CCBB oferece o curso “Fellini” de graça pela internet

Peça literária celebra centenário de Clarice Lispector no CCBB Peça literária celebra centenário de Clarice Lispector no CCBB
Peça literária celebra centenário de Clarice Lispector no CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília) vai abrir suas redes sociais para o Curso Fellini, ministrado por Tania Montoro. A ação online é gratuita e integra a mostra “Fellini, Il Maestro”, prevista para acontecer tão logo o período de confinamento em decorrência da pandemia do Covid-19 termine.

O curso destaca a trajetória de vida e obra do diretor Federico Fellini com duração de três dias, com uma hora e meia por dia. A professora e pesquisadora Tania Montoro vai abordar o cinema de Fellini, seus períodos históricos, a fase neorrealista e a relação com a psicanálise e o onírico. O curso acontece nos dias 29 e 30 de abril e 1 de maio, às 19 horas. O acesso é livre através de link que será disponibilizado nas redes sociais do CCBB-DF: www.facebook.com/ccbb.brasilia e www.instagram.com/ccbbbrasilia 

O curso apresenta a obra de Federico Fellini, um dos maiores realizadores do cinema no pós-guerra, integrante da geração de ouro italiana que lançou o Neorrealismo e consolidou o cinema do país, nas décadas de 1950, 1960 e 1970, como sinônimo de elevada qualidade artística e intensa comunicação com o público. O estilo particular do cineasta, que se manifestava desde a escolha de temas com elementos autobiográficos até o registro onírico e tragicômico de encenação, levou ao uso do adjetivo “felliniano”. Nos encontros programados com exibição de trechos selecionados de filmes, o curso traz destaques da vida e da obra de Fellini, com análises sobre a linguagem cinematográfica e o estilo singular de fundir realidade e ficção.

“O Curso Fellini é importantíssimo para qualquer amante das artes cinematográficas porque o diretor, além de uma obra espetacular, singular e ímpar sobre todos os pontos da ética passando pela estética, é um grande mentiroso, como ele se intitulava. Seus filmes trabalham com o onírico para contar seu povo e cantar seu país”. Conta Tania Montoro.

“Trata-se de uma oportunidade que o CCBB dá para que possamos, neste momento também de guerra biológica, refletir sobre um pós-guerra. Ainda, mais numa Itália que hoje vive tempos tão duros e cruéis”. Pondera.

Sobre Tania Montoro:

Tania Siqueira Montoro é Doutora em Cinema e Televisão pela Universidad Autonoma de Barcelona e Deustch Film Institute/Amsterdã. Professora de Teoria e Estética do Cinema da Universidade de Brasília (UnB) na graduação, mestrado e doutorado. É realizadora de cinema e TV e seu longa-metragem “Hollywood no Cerrado” foi premiado no Brasil e exterior. Autora de livros, ensaios e artigos sobre cinema, televisão e cultura audiovisual contemporânea. Coordenadora da pesquisa “Narrativas Audiovisuais e Processos socioculturais-médiáticos” no CNPq. Membro da Sociedade de Estudos de Cinema (SOCINE). Cidadã honorária de Brasília. Participa de seleções e júris de festivais de cinema no Brasil e exterior.

Sobre a Mostra “Fellini, Il Maestro”:

O mestre do cinema italiano Federico Fellini ganha uma importante mostra no Centro Cultural Banco do Brasil. “Fellini, Il Maestro” homenageia os 100 anos de nascimento do grande cineasta, celebrado em 20 de janeiro de 2020. Serão exibidos vários clássicos que reafirmam a riqueza dos personagens criados pelo gênio da sétima arte. A curadoria é de Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida. A programação, além dos filmes e do Curso Fellini, vai contar com debate gratuitos, uma sessão inclusiva, além de um excelente livro-catálogo, com mais de 400 páginas, onde constam artigos críticos, ensaios, entrevistas, filmografia, fotos, etc.

Serviço: Curso Fellini com Tania Montoro – Online

Mostra “Fellini, Il Maestro” no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília)

Datas: 29, 30 de abril e 1 de maio de 2020 às 19 horas com duração de uma hora e meia por dia

As perguntas do público ocorrem nos últimos 20 minutos de cada dia

O curso será veiculado através da plataforma Zoom e o acesso é gratuito. O link será disponibilizado nas redes sociais do CCBB Brasília: www.facebook.com/ccbb.brasilia e www.instagram.com/ccbbbrasilia