Janeiro é o mês preferido de toda criança. Férias, verão, viagens, brincadeiras e diversão fazem parte da rotina dos pequenos. Em Brasília, um dos principais espaços para o lazer das famílias que moram e visitam a capital é o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que mensalmente conta com uma programação especial com atividades ao ar livre, exposições, peças teatrais, intervenções musicais, cinema, entre várias outras ações.
A partir do dia 4 de janeiro de 2022, o CCBB Brasília dá início ao seu projeto Férias no #QuintalCCBB, com diversas intervenções culturais dedicadas às crianças e adultos. Ao todo serão cinco atividades, e durante todas as quintas, sextas, sábados e domingo do mês, pipoca e algodão doce serão distribuídos de graças para os visitantes.
Confira agora em detalhes toda a programação para você poder se divertir com toda sua família!
Diversom
De 4 a 30 de janeiro, o jardim do CCBB vai receber o Parque Diversom, uma experiência lúdica com brinquedos sonoros. Idealizado por Márcio Vieira e Luciano Porto, ambos integrantes do grupo brasiliense Circo Teatro Udigrudi, o projeto tem como foco principal despertar a percepção auditiva das crianças através da associação de sons e movimento, com brinquedos tradicionais e originais acoplados a aparatos sonoros que são acionados pelo movimento do brincante. São cinco brinquedos:
Escorregatom
Um escorregador duplo. Em cada descida há um carrilhão microtonal, – placas de alumínio afinadas em intervalos muito pequenos, os microtons –, que podem ser tocados com uma das mãos ao escorregar. Em uma das descidas sobem os agudos, na outra, descem os graves. Entre as rampas, é possível tocar em todas as notas.
Gangorra das bolinhas
Estas gangorras têm acopladas caixas em forma de ampulheta contendo em seu interior barras de alumínio afinadas em escala pentatônica – baseadas em cinco notas – e bolinhas de gude. Com o movimento do brincar, elas tocam melodias em cascata
Gangorra das águas
A gangorra possui uma caixa acoplada em forma de canoa, onde produz dois tipos de sons: ondas do mar e o tilintar de moedas. O som de água escorrendo vem de pequenas esferas que passam sobre uma placa de metal corrugada, enquanto o tilintar é devido a bolas de gude que rolam sobre barras de alumínio afinadas em comas – intervalos musicais microtonais -.
Violanço
Conjunto de três balanços que têm na parte superior dois tipos de aparatos sonoros: um similar ao violão, com seis cordas, e outro, a uma marimba feita com barras de alumínio. O movimento dos balanços acionam as palhetas e baquetas, que fazem soar melodias de vai-e-vem. Cada balanço toca dois aparatos ao mesmo tempo.
Hélissom
O brinquedo parece um helicóptero acionado por pedaladas. Ele não sai do lugar, mas ao girar as hélices, feitas de mangueiras plásticas, produzem as notas da série harmônica, semelhantes às produzidas por uma nave espacial.
Trepa trepa musical
O brinquedo possui formato de uma pirâmide, onde pode ser escalado por todos os lados, adentrando por alguma abertura, ou pode-se descer do seu topo escorregando por um cano de bombeiros. Nele há instrumentos musicais percussivos melódicos que podem ser tocados com facilidade. No topo, está o Panzão (grave), um instrumento de tubos de metal. No interior há a Comarimba (agudo), uma marimba microtonal, e o Carrilhão dos Anjos (médio), um conjunto de tubos que soam como sinos.
Classificação indicativa: Livre
Terça a domingo, 9h às 19h, área externa
Entrada gratuita
Viagens Extraordinárias
Entre os dias 6 e 23 de janeiro, o teatro do CCBB Brasília recebe o premiado espetáculo Viagens Extraordinárias, da Cia. Solas de Vento. Esta será a primeira vez que a capital vai receber a famosa peça adaptada pelo grupo, que rememora a prestigiada obra do autor ficcional francês Júlio Verne (1828-1905), considerado por muitos críticos literários como o inventor da ficção científica.
Viagens Extraordinárias é composta por três montagens teatrais, onde a cada semana, uma peça será apresentada. A primeira será A volta ao mundo em 80 dias (6 a 9 de janeiro), onde os personagens vão desbravar a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos, fazendo descobertas impressionantes. A segunda será Viagem ao centro da terra (13 a 16 de janeiro), onde o espírito aventureiro toma de conta dos atores, desafiando-os a superarem obstáculos ao longo de uma jornada intraterrestre. Por último, em 20.000 Léguas submarinas (20 a 23 de janeiro), a encenação dá vida a tripulantes de um misterioso veículo subaquático, onde elenco e plateia desvendam mistérios do fundo do mar.
Classificação indicativa: recomendado para maiores de 5 anos
Quinta a domingo, sempre às 16h, com sessões extras aos sábados e domingos, 11h
Ingressos à venda em bb.com.br/cultura R$ 30 (inteira) e R$ 15 (clientes BB com Ourocard e meia-entrada para estudantes e professores, crianças com até 12 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e suas acompanhantes.
Um Giro Pelo Mundo
Um grande passeio pelas culturas de diversos países do globo. Essa é a proposta do projeto Um Giro Pelo Mundo, que acontece de 7 a 16 de janeiro, no vão central do CCBB Brasília. O projeto propõe para crianças e adultos uma imersão aos costumes e vivências de nações como Índia, Gana, França, Canadá, Alemanha, Brasil, Portugal e Suíça, com uma programação variada com exibição de 38 filmes, entre animações, curtas e longas metragens do universo infantil, oficinas lúdicas, espetáculos teatrais e apresentações de dança.
