Manter uma vida fitness está entre as principais promessas de ano novo, mas, nem todo mundo, consegue cumprir. Para quem procrastinou durante o decorrer de 2019, não conseguiu ir à academia e agora está desesperado correndo atrás do prejuízo para chegar no verão com o corpo tonificado, nem tudo está perdido.
O professor de aulas coletivas da Bodytech, em Brasília, Fabyo Gomes, aponta o que deve ser feito para exibir um físico invejável nos clubes ou praias. Nessa época do ano, é comum aparecer nas academias um público buscando emagrecer, ganhar massa muscular, pensando em estar com o físico “sarado”, colocar um biquíni ou uma sunga e exibir o tanquinho nas férias na praia. Na Bodytech não foi diferente. “Após dois meses parados, dois alunos voltaram a praticar atividade física, na busca de tentar potencializar os resultados e chegar ao melhor possível na praia em janeiro”, revela Gomes.
Luana Doca, 24 anos, é uma dessas alunas. A jovem sempre gostou de praticar atividade física, mas durante dois anos deixou de lado a academia. Após esse período, ela retomou a prática e agora está intensificando os treinos em busca de um corpo mais modelado para aproveitar as férias nas praias de Trancoso, na Bahia. “Vou viajar para a praia no verão. Sou muito vaidosa com a estética do meu corpo e intensifiquei os treinos para me sentir bem comigo mesma e consequentemente estar em forma no biquíni”, afirma Luana.
Apesar dos resultados começarem a aparecer depois de três meses de rotina fixa de treinos unida à boa alimentação, é possível perder alguns quilos até 22 de dezembro, data em que inicia o verão no Brasil. “Para a pessoa ter bons resultados em um mês, tem que fazer uma dieta mega restrita e treinar sem falta. Tem que haver muita dedicação para conseguir perder peso. Assim, deve-se perder uma média de 3 a 4kg em 25 dias”, alerta Fabyo.
Juntamente com o professor Fabyo, a aluna da Bodytech Luana está focada em um projeto em busca do corpo que deseja para o verão. Unindo rotina intensa de treinos e alimentação regrada, os resultados estão sendo perceptíveis para a jovem. “Durante os três últimos meses desse ano estou focada no projeto com o professor, que envolve treino e alimentação, com o objetivo de dar um ‘up’ no corpo para o verão e, consequentemente, aproveitar as comidas de fim de ano sem peso na consciência”, confessa a estudante.
Play no projeto verão
Para começar, deve-se focar na parte do corpo que mais incomoda, por exemplo, intensificar os treinos dos membros inferiores para dar um up nos glúteos, ou unir dieta regrada à abdominais e exercícios para os membros superiores a fim de definir o abdômen. “Isso ainda vai depender do objeto final da pessoa. O aconselhável é treinar bem e fazer dieta, sem furar, até o início do verão”, recomenda o profissional.
Não existe uma regra também para qual atividade física fazer. A modalidade escolhida deve ser a que mais a pessoa se identifica e sente prazer em fazer. “Temos que procurar uma atividade (lutas,musculação,natação,corrida e etc) que mais nos agrade e focar nela. Se você tiver prazer em fazer algo, fará com mais entusiasmo e faltará menos”, diz Fabyo. Mas, segundo o especialista, há um exercício que ajuda a obter resultado mais rápido. “Eu, particularmente, indico para quem quer obter algum resultado até o verão, introduzir o HIIT na planilha de treino”, indica.
O HIIT se caracteriza pelo treino intercalado de alta intensidade, fazendo com que o aluno atinja picos intensidade interpostos com períodos de descanso que podem ser ativos ou não. “O objetivo desse tipo de treino é a queima maior de calorias em menos tempo, tanto durante a prática do exercício, como nas 12 horas após”, explica professor.
Nessa corrida para o verão, a saúde deve ser o foco principal. Um corpo tonificado só vale a pena se a saúde acompanhar. Para isso, o professor da Bodytech alerta para os cuidados necessários:
– Fazer um check up e avaliação física com profissionais qualificados;
– Realizar um aquecimento adequado antes de iniciar a atividade física;
– Priorizar a técnica e a execução e não a carga, sendo importante ter o acompanhamento de um educador físico personal e descansar no momento certo.
“Resultados em pouco tempo é difícil, mas não é impossível. O principal é ter foco e adotar uma dieta restrita”, finaliza Fabyo.