Cinema

Festival Taguatinga de Cinema acontece no mês de setembro

Setembro vai ter muito cinema e uma rica programação cultural durante o 16º Festival Taguatinga de Cinema. Mais de 400 curtas-metragens de todas as regiões do Brasil se inscreveram nas categorias...

Setembro vai ter muito cinema e uma rica programação cultural durante o 16º Festival Taguatinga de Cinema. Mais de 400 curtas-metragens de todas as regiões do Brasil se inscreveram nas categorias de animação, documentário, experimental, ficção e infantil. Agora, 24 filmes participam da Mostra Competitiva 2022. Um curta foi o mais escolhido pelo público na mostra online e os outros 23 selecionados pela curadoria oficial. De 7 a 10 de setembro, o Sesc Taguatinga vai receber uma série de sessões especiais, que revelarão a produção audiovisual brasileira nos tempos de confinamento. Os filmes da mostra competitiva concorrerão à premiação nas categorias Júri Oficial e Júri Popular durante as sessões. Entrada solidária mediante doação de 1kg de alimento.

A programação inclui ainda Mostra Paralela, Mostra Infantil e Mostra Azul, que é uma sessão adaptada dedicada a portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Outro destaque é a exibição de curtas-metragens do Festival Cine Expressão.

Shows musicais e festas também estão programados, assim como uma feira que acontecerá na área externa do Sesc Taguatinga durante todo o evento. O público também poderá participar de debates e participar de quatro oficinas gratuitas. O ator e diretor Humberto Pedrancini é o homenageado da 16ª edição do Festival Taguatinga de Cinema. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF). A programação completa e mais informações estão disponíveis no site oficial do evento: https://festivaltaguatinga.com.br.

Mostras

Doze filmes de curta-metragem compõem a Mostra Paralela 2022. A seleção foi realizada pela curadoria oficial e dedicada aos estudantes do Ensino Médio, com sessões escolas, também abertas ao público geral, seguidas de rodas de conversas. As sessões acontecem na quinta e sexta-feira, sempre às 15h.

Cinco filmes infantis de curta-metragem participam da Mostra Infantil de 2022, dedicada a crianças do Ensino Infantil, com sessões-escola também abertas para o público em geral. Quinta e sexta-feira, às 10h, no teatro Paulo Autran, no Sesc Taguatinga.

No sábado, a partir das 15h, a Mostra Azul exibirá uma série de curtas-metragens. É uma programação dedicada a portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista). A sessão é adaptada, com condições de luz e som adequadas ao público, além de oferecer monitores qualificados para atender às famílias.

Em parceria com o Festival Cine Expressão serão exibidas no sábado, às 17h, seis obras produzidas no âmbito do projeto realizado pela Rede Urbana de Ações Socioculturais (R.U.A.S). O projeto, que é voltado para o cinema periférico em Ceilândia, buscou inserir os jovens da cidade de Ceilândia no mercado audiovisual e busca apresentar o audiovisual como uma ferramenta de emancipação social.

Atrações culturais

Festas, shows e feiras vão complementar a programação do evento, sempre a partir das 20h. Na quarta-feira, dia 7, o Festival Taguatinga de Cinema terá dois shows no Sesc Taguatinga. O primeiro será com a banda Toque Especial, seguido da Capivara Brass Band. No dia seguinte, é a vez da Festa Cinética. A festa-show será com o DJ VJ MC Gerson Deveras, idealizador e produtor do projeto Taguatinga tem Concerto. Na sexta-feira, será a festa  Aquilomball. A Casa de Onijá fará um baile de performances ballroom que celebrará vidas LGBTQIAP+. Para fechar a programação de 2022, o Festival Taguatinga de Cinema promove, no sábado, uma festa com  musicalidade e animação bem brasileira da Chinelo de Couro. A banda brasiliense tem um repertório que varia entre forró, coco, ciranda, maracatu, entre outros ritmos brasileiros.