Entre os curtas que serão exibidos, destaque para Calamity, de Remi Chayé, animação franco dinamarquesa inédita no Brasil; o filme brasileiro O menino e o mundo, animação vendida em mais de 100 países, e já faturou mais de 50 prêmios; e as animações Le trois verites e Shamazulu, da África.
Para as atividades lúdicas, chamam atenção o yoga para crianças (7 de janeiro, às 16h30); oficina africana com histórias, brincadeiras e confecção de máscaras (8 de janeiro, às 17h); apresentação do grupo Casa Moringa com as peças Maria Pé de Vento e a Vereda dos Mamulengos (15 de janeiro, às 17h); e o espetáculo musical Violinha Caipira, do brasiliense Marcello Linhos (16 de janeiro, às 17h45).
Classificação indicativa livre
Entrada gratuita
Confira programação detalhada em bb.com.br/cultura
Mostra de Cinema Japonês 2022
Entre 18 e 30 de janeiro, a Embaixada do Japão promove sua tradicional Mostra de Cinema Japonês no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, onde apresenta uma variada seleção de títulos – alguns inéditos no Brasil – que incluem histórias de época, emocionantes dramas juvenis e animações para o público jovem.
Entre os títulos que serão exibidos está o longa O céu noturno de Tóquio é sempre da
cor mais densa de azul, uma adaptação da obra do poeta Tahi Saihate; e o curta Thermae Romae, uma adaptação do popular mangá de Mari Yamazaki, que ganhou o Mangá Taisho 2010 (grande prêmio de desenhos animados) e o Prêmio Cultural Osamu Tezuka de melhor curta.
Confira a programação completa e informações em bb.com.br/cultura.
Entrada gratuita
Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe, de 22 a 30 de janeiro, o III Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília. Para esta edição, o evento apresenta formato híbrido – presencial e online -, com mostra de filmes nacionais e internacionais para o público infantil e adulto. A ideia do projeto é promover um passeio pelos subgêneros do cinema fantástico: horror, ficção científica, fantasia e outras variações, trazendo luz a temas intrigantes para as novas gerações. Na programação, além de mostra brasileira, um recorte internacional com participação de mais de vinte países.
Entre os dias 22 e 23 de janeiro, às 10h, o festival vai promover na área externa do CCBB, uma fantástica oficina de animação infantil, para crianças de 6 a 10 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do festival www.tabatafilmes.com.br.
O festival começa oficialmente no dia 24, às 19h, com festa de abertura com DJs, projeção de curtas e praça de food trucks. O evento de lançamento vai contar também com o lançamento do livro N(ovo), do escritor e pesquisador Thiago de Barros. O autor apresentará também o audiolivro gravado por artistas da cena brasiliense em uma instalação sonora, além de desdobramentos da obra em pintura e assemblage.
Já a programação de filmes, nessa terceira edição, ganha formato híbrido. Uma grande mostra competitiva totalmente online poderá ser conferida durante quatro dias (25 a 28 de janeiro), com produções entre longas e curtas-metragens do Brasil e de outros 20 países, que trazem à tona temas intrigantes e fascinantes, como surrealismo, sobrenatural, futurismo e distopia. Para poder conferir, basta o público acessar a plataforma innsaei.tv. Haverá também uma votação no site para a escolha dos melhores filmes, onde serão premiados com um troféus.
Por fim, nos dias 29 e 30, na área externa coberta do CCBB, a mostra Lobo da Pata Vermelha traz sessões presenciais voltadas para crianças e suas famílias com entrada franca. A premiação dos melhores filmes acontecerá junto com o encerramento do festival, 30 de janeiro, às 19h, com transmissão online pelas redes sociais do festival.
A classificação indicativa é variada, devendo ser consultada em bb.com.br/cultura , visto que cada filme possui sua recomendação.
Programação completa, incluindo atividades paralelas, pode ser conferida em bb.com.br/cultura
Entrada gratuita
Exposições permanentes
Museu Banco do Brasil – Acervos do Brasil
A exposição permanente Acervos do Brasil apresenta, em mais de três mil metros quadrados, peças históricas que remontam a história do Banco do Brasil em seus mais de 200 anos de existência. Na exposição, estão expostas pinturas, gravuras e esculturas de grandes nomes da arte brasileira no século XX, como Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Djanira, Rubem Valentim, Athos Bulcão, Burle Marx, Manabu Mabe e Tomie Ohtake, entre outros.
Classificação indicativa: livre.
Exposição Permanente
Terça a domingo, de 9h15 às 19h, 1° andar
Entrada gratuita. Informações e ingressos em bb.com.br/cultura
Casulo interativo e Améfrica
Exposições permanentes nos jardins do CCBB. Améfrica busca sintetizar a mudança da vida por meio das pedras, que mudam de forma com o passar do tempo e que podem ser moldadas pela interferência da energia do ambiente. Casulo é um espaço de convivência interativo voltado a aproximar as crianças da arte, idealizado pelos artistas Denise Milan e Darlan Rosa.
Classificação indicativa: Livre
Terça a domingo, 9h às 21h, área externa
Entrada gratuita
Serviço
Férias no #QuintalCCBB
Onde: CCBB – SCES Trecho 2 Lt. 22 — Brasília/DF
Quando: 4 a 30 de janeiro de 2022
Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h.
SCES Trecho 2 — Brasília/DF
Tel: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Facebook/ccbb﹒brasilia
Twitter/ @ccbb_df
Instagram/ccbbbrasilia
Youtube/ Bancodobrasil