Projeto de doutorado da USP simula rostos de D. Pedro I e esposas tem colaboração de dentista de Brasília

Trabalho realizado pela arqueóloga e historiadora Valdirene Ambiel, nasceu a partir do seu projeto de mestrado, onde realizou a exumação dos restos mortais dos imperadores e depois fizeram a tomografia dessas peças junto a análise médica deles! Como por exemplo as fraturas que os grandes nomes da história tiveram ao longo de suas vidas.

No projeto de doutorado, o objetivo era reconstruir a face do imperador e suas esposas! Um dos estudos inéditoe realizado na pesquisa foi a análise funcional dos dentes das arcadas dentárias dos imperadores, não foi analisado somente o número de dentes que eles tinham, mas também quais os tipos de desgastes nos dentes, problemas bucais e lesões ósseas que os imperadores tinham.

Marcos Laboissiere, integrou uma equipe de pesquisadores cirurgiões dentistas que fizeram a análise funcional de todo o aparelho estomatognático, através de tomografia e reconstruções em 3d juntos com seus possíveis movimentos com o auxílio de softwares de última geração. Foi a partir desses exames e projeções que foi possível a reconstrução toda a face e porjetar como Dom Pedro, Dona Leopoldina e Dona Amélia mastigavam, como eles cuidavam de seus dentes e quais os problemas dentais que estavam presentes nos últimos momentos de suas vidas.

“O formato da arcada superior de Dr. Pedro confirma que o imperador sofria por ser respirador bucal e que suas esposas tinham uma qualidade de saúde bucal precária.” Observe o Dr. Marcos Laboissiere.

Segundo os pesquisadores, esse trabalho em breve estará disponível para que as pessoas interessadas na história do Brasil possam ter acesso e conhecer melhor as origens da nossa nação.