Durante todo o festival, a área externa do Sesc Taguatinga abrirá espaço para a gastronomia e produtos locais para o público, com a presença do coletivo Em Poder Delas, que fomenta o empreendedorismo feminino da periferia local. A feira funcionará das 18h à 0h.

Oficinas e debates

Quatro oficinas gratuitas serão realizadas  no no Hotel Go Inn – Taguatinga Centro durante Festival Taguatinga de Cinema. Nos dias 8 e 9 de setembro, das 10h às 13h, a Oficina de Elaboração de projetos para PCD é voltada para pessoas com deficiência que elaborem ou que desejem elaboram seus próprios projetos.  Durante o curso, os participantes desenvolverão a habilidade para compreender e elaborar um projeto cultural (FAC-DF), documentação necessária (portfólio) e elementos como plano de divulgação, cronograma e planilha orçamentária. A oficina, ministrada por Karita Pascollato, terá tradução em libras.

Também nos dias 8 e 9, das 15h às 18h, Carol Leão e Keilla Salvador vão ministrar aOficina Introdução a Produção Executiva, indicada pararealizadores iniciantes, estudantes e demais interessados em desenvolver suas habilidades na área de produção executiva e produção cultural. Serão apresentados conceitos básicos e um panorama geral sobre o tema.

Já Ricardo Palito ficará a cargo da Oficina de Video Clip, nos dias 8 e 9 Setembro, das 15h às 18h. Ele  fará uma breve história de sua carreira mostrando os trabalhos realizados com abordagem sobre como clipe musical virou principal instrumento de comercialização e divulgação das músicas.

Já no dia 10 de setembro, das 14h às 18h, Karina Canedo e Valdir Canado farão a oficina Futuro de Cinema, que é destinada a realizadores, estudantes e demais interessados em desenvolver projetos inovadores em audiovisual. Será um workshop que utiliza a lente do design para dialogar sobre sinais emergentes, imaginar possibilidades e prototipar artefatos de futuro voltado para o audiovisual.

A programação ainda inclui debates dos filmes exibidos e sobre equipamentos públicos de cultura do DF. Nesse encontro, serão discutidos modelos de gestão para equipamentos culturais com trocas de experiências entre OSCs e outras instituições no intuito de construir uma proposta de gestão eficiente para outros equipamentos.

Homenageado

Humberto Pedrancini foi o escolhido para ser homenageado do Festival Taguatinga de Cinema deste ano. Ator, diretor teatral e arte educador com mais de 40 anos de experiência, ele também foi agraciado com os títulos de Comendador da Ordem  do Mérito Cultural de Brasília e Cidadão Honorário de Brasília”. Em sua trajetória artística, montou espetáculos antológicos, como “Pedro Malazartes”, “A Cidade Que Não Tinha Rei”, “Capital da Esperança” e “Moby Dick”; atuando, também, como professor em diversas oficinas e na  Faculdade Dulcina de Moraes. Foi um dos fundadores de dois grupos teatrais bastante atuantes no DF. O Celeiro das Antas e O Hierofante Companhia de Teatro.  Em 2019,  foi premiado como melhor ator no VI FBIC – Festival Brasil de Cinema Itinerante – Limeira – SP, por sua participação no curta-metragem “ASRA”, dirigido por Caio Cortonesi.

SERVIÇO

16º Festival Taguatinga de Cinema

De 7 a 10 de setembro, no Sesc Taguatinga

Entrada solidária mediante doação de 1kg de alimento

Informações: https://festivaltaguatinga.com.br/

Classificação indicativa livre

Mais Notícias
Cinema

Mostra Ecofalante de Cinema exibe 37 filmes em Brasília

Cinema

Filme de Glória Teixeira será exibido no domingo no Cine Brasília

Cinema

Festival Taguá de Cinema terá Mostra Competitiva em junho com premiação em dinheiro

Cinema

Mostra de Cinema no Cine Brasília homenageia a cidade do Núcleo Bandeirante