Teatro

Festival de Teatro Virtual inicia última etapa com agenda do Centro-Oeste

Festival de Teatro Virtual

O Festival de Teatro Virtual inicia a última etapa de sua programação, com espetáculos premiados da região Centro-Oeste do país. Cinco obras de grupos do Distrito Federal serão publicadas no canal da Funarte no YouTube, às quintas e sextas, a partir das 18h30. 

Na quinta-feira (14), às 18h30, o público tem a disposição Bodas de Sangue, da Estupenda Trupe, indicado a maiores de 14 anos. A obra é uma livre adaptação da peça teatral homônima, do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca (1898-1936). As filmagens foram realizadas no Teatro Plínio Marcos, na Funarte Brasília.

Colocando a figura feminina como ponto central da narrativa, o espetáculo busca dialogar sobre laços familiares e o papel social da mulher, o casamento e a sociedade. A Estupenda Trupe é um coletivo formado em 2005 por artistas e arte-educadores, a maioria mulheres. O grupo desenvolve projetos visando democratizar a arte, com espetáculos, filmes, oficinas e projetos culturais, priorizando a população de baixa renda.

Na sexta-feira (15), no mesmo horário, tem À Espera de Godot, do Teatro do Instante, para maiores de 12 anos. Com direção de William Pereira, a montagem é uma adaptação do texto escrito pelo dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989). A filmagem incluiu gravações no palco e nas dependências da Funarte Brasília.

Na adaptação de Diego Borges, William Ferreira, Rachel Mendes e Roberto de Martin, dois personagens entregues à própria sorte dialogam à espera de um ser misterioso que nunca aparece. Tendo a “espera” como estrutura aglutinadora da dramaturgia, a obra desafia o espectador a lidar com a inércia das ações e com as reflexões existenciais que ela gera.

O Festival de Teatro Virtual tem 25 apresentações teatrais, de grupos e companhias das cinco regiões do País, voltadas ao público adulto e infantil. Um novo projeto é divulgado todas as quintas e sextas, até o final de outubro, a partir das 18h30.

O festival teve início em 5 de agosto com O Homem e a Mancha (SP), texto de Caio Fernando Abreu encenado pelo ator, professor, produtor e diretor Marcos Breda, com direção de Aimar Labaki e fotografia de Jacob Solitrenick. No dia seguinte, foi a vez de Zapato busca Sapato, da Trupe de Truões (MG), história para todas as idades sobre um “sapato recém-nascido”. Na semana seguinte, foram exibidos A Casa de Farinha do Gonzagão e A Cripta de Poe, os dois de São Paulo, inspirados, respectivamente, no instrumentista, compositor e cantor Luiz Gonzaga e no escritor estadunidense Edgar Allan Poe.

Logo após, foram disponibilizados: Museu dos Meninos – Arqueologias do Futuro (RJ), de Maurício Lima; Ombela (PE), da companhia O Poste Soluções Luminosas; Salto (PE), do Bote de Teatro com a Janela Gestão de Projetos; Suelen, Nara, Ian (CE), do Pavilhão da Magnólia; Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo (MA), do Núcleo Atmosfera de Dança Teatro; Épico – Casa Tomada (BA), do Território Sirius Teatro com a Cia Improviso Salvador; Mar Acá (RR), da Ass. Cult. Art. Locômbia Teatro de Andanças; A Borracheira (RO), da Associação Cultural O Imaginário; Marília Gabriela não vai mais morrer sozinha (AM), do Utc-4; Gibi (TO), da Lamira Artes Cênicas; Vestido Queimado (AM) da Soufflé De Bodó Company; 2068 (RS), da Máscara EnCena; Manual para náufragos (RS), do Cena Expandida; Pa Pe Lê – uma aventura de papel (SC), da Téspis Cia. de Teatro, Música e Artes; Habite-me teatro de máscaras, bonecos e dança (RS), da CIA 4; e Limita-ações: as coisas que guardamos (SC), da Dionísos Teatro.

Os vídeos ficam disponíveis em: bit.ly/FestivaldeTeatroVirtual.

Related posts
Teatro

Espetáculo "Casais Felizes Emagrecem Juntos" entra em suas últimas semanas

EspecialTeatro

Daniel Calvet chega ao DF com Performance e Dança

GratuitoTeatro

Conic recebe espetáculo gratuito Um Teto Todo Seu, comédia feminista

EspecialTeatro

Cutucart estreia seu novo espetáculo em abril: Vladimir