Especial

Oficina Desenho em Linhas para Crianças chega ao Espaço Renato Russo

Que tal aprender a desenhar usando apenas canetas esferográficas comuns e ainda conhecer melhor os monumentos de Brasília como o Memorial JK ou o Catetinho? Essa é a proposta da...

Que tal aprender a desenhar usando apenas canetas esferográficas comuns e ainda conhecer melhor os monumentos de Brasília como o Memorial JK ou o Catetinho? Essa é a proposta da oficina “Desenho em Linhas para Crianças”, que o artista Jailson Belfort promove nos dias 25 e 26 de março, com turmas às 15h, 16h ou 17h, no Espaço Cultural Renato Russo.

A atividade gratuita, voltada para crianças a partir de 7 anos, inclui aula de desenho em traços, conversa sobre patrimônio cultural e monumentos de Brasília e ainda visita guiada à exposição Brasília em Linhas, do próprio artista, que está em cartaz na Galeria Ruben Valentim até o dia 26 de março. O objetivo é despertar nos pequenos o interesse pelas artes, suas possibilidades do fazer e ainda ressaltar valores importantes na construção do cidadão.

“A Educação Patrimonial é fundamental para a construção da cidadania. Por meio de conceitos de Patrimônio e sua importância é possível desenvolver a noção de pertencimento, preservação e reconhecimento do legado histórico e artístico de nossa cidade. Durante a aula, desenvolvemos metodologia voltada à esses objetivos a partir do desafio de desenhar os monumentos da Capital Federal ao mesmo tempo em que conversamos com as crianças sobre sua importância cultural e artística”, explica Jailson.

As inscrições para a atividade são gratuitas e podem ser feitas previamente pelo site www.espaçoculturalrenatorusso.com.br

Sobre a exposição
A exposição ‘Brasília em Linhas’ é a mais recente mostra do artista plástico Jailson Belfort. A montagem é composta por 60 (sessenta) obras feitas com canetas esferográficas em homenagem a Capital Federal e retrata seus principais monumentos e ícones. As criações artísticas podem ser visitadas de 9 de fevereiro a 26 de março na galeria Ruben Valentim, do Espaço Cultural Renato Russo.

Cada arte retrata a capital por meio de milhares de traços. Belfort evidencia a precisão, a dedicação e a atenção aos detalhes numa técnica única e inovadora. Para esta composição, utilizou-se linhas, curvas e texturas variadas, inspiradas pela beleza e simplicidade brasiliense.

A exposição “Brasília em Linhas” tem como realizadores a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Espaco Cultural Renato Russo e o Instituto Janelas da Arte.


Sobre o artista Jailson Belfort

Natural de São Luís/MA, o artista plástico começou a desenhar na infância, tendo como referência o apresentador de TV e desenhista Daniel Azulay (1947-2020). É formado em Design, pela Universidade Federal do Maranhão. Trabalhou com Publicidade e Propaganda, em agências, onde foi designer gráfico, ilustrador e diretor de arte. Essa trajetória o levou ao universo dinâmico da comunicação visual, e sua sensibilidade às imagens do cotidiano, que foi tomando forma de arte ao longo de décadas de carreira. Já realizou diversas exposições, como: “Caneta Criativa”, no Supremo Tribunal Federal (Brasília, 2018), “Brasilidade”, no Arte Core – Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro, 2019) e “Brasília em Linhas”, no Espaço Oscar Niemeyer (2020), no Espaço Lúcio Costa (2021) e na Biblioteca Demonstrativa do Brasil (2022).

SERVIÇO:

Oficina “Desenho em Linhas para Crianças”

Dias 25 e 26 de março
Horários: 15h, 16h e 17h
Local: Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul 
Inscrição gratuita para crianças a partir de 7 anos

www.espacoculturalrenatorusso.com.br

Mais Notícias
Especial

Brasília recebe treinamento imersivo de vendas com André Nunes

Especial

Ex-Casseta Maria Paula estreia programa sobre empreendedorismo

EspecialGratuito

Colégio Objetivo promove feira com o "Mundo em Transformação"

Especial

Complexo Cultural do Choro oferece programação diversa para toda família