Comunicação
Jaqueline Dias – 61 99988.9618
Cíntia Rogner 61 9213.9013