Especial

Festival “Backstage – Crias do Baile” promove oficinas gratuitas de música

Sobe o som, DJ! Os frequentadores dos famosos bailes devem estar acostumados com essa exclamação. As festas com discotecagem, pista de dança e dançarinos são, sem dúvida, uma das grandes...

Espaço Cultural Renato Russo

Sobe o som, DJ! Os frequentadores dos famosos bailes devem estar acostumados com essa exclamação. As festas com discotecagem, pista de dança e dançarinos são, sem dúvida, uma das grandes manifestações da cultura periférica do DF. No baile nasceram vários artistas renomados da capital e que escreveram a história do funk, hip hop e da black music do Brasil. O movimento urge com a participação de novos “crias”,  pessoas que cresceram dentro dos bailes e agora assumem os pick-ups desse importante instrumento que mistura música com comunidade. 

É com esse propósito que nasce a primeira edição do ‘Festival Backstage – Crias do Baile’. O projeto instrumentaliza os participantes para, dessa maneira, fomentar a cadeia produtiva cultural do DF, realizando de forma descentralizada oficinas gratuitas para produtores, DJs, roadies e artistas em diferentes Regiões Administrativas da capital, como Itapoã, no Residencial Minas Gerais e Samambaia, no Complexo Cultura e na 508 Sul, no Espaço Renato Russol. A inscrições podem ser feitas no link.

“O Festival quer aumentar o leque de oportunidades para pessoas que nunca tiveram a chance de aprofundar os conhecimentos sobre campos das áreas técnicas e de produção musical. A ideia é levar para regiões periféricas imersões gratuitas que contribuam para uma troca de conhecimento que vai desde o início da carreira musical, até a compreensão jurídica do valor autoral de suas respectivas obras publicadas, principalmente nos gêneros rap, trap e funk”, explica Arthur Marques, organizador do Festival Backstage.

Os cursos são ministrados pela Craudi Company, uma produtora independente especialista em design de experiências, em parceria com Capacita – Escola Sociocriativa, uma instituição especializada em atividades formativas na área de economia criativa. O ‘Crias do Baile’ inicia no fim do mês de abril, nos dias 29 e 30, no Itapoã, depois passará pela Samambaia, durante os dias 6 e 7 de maio (sábado e domingo, respectivamente) e chega na Asa Sul nos dias 20 e 21 de maio, no Espaço Renato Russo. “A ideia de um projeto itinerante é o de alcançar o maior número de pessoas possíveis, em regiões diferentes do DF. Por isso escolhemos nessa primeira edição Itapoã e Samambaia por serem geograficamente distantes e apresentarem índices demográficos elevados não só das cidades, mas também de RA’s vizinhas a elas”, conta Lucas Pucci, idealizador do projeto e membro da Craudi Company.

Oficinas

O “Festival Backstage – Crias do Baile” oferece seis oficinas gratuitas sobre temas que percorrem toda a organização de um produto musical. Terá o workshop de Direitos Autorais e Consultoria Jurídica com Caio Chaim, advogado especializado em Direitos Autorais; oficina de Live Stream, Cenários Digitais e Assessoria de Carreira com Lucas Pucci, proponente do projeto e articulador cultural, com formação em Relações Internacionais na Universidade de Brasília – UnB; Roadie, Logística e Produção Técnica para Área Musical será ministrada por Rodrigo Barbosa, membro da Craudi e produtor musical; oficina de Introdução a Produção Musical ensina a fazer o seu próprio beat/som, com aulas do DJ Cesar Werlon. O curso de Produção Musical Avançada será com a DJ Paula Torelly, produtora e primeira mulher dona de um estúdio de música no DF e a oficina de Discotecagem e Mixagem de Áudio será com a DJ Ketlen.

Debates/Mesas Redondas

Além das oficinas, o projeto também promove debates importantes sobre mercado de trabalho, cenário atual, inclusão social, novas tecnologias, políticas públicas, necessidades de fomento e formas de captação de recursos para técnicos e artistas. A roda de conversa é também um momento de renovação de votos e intenções para ações e projetos futuros da categoria como um todo.

Festival Backstage – Crias do Baile

O Festival Backstackage – Crias do Baile chega para ajudar na capacitação de novos profissionais do setor cultural, como produtores, DJs, Roadies, Streamers e demais articuladores, com alternativas acessíveis, de forma a simplificar e incentivar os participantes das oficinas a ingressarem no mercado de entretenimento musical de maneira qualificada. Fruto do fomento do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, da Secretaria de Estado de Cultura da Economia Criativa do DF, o projeto realiza agora sua primeira edição e vai percorrer Itapoã e Samambaia. A expectativa é que mais de 200 jovens periféricos participem das oficinas e rodas de conversas.

Craudi Company

A Craudi Company, é uma produtora independente especialista em design de experiências, que sempre mescla elementos de arte, moda e decoração com extrema qualidade musical, resultando em eventos que vão desde programas de auditório à desfiles de moda, shows e passeios gastronômicos.


Serviço | Festival Backstage – Crias do Baile

Itapoã

Data: 29 e 30 de abril (sábado e domingo) – a partir das 10h30

Onde: EPCT – DF 001 km 12 s/n, Residencial Minas Gerais  – Itapoã

Informações escolasociocriativa@gmail.com

Inscrições gratuitas:https://linktr.ee/festivalbackstage

Samambaia

Data: 6 e 7 de maio (sábado e domingo) – a partir das 10h30

Onde: Quadra 301 Conjunto 05 Lote 01 – Samambaia – DF

Informações: escolasociocriativa@gmail.com

Inscrições gratuitas: https://linktr.ee/festivalbackstage

508 Sul

Data: 20 e 21 de maio (sábado e domingo) – a partir das 10h30

Onde: Espaço Cultural Renato Russo

Informações: escolasociocriativa@gmail.com

Inscrições gratuitas: https://linktr.ee/festivalbackstage

Mais Notícias
Especial

Brasília recebe treinamento imersivo de vendas com André Nunes

Especial

Ex-Casseta Maria Paula estreia programa sobre empreendedorismo

EspecialGratuito

Colégio Objetivo promove feira com o "Mundo em Transformação"

Especial

Complexo Cultural do Choro oferece programação diversa para toda família