Ofertando mais de 96 horas de puro ensino de arte, o público deficiente visual teve uma imersão cultural que culminou numa mostra de resultados práticos, aliando a teoria com a experimentação artística dentro do projeto “Caminho da Arte”.
As turmas foram divididas entre as de “Iniciação à Palhaçaria”; “Iniciação Musical”; “Artes Integradas” e “Produção e Arte”, criando espaço e condições para despertar talentos e qualificar novos artistas, promover ação de qualidade e impacto auxiliando os cegos a fruírem com os códigos da arte, atender pessoas cegas que vivenciaram um processo de sensibilização e introdução às artes, valorizando ações de acessibilidade em arte através da inclusão desses alunos na cena cultural e nos processos de apreciação e criação artística, o que estimula fortemente a democratização ao acesso à arte.
O grupo de professores recrutado para o “Caminho da Arte” foi formado por educadores e artistas da Cia. Sagrado Riso, encorajando o protagonismo e fomentando aspectos de integração comunitária com forte impacto social. O proponente do projeto e produtor cultural Ian Harun, possui Baixa Visão e compõe a Cia Sagrado Riso, que atua há 17 anos no DF realizando oficinas incluindo PcDs, espetáculos e apresentações em hospitais públicos.
A Sagrado Riso é boa conhecida dos palcos brasilienses e rodas de conversas com outros grupos e cias do DF. Uma característica forte da agrupação é a continuidade de estudo como caminho para compreender os aspectos estéticos e artísticos que oportunizem vivências em arte é uma forte estratégia para estimular a formação de plateia. Faz parte das ações já desenvolvidas pela cia a contribuição para a valorização e incentivo a futuros profissionais, sempre criando espaço e condições para despertar talentos, qualificar novos artistas e fomentar a inclusão destes no mercado cultural. Quem é de Brasília e do quadradinho sabe muito bem…
Com a realização do “Caminho da Arte”, a Sagrado Riso coloca essas pessoas como protagonistas de obras artísticas. As aulas e as peças artísticas apresentadas em uma Mostra Cultural foram realizadas no IFB do Riacho Fundo 1 em setembro de 2023, conquistando ótimo público e adesão da comunidade, comprovando a força empreendedora da companhia e a conquista por espaços de fala e experimentação artística.
No caráter pedagógico dos cursos, conceitos básicos sobre música e educação musical foram desenvolvidos de forma prática e teórica. “Desenvolveremos um mini coral com músicas de fácil reprodução”, comenta a professora Clarissa Barros. Clarissa tem profundo conhecimento em acessibilidade, em especial para o público pessoas com deficiência visual, além de ser renomada professora de música.Já o curso de palhaçaria provocou os participantes a perceberem que o palhaço é uma expressão íntima de si mesmos por meio de exercícios de reencontro com a ingenuidade, o prazer de rir e de fazer rir.
Por sua vez, o curso de Artes Integradas contou com técnicas básicas de interpretação teatral e musical, acrobacia no solo, leitura e produção de textos, construção de personagens e criação de cenas. Entre as propostas levadas na ementa, esteve a sensibilização e estímulo da criatividade sob a condição da professora Rosana Loren. Numa abordagem didática, o curso de Produção de Arte apresentou uma possibilidade de realização profissional. Aspectos práticos do ofício foram enumerados e organizados de forma a levar luz para organização criativa, com vistas a tornar a atividade mais produtiva e financeiramente viável. Nesta oficina, Alessandra Vieira, fundadora da Cia. de Circo Teatro Sagrado Riso, compartilhou mecanismos de sustentabilidade assimilados ao longo dos seus 22 anos de carreira como artista e gestora cultural.
“O projeto Caminho da Arte contribuiu efetivamente com a formação de 30 artistas e produtores PcDVs do DF que apresentaram seus talentos da Mostra Cultural Arte para Todos no IFB do RF 1 com sucesso de público contemplou 100 pessoas debatendo a acessibilidade e sensibilizando a comunidade geral. Além de promover o protagonismo e o empoderamento dos artistas da comunidade PcDV do DF”, conclui Ian Harun, Coordenador Geral.
“Caminho da Arte” contou com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e comprovou que quando uma equipe está preparada projetos podem transformar vidas e mover a cultura e a economia local com criatividade e responsabilidade social.
PROJETO CAMINHO DA ARTE
FICHA TÉCNICA: lan Harun: Coordenador Geral, Ilustrador do projeto Caminho da Arte e Produtor da Mostra Cultural / Alessandra Vieira: Professora da Oficina de Palhaçaria, Assistente de Produção e Diretora Artística da Mostra Cultural / Rosana Loren: Professora de Artes Integradas e Gestão Financeira / Camila Modicoviski: Produção / Clarissa Barros: Professora de Iniciação Musical e Coordenadora em acessibilidade / Equipe de facilitadores das oficinas / Gabriel Gonçalves de Melo, Gilmar Batista e Lucas de França.
MOSTRA CULTURAL – ARTE PARA TODOS: Mestre de Cerimônia: Hugo Leonardo (Palhaço Gaubi Beijodo) / Iniciação musical: Canções do Mundo / Iniciação à palhaçaria: Renascimento da Graça Diária / Artes integradas: Histórias Nada Aleatórias / As estrelas da Mostra Cultural Arte para Todos, artistas PcDvS participantes das da formação e artes: Adma Figueiredo, André Ricardo, Éder Fonseca, Edinaldo de Almeida, Fátima Mendes, Pimentel Nunes, Maristela Batista, Noeme Rocha, Ricardo Nascimento, Sandra Cunha, Sérgio Reis, Sidney Castro, Vanessa Dias, Wesley Martinsa e Zozimeire Reis / Espetáculo Troféu Bestagi de Ouro:Cia Sagrado Riso / Forró Pé de Serra: Betão do Acordeon
Siga o Sagrado Riso nas redes: Instagram: @cia.sagradoriso / Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTq8fOshtMFfSj7DFKEjSVQ