Lançada neste mês de outubro, a Mediato Conecta articula o encontro de equipamentos culturais com instituições de ensino. Por meio de uma plataforma digital, a iniciativa inovadora atua para solucionar uma importante necessidade de aproveitar todo potencial da arte e da cultura, levando jovens e estudantes a viverem experiências educativas em seus espaços por meio de atividades culturais. A plataforma Mediato Conecta vai facilitar o acesso à arte e cultura, divulgando as atividades culturais dos espaços e ainda oferecendo serviços que vão otimizar as visitas, como agendamento e experiências educativas.
“Queremos colaborar para a formação de uma sociedade capaz de inventar novos mundos. Fazemos isso por meio de experiências sensíveis e criativas, capazes de transformar cotidianos, inspirar novas formas de ver e viver no mundo. Realizamos isso diminuindo as distâncias entre a arte e as pessoas”, explica Luênia Guedes, coordenadora da Mediato.
Como funciona
A Mediato é a ponte que vai unir o público aos locais de fomento à cultura.Ao acessar a plataforma, os interessados encontrarão uma vasta programação de diversos espaços culturais do Distrito Federal. É possível localizar atividades disponíveis a partir de filtros, como: classificação indicativa, acessibilidades, local, entre outros. Instituições de ensino e equipamentos culturais podem se cadastrar na plataforma, neste link manifestando seus interesses em oferecer programação cultural ou buscar atividades para complementar o ensino educacional. Para as escolas, há ainda a possibilidade de ter transporte gratuito.
Para as escolas
Facilidade para encontrar e escolher atividades adequadas ao seu público. E, ainda, a possibilidade de ter transporte gratuito para o equipamento cultural.
Para os espaços culturais
Uma forma de otimizar a divulgação dos eventos, organizar o agendamento de grupos e ampliar o seu público.
Aproximar a arte de pessoas
Cada visita mediada resulta em momentos geradores de experiências, oferecendo transformações que refletem no cotidiano de crianças e jovens. São promovidos encontros com a arte por meio de ações lúdicas personalizadas para cada experiência cultural, como vivências na escola antes e depois de ir ao teatro, oficinas temáticas em museus e trajetos sensíveis pela cidade.
“Para colocar esse sonho em prática, desenvolvemos uma metodologia própria fundamentada em quatro princípios: descobrir, sensibilizar, refletir e criar. Além disso, a versatilidade de formatos também é diferencial nos nossos trabalhos. Garantimos que o encontro com a arte esteja o mais próximo da necessidade e do contexto de cada grupo”, detalha Arlene von Sohsten, coordenadora da Mediato.
Atuante no mercado cultural desde 2010, desenvolvendo programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, a Mediato colabora diretamente para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e a valorização dos bens culturais. Desde 2014, desenvolve um trabalho inovador de mediação para o teatro, intitulado “Diálogo com Espectadores” sendo precursora desta abordagem no Centro-oeste. Esta modalidade foi contemplada 9 vezes pelo Fundo de Apoio à Cultura FAC, alcançando cerca de 20 mil estudantes de 70 escolas públicas de diversas regiões do Distrito Federal. Com o trabalho de mediação em Arte Visuais, a Mediato já atendeu cerca de 30 mil estudantes.
Arte e cultura são fundamentais para a vida, para o desenvolvimento humano. A Mediato é resultado do encontro de duas arte-educadoras que um dia também foram alcançadas pela potência da arte na escola, esse sonho se expandiu e se tornou o propósito dessa iniciativa: promover encontros com a arte e oportunizar o acesso aos equipamentos culturais. A iniciativa é gerida por duas artistas-educadoras especialistas em mediação, Arlene von Sohsten e Luênia Guedes, ambas são formadas e pós-graduadas pela Universidade de Brasília, com pesquisa em recepção artística e educação patrimonial, respectivamente.
Incentivo
A realização da plataforma foi possível por meio do edital Start BSB Seleção Pública de Propostas para Apoio Financeiro na Modalidade Subvenção Econômica à Startups / Projetos Inovadores, lançado em 2019, um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador do Distrito Federal. A iniciativa é promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e operada pela Fundação CERTI. A Mediato foi uma das 50 empresas contempladas com o financiamento. No total, foram 762 participantes cadastrados. Destes, apenas 172 chegaram até a fase final da avaliação.
Sobre a Mediato
Mediato é uma Tecnologia Social que atua na área de mediação artística e cultural, colaborando para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e valorização dos bens culturais. Atua no mercado cultural desde 2010 desenvolvendo programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, somando o alcance de mais de 50 mil estudantes do Distrito Federal. Além disso, desde 2014 desenvolve um trabalho inovador de mediação para o teatro, intitulado “Diálogo com Espectadores”.
Mediato Conecta
E-mail: conecta@mediato.art.br
Informações: 61 9885-9528
Instagram: @mediato.art