A TV Brasil apresenta o filme inédito “Em um mundo interior” (2018), documentário inédito que a emissora pública estreia na faixa Cine Nacional deste domingo (20), às 16h30. A comovente produção busca observar o universo de crianças com transtornos do espectro do autismo.
Ao acompanhar a rotina de jovens brasileiros de diferentes regiões, classes sociais e graus de transtorno, o longa-metragem pretende, de forma poética e tocante, apresentar uma experiência sensorial e cognitiva.
Um dos objetivos desse documentário nacional é tentar compreender e demonstrar de quem modo tais indivíduos vivenciam a realidade: como pensam, como percebem e sentem o mundo, as pessoas, os sons, a linguagem.
Pela vivência de sete famílias, o filme retrata a complexidade e a diversidade do espectro, que vai do autismo clássico ao de alto rendimento. O doc ainda debate a dificuldade na busca de profissionais especializados.
Com direção de Flavio Frederico e Mariana Pamplona, que também atuam como produtor e roteirista, respectivamente, o longa mostra que o desenvolvimento das crianças não é uma questão exclusivamente genética, mas varia de acordo com as oportunidades que recebem.
O documentário “Em um mundo interior” tem horário alternativo na programação da emissora pública na próxima semana. Além da exibição no domingo (20), às 16h30, na sessão Cine Nacional, o filme é a atração da faixa Festival de Cinema na quarta-feira (23), às 22h30, com reprise na madrugada para quinta (24), às 2h30.
Ficha técnica
Ano: 2018. Gênero: documentário. Direção: Flavio Frederico e Mariana Pamplona. Produtor: Flavio Frederico. Roteirista: Mariana Pamplona. Classificação indicativa: Livre. Duração: 75 min.
Serviço
Cine Nacional – “Olhando para as Estrelas” – domingo, dia 20/9, às 16h30, na TV Brasil
Cine Nacional – “Olhando para as Estrelas” – quarta-feira, dia 23/9, às 22h30, na TV Brasil
Cine Nacional – “Olhando para as Estrelas” – quarta, dia 23/9, para quinta-feira, dia 24/9, às 2h30, na TV Brasil