O projeto “FORRÓ, REPENTE, COCO E BRINCANTES É O NORDESTE ITINERANTE” apresentará seu último espetáculo em Santa Maria, com símbolos da cultura tradicional do Nordeste: forró pé de serra, repentistas, emboladores de coco e grupo de teatro de mamulengo. Os espetáculo está marcado para acontecer neste domingo, (01.5) na Feira Central de Santa Maria, e contará com as seguintes apresentações:
Trio de Forró Chicão e Os Brasas do Nordeste;
Dupla de Emboladores Azulão da Mata e Pardal da Saudade;
Teatro de Mamulengo Fuzuê; e
Dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana
Dentro do caldeirão cultural que é o Distrito Federal, a cultura nordestina tem grande impacto social. Com o objetivo de proteger e valorizar os conhecimentos e expressões das culturas populares tradicionais, o projeto também gera emprego e renda para agentes culturais, artistas e técnicos. Além disso, pessoas de todas as idades e classes sociais terão acesso a um festival gratuito. O evento conta com o recurso do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).
Idealizador do projeto, Francisco Antônio de Carvalho é uma das referências culturais nordestinas na cidade. “Estamos felizes em desenvolver um projeto tão criativo. A minha expectativa é que este evento fortaleça a nossa cultura nas feiras populares e forme novos públicos, com uma programação de qualidade para todas as idades”, destaca Francisco, também conhecido como Chicão do Forró.
O organizador destaca que a junção dos movimentos culturais com as feiras populares torna o projeto significativo devido a sua função econômica e social: “Vamos sempre fortalecer e sustentar o oficio que desenvolve os forrozeiros, cantadores repentistas, emboladores e mamulengueiros do Distrito Federal. Queremos resgatar a identidade cultural do nosso povo”.
Acessível, descentralizado e gratuito
O projeto contempla não só a população com os shows, mas retoma a energia dos artistas de sentir o prazer de tocar em um palco. Os quatro shows contam com horários distintos para cada feira. “A importância da realização deste projeto é evidenciada pela sua ação que vai promover o encontro, a integração e a interação dos músicos e artistas da cultura nordestina com a população das cidades de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Santa Maria”.
Através do projeto FORRÓ, REPENTE, COCO E BRINCANTES É O NORDESTE ITINERANTE, é possível contribuir com a sociedade em um processo de reconhecimento das manifestações culturais de grande parte daqueles que um dia viveram, aprenderam e se identificaram com as expressões artísticas do Nordeste.
O Distrito Federal teve no início de sua construção as feiras formadas por migrantes de todas regiões do país, com o objetivo de abastecer os trabalhadores e as famílias que pouco a pouco iam tomando gosto pela nova moradia.
SERVIÇO:
Evento: FORRÓ, REPENTE, COCO E BRINCANTES É O NORDESTE ITINERANTE
Dia: 01/05 (Domingo) – Hora: 10:00
Local: Feira Permanente de Santa Maria
A fim de preservar e difundir informações sobre a coleção reunida ao longo dos 40…
Projeto do DF oferece oficinas artísticas gratuitas ao público. Em setembro, Julia Henning e Maíra…
Lançamento de livro e oficina de aquarela botânica celebram as cores do Cerrado
Projeto oferece oficinas artísticas gratuitas ao público. Nelas, a arte da capoeira, do samba de…
Nos dias 23 e 24 de agosto, Brasília será palco da 5ª edição do Cerrado…
O FNTB - Festival Nacional de Teatro de Bolso chega à sua quarta edição com…