Livro sobre Sergio Rodrigues e o Mobiliário da UNB é lançado no Museu de Arte de Brasília

Nesta sexta-feira (18), às 17h, o Museu de Arte de Brasília recebe o lançamento do livro “Sergio Rodrigues e o mobiliário moderno da Universidade de Brasília”. Resultado de pesquisa, catalogação, curadoria e exposição, o livro conta uma parte importante da história do design de mobiliário brasileiro, que ganhou notoriedade mundial ao acreditar que os móveis deveriam refletir a cultura de sua origem, além de proporcionar o conforto adequado ao clima e ao jeito mais descontraído de viver.

Para além do lançamento da publicação, os amantes da arquitetura de mobiliário moderno podem conferir até 31 de março a exposição que conta com um dos acervos do arquiteto e designer homenageado.

Para compor a obra, o autor do projeto, o arquiteto e urbanista José Airton Costa Junior identificou e catalogou os móveis projetados pelo arquiteto e designer Sergio Rodrigues, entre as décadas de 1960 e 1970, para o campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília – UnB.

A publicação, com apresentação da professora Elane Ribeiro Peixoto, traz fotografias, projetos, desenhos e croquis desse grande mestre reconhecido por sua arquitetura de casas pré-fabricadas em madeira, pelo design de mobiliário, por sua dedicação aos ambientes internos e por suas criativas ilustrações. O livro apresenta ainda depoimentos de Ana Claudia Maynardes, Fernando Mendes e Freddy Van Camp.

O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e contou com o importante apoio do Instituto Sergio Rodrigues e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – PPG – FAU-UnB.

Lançamento do livro – Sergio Rodrigues e o mobiliário moderno da Universidade de Brasília/ José Airton Costa Junior

Onde? Museu de Arte de Brasília

Quando? 18 de março – 17h

Ingresso: Entrada Franca