Saúde

Chás detox: conheça os benefícios da bebida que virou febre entre as blogueiras

Os chás são versáteis e adorados pela maioria das pessoas. Em muitas ocasiões, vai muito bem a pedida dessa bebida que pode ser servida quente ou gelada. O que poucos...

Rosemary Hot Tea in cup ready to drink

Os chás são versáteis e adorados pela maioria das pessoas. Em muitas ocasiões, vai muito bem a pedida dessa bebida que pode ser servida quente ou gelada. O que poucos conhecem, no entanto, são os inúmeros benefícios dos chás para a nossa saúde e acabam consumindo-os apenas pelo seu sabor. Mas quais são esses benefícios? 


De acordo com Mariana Arraes, médica experiente em emagrecimento e longevidade saudável, a bebida pode acalmar a mente, melhorar a qualidade do sono, diminuir os níveis de colesterol no sangue, ajudar a desintoxicar o organismo, controlar até a pressão arterial, reduzindo assim as chances de problemas cardiovasculares, e ainda pode auxiliar no processo de emagrecimento.


“Depois das festas de fim de ano, regadas a muitas comidas e bebidas calóricas, é preciso desintoxicar o organismo e podemos tomar alguns chás com propriedades diuréticas, como pholia magra, cactinea, hibiscos, e, daqueles prontos, a base do desinchá é muito boa. Os chás de sachês são mais práticos, mas você também pode comprar seus componentes e fazer você mesmo”, detalha Mariana. 

Essas bebidas podem ajudar a ter mais qualidade de vida e são extremamente saborosas, unindo o melhor de dois mundos em pequenas xícaras. No entanto, de maneira geral, todos os chás, se consumidos além da quantidade recomendada, podem provocar desconforto estomacal, náuseas e alterações intestinais, como diarreia e aumento de flatulência.

“A melhor hora para tomar um chá é pela manhã em jejum e a noite antes de dormir. Os chás não quebram jejum, então podem ser consumidos durante esse período sem problemas, quando não adoçados. Eles ajudam no emagrecimento, dependendo do que contenham, porém vale salientar que não existe chá milagroso”, conclui a especialista. 

Receitas de Chá: 

A especialista indica que durante o dia seja tomado o chá de Pholia magra, cactinea, capsaicina, casca de abacaxi, hibiscos. Já pela noite de Camélia, Valleriana, passiflora e derivados. Separamos uma receita para cada período para que o processo de emagrecimento e desintoxicação seja mais fácil. 

Chá de hibisco: 

  • 1 litro de água
  • 3 colheres (sopa) de hibiscos desidratados
  • 1 pau de canela
  • 3 cravos-da-índia
  • Suco de 1 limão
  • Açúcar ou adoçante
  1. Leve a água com os hibiscos, a canela e os cravos ao fogo e deixe ferver por 2 minutos.
  2. Fora do fogo, adicione o limão, adoce a gosto e coe. Sirva quente ou gelado.

Chá de valeriana: 

  • 500 ml de água
  • 1 colher (sopa) de raiz de valeriana
  1. Em uma panela, ferva 500 ml de água;
  2. Desligue o fogo e adicione 1 colher (sopa) de raiz de valeriana;
  3. Deixe repousar por 5 minutos;
  4. Coe e beba.
Mais Notícias
Saúde

Brasília recebe Expo Nutrição Brasil, evento gratuito de saúde

Saúde

Corrida saudável encerra o congresso Nutrição Brasil 2023

Saúde

Projeto de doutorado da USP simula rostos de D. Pedro I e esposas tem colaboração de dentista de Brasília

Saúde

Brasília recebe modalidade inovadora de atendimento em acupuntura