Cinema

Festival Recanto do Cinema apresenta curtas e lançamento de livro

O Festival Recanto do Cinema traz uma programação especial no próximo domingo, dia 4/12, a partir das 16h, no IFB Recanto das Emas. A tarde será dedica ao lançamento do...

O Festival Recanto do Cinema traz uma programação especial no próximo domingo, dia 4/12, a partir das 16h, no IFB Recanto das Emas. A tarde será dedica ao lançamento do livro Dos filmes que ainda não fizemos, que reúne 11 roteiros de curtas-metragens produzidos ao longo de oficinas sobre escrita de roteiro cinematográfico e diagramação editorial. O projeto, que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), foi realizado em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Recanto das Emas.

Ainda na programação da tarde, exibição de curtas-metragens, ainda em produção, com roteiros que integram o livro: Clandestinas, de Gabi Rascovit; Quarto, de Adriel Higino; e Invisíveis (DF, 2022), de Hudson Peixoto. Após a exibição, debate com os autores do livro e a equipe do projeto Dos filmes que ainda não fizemos, focando desde as oficinas de escrita de roteiro audiovisual e diagramação até a publicação do livro impresso.

Idealizada pelo cineasta Rober Corrêa, o projeto Dos filmes que ainda não fizemos já teve diversas edições em cidades como Salvador, Florianópolis, Curitiba e Pato Branco, e agora chega a Brasília. Entre junho e setembro de 2022, duas turmas do curso Técnico Subsequente de Produção de Áudio e Vídeo puderam acompanhar as oficinas com o Rober e a Natália Aniceto, escritora e criadora da Avá editora, sempre com o apoio irrestrito e fundamental da professora Patrícia Barcelos. Após as oficinas, quem teve interesse de continuar no projeto pôde ainda contar com as consultorias das escritoras Amanda Tavares e Marina Mara, que ajudaram a lapidar cada roteiro até a versão final que ora é publicada em livro.

Os autores dos roteiros que integram o livro são Adriel Higino, Charles Rafael, Expedito Barbosa Macedo, Nanda Fer Pimenta, Gabi Rascovit, Hudson Peixoto, João Lucas Araujo, Karine Araújo, Marilia Gabriela Souza de Jesus, Rayane Rodrigues e Wendella Alves.

Com organização de Artur Cavalcante, Patrícia Barcelos e Rober Corrêa, a edição ganhou um belo projeto gráfico desenvolvido pelas designers Maíra Guimarães e Poliane Gomes, além de contar com ilustrações do artista visual Felipe Cavalcante. A produção é da Jurumim Produções.

Sobre os filmes:

Clandestinas (DF, 2022), de Gabi Rascovit

Sinopse: Rebeca, 21 anos, em pouco tempo de relacionamento casual com Edgar, engravida. Opta por não manter segredo. Em uma situação de desespero, sem saber se mantém ou não o bebê, pede ajuda a uma amiga, Luna. Rebeca nunca se enxergou como mãe, não possui condições para tal. Mas tem muito medo de perder a vida no procedimento do aborto. Com o apoio financeiro e emocional de Luna, Rebeca decide interromper a gravidez. Tudo corre bem, mas elas se sentem desamparadas pelo Estado e com a tensão de que a qualquer momento um trauma maior poderia acontecer.

Quarto (DF, 2022), de Adriel Higino

Sinopse: Ao se levantar de sua cama e abrir a porta de seu quarto, um homem apático, de olhar melancólico, depara-se com um obstáculo incomum: para além dali há apenas uma escuridão imensurável que circunda o cômodo. Em meio a essa escuridão há uma tela suspensa que mostra uma rua sendo percorrida por alguém. A tela logo revela a identidade do transeunte: um duplicado do Homem. O Homem por sua vez observa aflito o percurso, enquanto descobre estar diretamente ligado ao Duplicado e suas ações. No decorrer dessa interação, em meio a intensos conflitos internos, ele sofre inúmeras agressões que quase o levam à morte.

Invisíveis (DF, 2022), de Hudson Peixoto

Sinopse: Os dias corridos, todos vivendo em seus mundos particulares não conseguem ter empatia ou até mesmo perceber que existem pessoas, vidas e histórias que cruzam diariamente nossos caminhos, mas não são notadas, em paralelo a isto. Elisangela, uma humilde dona de casa que apesar de toda dificuldade adotou dois adolescentes, Maria e Jhon, seus sobrinhos que perderam a mãe vítima de violência doméstica. Na convivência com estes jovens, afloraram questionamentos sobre sua vida e como seus filhos adotivos conseguirão vencer os desafios em uma sociedade que não enxerga pessoas pobres e pretas. Jhon é traficante e sofre com a perda da mãe, Maria trabalha com recicláveis e tenta ajudar a mãe adotiva, mesmo depois de descobrir uma gravidez indesejável. Todos têm sonhos, ambições e desejos, mas não sentem percebidos e valorizados pelo mundo que os cerca.

Serviço:

Lançamento do livro “Dos filmes que ainda não fizemos – Recanto das Emas”
Festival Recanto do Cinema
Dia 04/12, a partir de 16h
Instituto Federal de Brasília – IFB Campus Recanto das Emas
Avenida Monjolo, Chácara 22, Núcleo Rural Monjolo – Recanto das Emas – DF (atrás da Quadra 300)
@ifbrasilia
https://instagram.com/ifbrasilia?igshid=NTdlMDg3MTY=
@recantocinema
https://instagram.com/recantocinema?igshid=NTdlMDg3MTY=

16h – Exibição dos curtas-metragens (em produção) Clandestinas, de Gabi Rascovit; Quarto, de Adriel Higino; e Invisíveis (DF, 2022), de Hudson Peixoto.

16h20 – Debate com os autores do livro e a equipe do projeto Dos filmes que ainda não fizemos, desde as oficinas de escrita de roteiro audiovisual e diagramação até a publicação do livro impresso.

17h – Sessão de autógrafos com os autores e distribuição gratuita do livro “Dos filmes que ainda não fizemos – Recanto das Emas” para o público presente.

Mais Notícias
Cinema

Mostra Ecofalante de Cinema exibe 37 filmes em Brasília

Cinema

Filme de Glória Teixeira será exibido no domingo no Cine Brasília

Cinema

Festival Taguá de Cinema terá Mostra Competitiva em junho com premiação em dinheiro

Cinema

Mostra de Cinema no Cine Brasília homenageia a cidade do Núcleo Bandeirante