Causas

Como estudar para o vestibular em casa

Manter uma rotina de estudos em casa pode ser desafiador, mas é essencial para garantir o bom andamento do aprendizado. Especialmente para quem está no final do Ensino Médio, e...

Manter uma rotina de estudos em casa pode ser desafiador, mas é essencial para garantir o bom andamento do aprendizado. Especialmente para quem está no final do Ensino Médio, e tem pela frente o Enem e o vestibular, o tempo é precioso para colocar o conhecimento em dia e estar bem preparado para quando chegar o dia das provas.

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) acontecerá em duas etapas: nos dias 11 e 18 de outubro é aplicado o Enem Digital, e nos dias 1° e 8 de novembro serão as datas das provas impressas.

Enquanto acontecem as aulas domiciliares, é necessário que o estudante se prepare com determinação e organização. “É importante manter o hábito de estudar, principalmente os conteúdos que ele tem mais dificuldade”, ressalta o coordenador de Ensino Médio do Colégio Marista Asa Sul, de Brasília, Matheus Kaiser.

Além de manter uma rotina de estudos, e escolher um local adequado para se concentrar, onde não haja barulho e nem distrações, Kaiser destaca a importância de o aluno estar bem fisicamente e emocionalmente. “Isso pode ser feito optando por uma alimentação saudável, sono de qualidade e prática de atividades físicas. Conversar e se divertir também vão ajudar a manter a parte emocional em equilíbrio”, aconselha.

Kaiser lembra que o período de pandemia deve passar nos próximos meses, e a vida vai continuar seguindo o seu fluxo normal, por isso é fundamental que os estudantes se mantenham ativos, buscando informações com os professores e acompanhando as vídeo-aulas e todo o material que está sendo disponibilizado online.

Confira cinco dicas importantes para se preparar para o Enem:

Leia muito: contudo, é importante ler com intencionalidade e estratégia, buscando estabelecer relações entre as diversas áreas do conhecimento.

Pratique redação: estude as estratégias de escrita de um texto dissertativo-argumentativo e faça resumos das atualidades para construção de repertório.

Estude as habilidades cobradas na prova do Enem: estabeleça prioridades em relação àquilo que lhe causa maior dificuldade.

Grife os verbos dos comandos dos enunciados das questões: isso o ajudará na hora de entender o que você realmente deve fazer.

Descanse, hidrate-se e respire: mantenha uma rotina de hábitos saudáveis, que vão afetar diretamente no bom desempenho nas provas.

Veja como se organizar para estudar em casa:

Crie um cronograma de estudos, organizando os conteúdos durante a semana

Defina prioridades, como as disciplinas que tem mais dificuldade

Tenha horários fixos para estudar, em um local tranquilo e confortável

Faça pausas para fixar os conteúdos estudados, pode ser para fazer um lanche, dar uma caminhada ou tomar uma água

Mantenha uma rotina de sono adequada, com horários fixos para dormir e acordar

Mais Notícias
CausasShopping

ParkShopping anuncia última edição de 2023 da feira de adoção de pets

CausasGratuito

Colégio Objetivo DF oferece bolsas de estudo para 2024 com inscrições gratuitas

Causas

CEUB oferece acompanhamento psicológico de baixo custo à comunidade

CausasGastronomia

Starbucks resgata o Pride Frappuccino em apoio ao mês do orgulho LGBTQIAP+