Cinema

Festival Recanto do Cinema apresenta curtas e lançamento de livro

O Festival Recanto do Cinema traz uma programação especial no próximo domingo, dia 4/12, a partir das 16h, no IFB Recanto das Emas. A tarde será dedica ao lançamento do livro Dos filmes que ainda não fizemos, que reúne 11 roteiros de curtas-metragens produzidos ao longo de oficinas sobre escrita de roteiro cinematográfico e diagramação editorial. O projeto, que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), foi realizado em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Recanto das Emas.

Ainda na programação da tarde, exibição de curtas-metragens, ainda em produção, com roteiros que integram o livro: Clandestinas, de Gabi Rascovit; Quarto, de Adriel Higino; e Invisíveis (DF, 2022), de Hudson Peixoto. Após a exibição, debate com os autores do livro e a equipe do projeto Dos filmes que ainda não fizemos, focando desde as oficinas de escrita de roteiro audiovisual e diagramação até a publicação do livro impresso.

Idealizada pelo cineasta Rober Corrêa, o projeto Dos filmes que ainda não fizemos já teve diversas edições em cidades como Salvador, Florianópolis, Curitiba e Pato Branco, e agora chega a Brasília. Entre junho e setembro de 2022, duas turmas do curso Técnico Subsequente de Produção de Áudio e Vídeo puderam acompanhar as oficinas com o Rober e a Natália Aniceto, escritora e criadora da Avá editora, sempre com o apoio irrestrito e fundamental da professora Patrícia Barcelos. Após as oficinas, quem teve interesse de continuar no projeto pôde ainda contar com as consultorias das escritoras Amanda Tavares e Marina Mara, que ajudaram a lapidar cada roteiro até a versão final que ora é publicada em livro.

Os autores dos roteiros que integram o livro são Adriel Higino, Charles Rafael, Expedito Barbosa Macedo, Nanda Fer Pimenta, Gabi Rascovit, Hudson Peixoto, João Lucas Araujo, Karine Araújo, Marilia Gabriela Souza de Jesus, Rayane Rodrigues e Wendella Alves.

Com organização de Artur Cavalcante, Patrícia Barcelos e Rober Corrêa, a edição ganhou um belo projeto gráfico desenvolvido pelas designers Maíra Guimarães e Poliane Gomes, além de contar com ilustrações do artista visual Felipe Cavalcante. A produção é da Jurumim Produções.

Sobre os filmes:

Clandestinas (DF, 2022), de Gabi Rascovit

Sinopse: Rebeca, 21 anos, em pouco tempo de relacionamento casual com Edgar, engravida. Opta por não manter segredo. Em uma situação de desespero, sem saber se mantém ou não o bebê, pede ajuda a uma amiga, Luna. Rebeca nunca se enxergou como mãe, não possui condições para tal. Mas tem muito medo de perder a vida no procedimento do aborto. Com o apoio financeiro e emocional de Luna, Rebeca decide interromper a gravidez. Tudo corre bem, mas elas se sentem desamparadas pelo Estado e com a tensão de que a qualquer momento um trauma maior poderia acontecer.

Quarto (DF, 2022), de Adriel Higino

Sinopse: Ao se levantar de sua cama e abrir a porta de seu quarto, um homem apático, de olhar melancólico, depara-se com um obstáculo incomum: para além dali há apenas uma escuridão imensurável que circunda o cômodo. Em meio a essa escuridão há uma tela suspensa que mostra uma rua sendo percorrida por alguém. A tela logo revela a identidade do transeunte: um duplicado do Homem. O Homem por sua vez observa aflito o percurso, enquanto descobre estar diretamente ligado ao Duplicado e suas ações. No decorrer dessa interação, em meio a intensos conflitos internos, ele sofre inúmeras agressões que quase o levam à morte.

Invisíveis (DF, 2022), de Hudson Peixoto

Sinopse: Os dias corridos, todos vivendo em seus mundos particulares não conseguem ter empatia ou até mesmo perceber que existem pessoas, vidas e histórias que cruzam diariamente nossos caminhos, mas não são notadas, em paralelo a isto. Elisangela, uma humilde dona de casa que apesar de toda dificuldade adotou dois adolescentes, Maria e Jhon, seus sobrinhos que perderam a mãe vítima de violência doméstica. Na convivência com estes jovens, afloraram questionamentos sobre sua vida e como seus filhos adotivos conseguirão vencer os desafios em uma sociedade que não enxerga pessoas pobres e pretas. Jhon é traficante e sofre com a perda da mãe, Maria trabalha com recicláveis e tenta ajudar a mãe adotiva, mesmo depois de descobrir uma gravidez indesejável. Todos têm sonhos, ambições e desejos, mas não sentem percebidos e valorizados pelo mundo que os cerca.

Serviço:

Lançamento do livro “Dos filmes que ainda não fizemos – Recanto das Emas”
Festival Recanto do Cinema
Dia 04/12, a partir de 16h
Instituto Federal de Brasília – IFB Campus Recanto das Emas
Avenida Monjolo, Chácara 22, Núcleo Rural Monjolo – Recanto das Emas – DF (atrás da Quadra 300)
@ifbrasilia
https://instagram.com/ifbrasilia?igshid=NTdlMDg3MTY=
@recantocinema
https://instagram.com/recantocinema?igshid=NTdlMDg3MTY=

16h – Exibição dos curtas-metragens (em produção) Clandestinas, de Gabi Rascovit; Quarto, de Adriel Higino; e Invisíveis (DF, 2022), de Hudson Peixoto.

16h20 – Debate com os autores do livro e a equipe do projeto Dos filmes que ainda não fizemos, desde as oficinas de escrita de roteiro audiovisual e diagramação até a publicação do livro impresso.

17h – Sessão de autógrafos com os autores e distribuição gratuita do livro “Dos filmes que ainda não fizemos – Recanto das Emas” para o público presente.

Related posts
CinemaGratuito

Festival Curta Brasília começa nesta quinta-feira (1) com filmes inéditos em realidade virtual

Cinema

Em Brasília, CCBB promove 9ª edição do Festival Cinema e Transcendência

CausasCinemaGratuito

Documentário sobre movimento LGBTQIA+ na ditadura estreia no Cine Brasília

Cinema

“John Wick 4: Baba Yaga” ganha trailer oficial