Está aberta a temporada para listar as resoluções de ano novo. Você já se programou para 2020? O que pretende fazer, melhorar e experimentar? De acordo com pesquisa divulgada pela revista Inc., cerca de 60% das pessoas estabelecem metas para o próximo ano, no entanto, apenas 8% conseguem alcançá-las. A maior dificuldade está em arregaçar as mangas e persistir nos objetivos. Pensando nisso, o coach e facilitador dos Seminários Insight, Jacques Giraud, deu dicas valiosas para um ano repleto de realizações durante o workshop “Crie 2020: Decisões essenciais para um ano novo de verdade”, ocorrido no dia 3 de dezembro.
Após uma volta completa ao redor do sol, o sentimento é de renovação e início de um novo ciclo e, por isso, muitos objetivos são traçados. Contudo não basta apenas planejar, é preciso criar um plano de ação com data limite de execução. “Coloque uma meta com tempo definido e se programe para alcançá-la no prazo. Se houver foco e comprometimento pessoal ela será atingida, mas se por acaso você não conseguir, é porque procrastinou”, comentou Giraud.
A procrastinação é o grande empecilho para o cumprimento das resoluções, felizmente é um comportamento que pode ser mudado. E a chave para haver transformação é trabalhar a resiliência, isto é, a arte de transformar crises em oportunidades. O coach descreve o termo como “a qualidade de quem salta outra vez e continua como estava”, ou seja, há que ‘saltar’ até alcançar o objetivo almejado e jamais desistir.
Ação
Uma coisa é certa: não é possível haver mudança quando se vive na inércia. Por isso, a palavra-chave para conquistar novas metas é ‘agir’. O facilitador dos Seminários Insight explicou que, muitas vezes, a solução é se mover fisicamente ou tentar algo completamente fora da rotina para que o corpo sinta a nova energia chegando. “É preciso reagir às mudanças com entusiasmo”, completou.
Assim como no corpo, a transformação precisa ser sentida na mente também e, para estimular o comprometimento com as resoluções de ano novo, Giraud sugere a adoção de pensamentos alinhados ao resultado que se pretende alcançar. É preciso, portanto, assumir a responsabilidade da própria consciência e deixar o apego pelo passado no intuito de criar uma nova realidade.
Planejando as resoluções
Comprar um carro novo, trocar de emprego e conhecer alguém especial são algumas metas comumente estabelecidas e que possuem um ponto em comum: todas dependem de fatores externos – dinheiro, abertura de vagas e reciprocidade. Não obstante, são justamente aquelas resoluções que são pouco passíveis de serem realizadas. Isso ocorre porque são desejos que fogem da intenção única de quem quer.
Para estabelecer um propósito, o coach aconselhou: “você tem que criar uma meta que tenha a ver com a sua própria experiência de vida”. Dessa forma, melhor que listar vários objetivos para cumprir em 2020, é começar o ano determinando três resoluções que estejam relacionadas a você mesmo e, à medida que forem cumpridas, pensar em novas.
A motivação diária é fundamental para manter o foco nas metas e alcançá-las na medida do possível, o que permite a abertura para novos propósitos. Esse é o segredo para um ano novo exitoso.
Confira aqui 6 dicas para manter o foco no que você quer alcançar:
1- Criar metas específicas e bem delimitadas;
2 – Determinar um prazo fixo para cumprir as intenções;
3 – Programar a mente para agir como se já tivesse alcançado o objetivo;
4 – Incluir na rotina tarefas relacionadas às metas prioritárias para manter a motivação;
5 – Observar o caminho trilhado por quem já chegou onde se deseja chegar;
6 – Tirar pelo menos um dia a cada mês ou bimestre para avaliar o andamento das resoluções.
Sobre Jacques Giraud e os Seminários Insight
Engenheiro por formação, o venezuelano Jacques Giraud conheceu os Seminários Insight quando tinha 17 anos por intermédio de um colega de escola. “As mudanças que senti em minha vida foram significativas: pude entender o que dentro de mim precisava de foco. Também aprendi a fortalecer minhas qualidades e habilidades para manter um nível de compromisso alto, além de adquirir sabedoria para escolher os comportamentos que são coerentes com a minha essência”, explicou.
Criada em 1978, na Califórnia, a metodologia Insight já é difundida em mais de 20 países e tem como objetivo apoiar o participante a direcionar o olhar para dentro de si a fim de explorar suas capacidades, valores, atitudes e qualidades. Trata-se de um espaço para desenvolver o autoconhecimento, o comprometimento pessoal e criar a melhor versão de si, ao elevar o nível de consciência individual.
A série de Seminários é dividida em quatro módulos que promovem o despertar do valor, poder e responsabilidade pessoal de cada um. “O Insight basicamente me deu as ferramentas para empoderar minhas qualidades. Foi um processo de autoconhecimento que me apoiou a trabalhar e fortalecer a melhor versão de mim”, finalizou o facilitador.
No Brasil, acontecem Seminários nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Mais informações sobre os Seminários Insight podem ser acessadas no website http://seminariosinsight.com/website/brasil/.